A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Representação de Conhecimento Frames e Scripts.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Representação de Conhecimento Frames e Scripts."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Representação de Conhecimento Frames e Scripts

2 n representação de conhecimento sobre objetos e eventos típicos de uma situação específica u objetos - frames u eventos - scripts n objetivo é organizar a representação do conhecimento de maneira a focar a atenção e facilitar a inferência e recuperação

3 n estrutura de conhecimento que permite interpretar algo novo em termos de conhecimentos anteriores u baseado na experiência n estrutura cujo topo é sempre verdade para uma determinada situação e cuja parte inferior contém slots que devem ser preenchidos com informação originada de uma situação específica

4

5 Frames n estrutura de dados que inclue todo o conhecimento sobre um objeto n conhecimento é organizado em uma estrutura hierárquica n é basicamente uma aplicação de programação orientada à objetos n cada frame descreve um objeto usando uma terminologia especial

6 Terminologia n slot n facet, object n default n demon n if needed n instance of n master frame n ……….

7 n Conhecimento é particonado em slots u conhecimento declarativo ( ex.cor de um carro) u conhecimento procedural ( ex. ativar uma regra para um dado valor) n Ex: frame para descrever um carro

8

9 n slot u conjunto de atributos que descreve um objeto n facets u subslots u descrevem algum conhecimento ou procedimento sobre o atributo do slot

10 Formas de uma facet n valores u descrevem atributos como verde, azul, amarelo etc para um slot de cor n default u é usado se o slot está vazio, ou seja, sem qualquer descrição ( ex. carro tem 4 rodas) n range u indica que tipo de valor pode aparecer no slot ( ex.: somente inteiros entre )

11 n if added u contém informação procedural u especifica uma ação a ser tomada quando um valor for adicionado ao slot u demons n if needed u é usado no caso de nenhum valor ser dado ao slot u aciona um procedimento que retorna um valor

12 n other u pode conter frames, redes semânticas ou outro tipo qualquer de informação

13

14

15

16 Hierarquia e Herança em Frames

17 Capacidade dos frames n habilidade de claramente documentar informação sobre o modelo de um domínio u ex.: planta de uma máquina e seus atributos n habilidade de limitar valores que um atributo pode assumir n modularidade da informação, facilidade de expansão e manutenção n plataforma para construir interface gráfica com objetos gráficos

18 n mecanismo que permite restringir fatos durante a inferência n mecanismo que suporta herança de informação dentro de uma hierárquia de classes n normalmente utilizado para representar conhecimento estereotipado

19 Scripts n semelhante ao frame n ao invés de descrever um objeto, descreve uma sequência de eventos n retrata uma situação estereotipada

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29


Carregar ppt "Técnicas de Representação de Conhecimento Frames e Scripts."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google