A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Apocalipse O livro da Revelação Estudo 13 E reinarão pelos séculos dos séculos Texto bíblico: Apocalipse 22 Texto áureo: Ap 22.5 E ali não haverá mais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Apocalipse O livro da Revelação Estudo 13 E reinarão pelos séculos dos séculos Texto bíblico: Apocalipse 22 Texto áureo: Ap 22.5 E ali não haverá mais."— Transcrição da apresentação:

1 O Apocalipse O livro da Revelação Estudo 13 E reinarão pelos séculos dos séculos Texto bíblico: Apocalipse 22 Texto áureo: Ap 22.5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os alumiará, e reinarão pelos séculos dos séculos.

2 Este PPS é um recurso adicional que o nosso site oferece aos professores da EBD que ministram suas aulas, seguindo o currículo da JUERP para as igrejas batistas do Brasil. Ele não é montado com a finalidade de substituir a inspiração e o aprofundamento que cada professor deve procurar semanalmente no melhor preparo da lição que irá ministrar no domingo à sua classe. Para tal durante a semana ele deverá compulsar a sua Bíblia, os melhores comentários, o texto de sua revista, os artigos e sermões que possua a respeito do assunto, para então, no fim de semana receber este recurso como um subsídio a mais para a sua ministração. Aliás, ele não deve ser considerado como uma peça pronta. O professor deve ainda examiná-lo e aprimorá-lo segundo o nível cultural e intelectual de seu alunado.

3 Apocalipse 22 – O espetáculo vai terminar A revelação começa a completar-se. Essas palavras a João neste último capítulo, como que complementam tudo aquilo que foi anunciado nos capítulos precedentes. O sexto versículo do texto que estaremos lendo, principalmente, é como que um resumo de todo o contexto do livro. Era mais ou menos, como se ao final de toda a revelação que foi feita, o Senhor estivesse confidenciando ao escritor escolhido: "João, as palavras que ouvistes são minhas mesmas. Transmita- as agora ao mundo, para que todos possam saber o que está por vir, até a minha volta". Sim, o apóstolo tinha que ter a noção de que sua mensagem era para todas as épocas vindouras.

4 Apocalipse 22 – O palco vai se fechar Sim, aquele telão que se abriu diante de João, aquele palco que ele descortinou, estão sendo fechados agora. Pelo andamento e repetição cíclica das situações adversas, bem como pelo aumento de sua intensidade, o tempo do fim parece estar mais próximo do que nunca. É mais ou menos isto que João está dizendo. A contagem do tempo do fim, diante das revelações recebidas de Deus é regressiva. Temos como humanidade muito menos tempo de vida, do que já desfrutamos até hoje. Preparemo-nos então para este fim do tempo, quando o Senhor nos conduzirá à mansão celestial que ele tem separada para os crentes desde a fundação do mundo.

5 Apocalipse 22 – O último ato vai encerrar-se A nossa compreensão do livro de Apocalipse tem que levar em conta sua intemporalidade. Aliás, este é um conceito difícil de ser entendido, quando olhamos para ele, pensando num calendário humano de 365 dias por ano, 24 horas por dia, 60 minutos por hora. Os tempos do Senhor não são os nossos tempos, e por isso, muitos dos fatos e registros aqui apresentados, se deram, se dão e ainda se darão em tempos diferentes da história do Senhor Primeiro, lembremo-nos, no aspecto dos tempos do Senhor, quando sabemos, por inferência, que os tempos dele, não são os nossos tempos (Is 55.8). Segundo, quando nos lembramos que, para ele, um dia é como mil anos e mil anos como um dia (2Pd 3.8)

6 Apocalipse 22 – A mensagem que se encerra será vista por replay em diversos momentos do mundo E, finalmente, em terceiro lugar, quando depreendemos pela inspiração do Senhor, e pela melhor interpretação da mensagem apocaliptica, que muito do que nela está contido, não é restrito a um tempo só, a uma vez apenas, a uma figura simbólica única, mas podem ser situações ou eventos indicados por Deus para orientar o seu povo em épocas e tempos diversos e repetidos da vida humana, desde os tempos apostólicos aos nossos dias.

