A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PANORAMA DA AMÉRICA LATINA. CONTEXTO APÓS AS INDEPENDÊNCIAS DOS PAÍSES LATINO AMERICANOS – OCORRE UM PROCESSO DE URBANIZAÇÃO QUE AUMENTA AS DIFERENÇAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PANORAMA DA AMÉRICA LATINA. CONTEXTO APÓS AS INDEPENDÊNCIAS DOS PAÍSES LATINO AMERICANOS – OCORRE UM PROCESSO DE URBANIZAÇÃO QUE AUMENTA AS DIFERENÇAS."— Transcrição da apresentação:

1 PANORAMA DA AMÉRICA LATINA

2 CONTEXTO APÓS AS INDEPENDÊNCIAS DOS PAÍSES LATINO AMERICANOS – OCORRE UM PROCESSO DE URBANIZAÇÃO QUE AUMENTA AS DIFERENÇAS SOCIAIS ENTRE A POPULAÇÃO O CRESCIMENTO DAS CIDADES E PARQUES INDUSTRIAIS ESTÁ DIRETAMENTE LIGADO A DEPENDÊNCIA DOS EUA E SEUS INVESTIMENTOS – INVESTIMENTOS QUE AUMENTARAM APÓS A CRIAÇÃO DA OEA – ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS OS GOVERNOS POPULISTAS ERAM INSTÁVEIS: ORA APOIAVAM OS INVESTIMENTOS NORTE-AMERICANOS, ORA OS REJEITAVAM.

3 APÓS A REVOLUÇÃO CUBANA EM 1959 – ONDE FIDEL CASTRO SE APROXIMOU DA URSS E, DEPOIS, TORNOU CUBA SOCIALISTA, AS ELITES LATINAS PASSARAM A TER MEDO QUE A ONDA VERMELHA TAMBÉM OS ATINGISSE, VISTO QUE CRESCIAM OS MOVIMENTOS DE ESQUERDA EM VÁRIOS PAÍSES. PARA BARRAR O SOCIALISMO NA AMÉRICA LATINA, OS EUA CRIARAM A ALIANÇA PARA O PROGRESSO – ACORDO QUE ESTIPULAVA AUXÍLIOS ECONÔMICO, SOCIAL E MILITAR A QUEM SOLICITASSE. ESSE MEDO DO SOCIALISMO SOMADO AO DESGOSTO PELOS GOVERNOS POPULISTAS, FAZ COM QUE A ELITE APOIASSE OS MILITARES EM GOLPES DE ESTADO E DITADURAS QUE SE INSTALARAM EM TODA A AMÉRICA LATINA ENTRE OS ANOS 60 E 70.

4 MÉXICO 1934 – PRESIDENTE LÁZARO CÁRDENAS – POPULISTA – FEZ VÁRIAS MUDANÇAS: REFORMA AGRÁRIA, REFORMA NA EDUCAÇÃO, NACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS ESTRANGEIRAS – MOMENTO NACIONALISTA – VALORIZAÇÃO DA CULTURA INDÍGENA ANCESTRAL – MAIAS E ASTECAS. PARTIDO REVOLUCIONÁRIO MEXICANO SE TORNOU O PARTIDO REVOLUCIONÁRIO INSTITUCIONAL – PRI. OS SUCESSORES DE CÁRDENAS SE AFASTAM DO NACIONALISMO ENTRANDO NUMA POLÍTICA DE ATRAIR OS CAPITAIS ESTRANGEIROS TORNANDO O MÉXICO INTERESSANTE A ESSES INVESTIMENTOS. PARA ISSO, REPRIMIU-SE GREVES E MANIFESTAÇÕES COM VIOLÊNCIA.

5 EXEMPLO DISSO FOI O MASSACRE DE TLATELOLCO 1968 – NA PRAÇA DAS TRÊS CULTURAS, NA CIDADE DE TLATELOLCO – APROVEITANDO QUE AS ATENÇÕES DO MUNDO ESTAVAM VOLTADAS PARA O MÉXICO POR CAUSA DOS JOGOS OLÍMPICOS, ESTUDANDES PASSARAM A PROTESTAR CONTRA A EXPLORAÇÃO DA POPULAÇÃO. DURANTE DIAS ACONTECERAM PASSEATAS E MANIFESTAÇÕES DE ESTUDANTES EM TODO O MÉXICO. OS ESTUDANTES E CAMPONESES E SUAS FAMÍLIAS, TOMARAM UM PRÉDIO PÚBLICO NA PRAÇA DAS TRÊS CULTURAS. AO POR DO SOL DE 2 DE OUTUBRO, A POLÍCIA E O EXÉRCITO INVADIRAM O PRÉDIO DEIXANDO UM SALDO DE 300 MORTOS E MAIS DE 600 FERIDOS.

