A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v 0 = v m = v. v 0 Velocidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v 0 = v m = v. v 0 Velocidade."— Transcrição da apresentação:

1 Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v 0 = v m = v. v 0 Velocidade inicial v m Velocidade média v Velocidade (instantânea) Exemplos: Um atleta que corre mantendo uma velocidade de 2 m/s. Uma moto que viaja com velocidade constante de 80 Km/h.

2 Equação do Movimento Uniforme Na análise do movimento uniforme é importante considerarmos o conceito de posição. A equação geral: S = v m. t no movimento uniforme se usa como: S = v. t (pois, no movimento uniforme v = v m ). Mas, essa equação ainda não nos dá a posição (S). Substituiremos então na equação S – S 0 = S Segue que: S – S 0 = v. t S = S 0 + v. T S = S 0 + v. t é a equação horária do movimento uniforme.

3 Movimento Uniforme - Exemplos Um móvel se move de acordo com a equação: S = t, com as unidades no SI. a)Qual sua posição inicial? b)Qual sua velocidade? c)Qual sua posição quando t = 4s? d)Qual distância ele percorreu quando t = 4s? e)Em que instante de tempo ele passa pela origem? Resolução: Podemos saber que essa equação é de um movimento uniforme comparando a equação S = S 0 + v. T Note que: a) S 0 = -5m. b) v = 8 m/s.

4 c) Para saber a posição em t = 4s basta substituir t por 4 na equação: S = t. Substituindo t = 4 S = S = S = 27 m d) Temos que d = v. t Como v = 8 m/s e t = 4 s d = 8 m/s. 4 s d = 32 m. e) Na origem S = 0 m. Para saber em que tempo S = 0 basta substituir S por 0 na equação: S = t. Substituindo S = 0 0 = t 5 = 8t t = 5/8 t = 0,625 s.

5 Movimento Uniforme – Velocidade Relativa Geralmente medimos as velocidades em relação ao solo, ou seja, o solo é o referencial mais comum. Contudo, as vezes queremos determinar a velocidade em relação a outros corpos, essa é a velocidade relativa. Considere o carro A se movendo com velocidade de 40 Km/h e o carro B se movendo com velocidade de 60 Km/h no mesmo sentido que o carro A. Qual a velocidade relativa entre eles?

6 Quando dizemos que o carro A tem uma velocidade de 40 Km/h, essa velocidade é em relação ao solo. Significa que em 1 h o carro A terá se distanciado 40 Km do ponto no solo em que ele estava. O mesmo serve para o carro B. Se a velocidade do carro B é de 60 Km/h, significa que em 1 h ele se distanciará 60 Km do ponto no solo em que ele estava. A velocidade relativa entre A e B é a distância que eles se distanciam em 1 h. Como A percorre 40 Km e B percorre 60 Km eles se distanciam 20 Km e a velocidade relativa entre eles é 20 Km/h

7 Imagine agora que o carro A e o carro B estão em sentidos opostos. Isso significa que em 1 h o carro A anda 40 Km para a esquerda enquanto o carro B anda 60 Km para a direita. Ou seja, em 1 h a distância entre eles é de 100 Km e sendo assim a velocidade relativa entre eles é 100 Km/h. Método para calcular velocidade relativa: Corpos A e B no mesmo sentido: v R = | v A – v B | Corpos A e B em sentidos opostos: v R = v A + v B

8 Movimento Uniforme - Exemplo Uma pessoa está correndo com uma velocidade de 2 m/s dentro de um ônibus em movimento que se move com uma velocidade de 25 m/s. a)Caso a pessoa e o ônibus estejam se movendo no mesmo sentido qual a velocidade relativa entre eles? E entre a pessoa em movimento dentro do ônibus e um menino parado na rua?

9 Resolução a)Com a pessoa e o ônibus se movendo no mesmo sentido temos: v R = v ônibus - v pessoa v R = 25 m/s - 2 m/s = 23 m/s É importante lembrar que tudo que está dentro de um veículo também está com a mesma velocidade que um veículo. Então para o menino na rua a pessoa já tem a velocidade de 25 m/s do ônibus que é somada com a sua própria velocidade, pois está no mesmo sentido da velocidade do ônibus. v R = v ônibus + v pessoa = 27 m/s


Carregar ppt "Movimento Uniforme Definição: Movimento realizado com velocidade constante, ou seja, não há mudança no valor da velocidade. v 0 = v m = v. v 0 Velocidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google