7 Sim, porque no plano divino, essas palavras não se referem apenas aos crentes que depois de João ter voltado de Patmos, tomaram conhecimento daquelas revelações. Sim, o que ali está registrado, serve para todos nós, que depois de anos da escritura ter se completado, ainda cremos nela, como também para todos os que vivendo antes de João, aguardavam a promessa do Cristo, o Messias que viria. Assim, num texto como este acima, estão presentes Abraão, Moisés, Davi e Elias, por exemplo, como também eu, você, nossos queridos hoje e amanhã que, pela graça do Pai, cremos tambem "na profecia deste livro". Apocalipse 22 – Faz de conta então, que estamos assistindo aos melhores momentos do livro

8 Apocalipse O protagonista principal toma a cena de todo o enredo Agora, as palavras reveladoras são do próprio Cristo. O Cordeiro de Deus toma a direção da cena final da revelação. Ele que foi o princípio de tudo (o alfa), será também o fim de tudo (o ômega). Interpretando a vontade do Pai, ele une na revelação última, o Espírito Santo Consolador que deixou conosco, com a igreja que formou. Ambos se juntam para o convite especial, o último convite da revelação divina. Tudo está por se completar e se encerrar. A história iniciada no livro de Gênesis no AT, que passou pelos Evangelhos no NT, se concretiza agora no último livro da Bíblia, para completar-se no tempo do fim, hoje, amanhã, ou quando ele o desejar e marcar:

9 1 E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. 2 No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. 3 E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. 4 E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. 5 E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre. 6 E disse-me: Estas palavras são fiéis e verdadeiras; e o Senhor, o Deus dos santos profetas, enviou o seu anjo, para mostrar aos seus servos as coisas que em breve hão de acontecer.

10 7 Eis que presto venho: Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro. 8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. 9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus. 10 E disse-me: Não seles as palavras da profecia deste livro; porque próximo está o tempo. 11 Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda. 12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Omega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro. 14 Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

11 15 Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira. 16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã. 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da água da vida. 18 Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; 19 E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro. 20 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.

12 21 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos vós. Amém.

13 Apocalipse 22 – A última página se fechou Coincidência ou não, mas neste dia que antecede o dia em que a humanidade celebra mais um início de um novo ano, é justamente, quando como igreja dele nos reunimos nos cultos de vigília em cada templo, para celebrar a sua volta que está por ocorrer. A leitura deste texto do Apocalipse pode não ser mera coincidência, mas sim, providência de Deus, para que num dia como este, quando a cristandade comemora de forma tão futil e distanciada do sentido puro e verdadeiro do tempo de Deus, com festas, folguedos, comes e bebes, é bom lembrar ao mundo, que ele está por voltar. Que o novo e último Natal de Cristo está por ocorrer.

14 Apocalipse 22 - Conclusão Que a nossa oração como crentes, na noite de hoje e de amanhã, num dia como este, o último de mais um ano, seja idêntica à de João: "Maranata, ora vem, Senhor Jesus!" Que todos, possamos com alegria e emoção no coração esperar por este momento, que é a consumação de toda a revelação de Deus para cada um de nós, criaturas suas. As imagens do Apocalipse são de autoria de Pat Marvenko Smith, artista plástica, que nos anos 80, aceitou o desafio de fazer estas ilustrações para a sua classe de EBD (Google). Fotos e gravuras ilustrativas idem.


Carregar ppt "O Apocalipse O livro da Revelação Estudo 13 E reinarão pelos séculos dos séculos Texto bíblico: Apocalipse 22 Texto áureo: Ap 22.5 E ali não haverá mais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google