6 PRI – CONTINUOU NO PODER DO MÉXICO ATRAVÉS DE FRAUDES – VENDEU AS EJIDOS (TERRAS COMUNAIS INDÍGENAS) E PRIVATIZOU AS EMPRESAS ESTATAIS O MÉXICO TEVE MOMENTOS DE EUFORIA ECONÔMICA SEGUIDOS DE GRANDES CRISES. NA DÉCADA DE 90 ACONTECEU UMA CRISE ECONÔMICA SEM PRECEDENTES. EM 1994 PRESIDENTE ERNESTO ZEDILLO COMEÇOU UMA REFORMA POLÍTICA NA INTENÇÃO DE DIMINUIR O PODER DA PRI.

7 NO MESMO ANO SURGE O EZLN – EXÉRCITO ZAPATISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL – HOMENAGEANDO O REVOLUCIONÁRIO EMILIANO ZAPATA, MORTO EM 1919, CAMPONESES E INTELECTUAIS ARMADOS SE UNIRAM PARA COMBATER AS OPRESSÕES SOFRIDAS PELOS POVOS INDÍGENAS NO MÉXICO. MAIS QUE UM GRUPO GUERRILHEIRO, SE AUTO-DEFINE COMO UM MOVIMENTO ORGANIZADO EM COMUNIDADES. LOCALIZADOS NO ESTADO DE CHIAPAS, SEU LÍDER É O SUBCOMANDANTE MARCOS, BURGUÊS E FILÓSOFO, QUE É CONTRA A GLOBALIZAÇÃO, O NEOLIBERALISMO E O RACISMO CONTRA OS INDÍGENAS. ATRAVÉS DE ATENTADOS, CONSEGUIRAM LEIS PROTETORAS AO INDÍGENA COMO O ACORDO DE SAN ANDRÉS DE 1996.

8 EM 2000 A 2006 – O PARTIDO DA AÇÃO NACIONAL – PAN – CONSEGUIU ELEGER O PRESIDENTE VICENTE FOX – ACABANDO COM A HEGEMONIA DE 71 ANOS DA PRI. ATÉ HOJE, O MÉXICO LUTA CONTRA A POBREZA E A EXPLORAÇÃO DO POVO, PORÉM AINDA É MUITO DEPENDENTE DOS CAPITAIS ESTRANGEIROS, PRINCIPALMENTE DOS EUA A 2012 – PRESIDENTE FELIPE CALDERÓN - PAN

9 NICARAGUA

10 NICARÁGUA EM 1934, O LÍDER ESTUDANTIL CÉSAR AUGUSTO SANDINO, QUE LUTAVA CONTRA A DITADURA E CONTRA A INFLUÊNCIA NORTE- AMERICANA NA NICARÁGUA, FOI ASSASSINADO PELA GUARDA NACIONAL. SEU ASSASSINO, O GENERAL ANASTÁSIO SOMOZA GARCIA, FOI ELEITO EM 1936, DANDO INÍCIO A UMA DITADURA DINÁSTICA QUE DUROU CERCA DE 40 ANOS. ASSASSINADO EM 1956, SEU FILHO, LUÍS SOMOZA, ASSUMIU O CARGO ATÉ EM 1957, ASSUMIU O FILHO MAIS NOVO, TAMBÉM CHAMADO ANASTÁSIO SOMOSA. ELE GOVERNOU ATÉ EM 1962 SURGIU A FRENTE SANDINISTA DE LIBERTAÇÃO NACIONAL – FLSN – GUERRILHEIROS QUE PRETENDIAM DERRUBAR O GOVERNO SOMOZA E INSTALAR UM GOVERNO SOCIALISTA.

11 SANDINISTAS FORAM APOIADOS PELOS MEMBROS DA IGREJA LIGADOS A TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO (PARA MODERNIZAR A IGREJA E ATRAIR MAIS FIEIS SÃO FEITOS VÁRIOS CONGRESSOS CATÓLICOS ONDE SE DEFINIU QUE A IGREJA DEVERIA SE POR AO LADO DOS MAIS NECESSITADOS, LUTANDO JUNTO POR MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E SE COLOCANDO CONTRA A REPRESSÃO, INTIMIDAÇÃO, VIOLÊNCIA, TORTURAS, EXÍLIO FORÇADO. ESSA TEORIA SOMADAS AS LEITURAS SOCIALISTAS E COMUNISTAS CRIA UM GRUPO DENTRO DA IGREJA CHAMADO DE TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO) O GOVERNO ASSASSINOU O JORNALISTA OPOSICIONISTA, PEDRO JOAQUIM CHAMORRO – ISSO LEVOU A UMA REVOLTA POPULAR QUE DERRUBOU O GOVERNO EM UM ANO. CRIOU-SE A JUNTA DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL QUE PASSOU A GOVERNAR O PAÍS COM TRAÇOS SOCIALISTAS, NACIONALIZANDO EMPRESAS E ESTATIZANDO A ECONOMIA.

12 OS EUA SE POSICIONARAM CONTRA ESSA POLÍTICA DE ESQUERDA E PASSAM A APOIAR UM MOVIMENTO GUERRILHEIRO ANTI-SANDINISTAS, CHAMADO DE CONTRAS – ELEITO O LÍDER DA FLSN – DANIEL ORTEGA – EUA DECLAROU EMBARGO TOTAL À NICARÁGUA – ELEIÇÕES GERAIS – ELEITA A PRESIDENTE VIOLETA CHAMORRO, VIÚVA DO JORNALISTA ASSASSINADO EM REABRIRAM-SE OS DIÁLOGOS COM OS EUA – FIM DOS EMBARGOS. VIOLETA CHAMORRO NÃO CONSEGUIU DIMINUIR A GRAVE CRISE ECONOMICA, TENDO UM GOVERNO MARCADO POR MANIFESTAÇÕES E GREVES. APÓS SEU MANDATO, O FLSN PERDEU TODAS AS ELEIÇÕES ATÉ 2006 QUANDO, DANIEL ORTEGA – FSLN - FOI REELEITO.

13 CHILE

14 1970 – ELEITA UMA COLIGAÇÃO DE ESQUERDA – PRESIDENTE SALVADOR ALLENDE FEZ REFORMAS COM A INTENÇÃO DE CHEGAR AO SOCIALISMO. NACIONALIZOU O COBRE, REGULOU O SISTEMA BANCÁRIO E DE TELECOMUNICAÇÕES, AS TENSÕES NO CAMPO FORAM AMENIZADAS COM UMA REFORMA AGRÁRIA, SALÁRIOS SUBIRAM ATÉ 66%. INFLAÇÃO, ALTO DOS PREÇOS DOS ALIMENTOS, HOSTILIDADE POR PARTE DAS ELITES – MILITARES ALIADOS AOS EUA DERAM UM GOLPE MILITAR. ALLENDE MORREU LUTANDO NA SEDE DO GOVERNO BOMBARDEADA POR AVIÕES. NOVO PRESIDENTE: GENERAL AUGUSTO PINOCHET – DITADURA VIOLENTA 1988 – PINOCHET FOI DERROTADO NAS ELEIÇÕES E EM SEU LUGAR, ASSUMIU PATRÍCIO AYLWIN. PINOCHET CONTINUOU COMO CHEFE MILITAR E SENADOR VITALÍCIO. ACUSADO DE CRIMES CONTRA A HUMANIDADE EM OUTUBRO DE 1998 FOI CONDENADO EM NOVEMBRO DE PORÉM POR SUA IDADE AVANÇADA E ESTADO DE SAÚDE, A DECISÃO FOI ANULADA. PINOCHET MORREU EM 10 DE DEZEMBRO DE 2006 AOS 91 ANOS. ATÉ 2009 TINHA COMO PRESIDENTE MICHELLE BACHELET. O ATUAL PRESIDENTE É SEBASTIÁN PIÑERA.

15 ARGENTINA APÓS GOVERNOS MILITARES, FOI ELEITO O CANDIDATO DO PARTIDO PERONISTA ou PARTIDO JUSTICIALISTA, HÉCTOR CÂMPORA. PÉRON VOLTOU DE SEU EXÍLIO NA ESPANHA, E CÂMPORA RENUNCIOU. PÉRON FOI ELEITO PRESIDENTE NOCAMENTE TENDO COMO VICE, SUA SEGUNDA ESPOSA, ISABELITA. EM 1974 PERÓN MORREU E ISABELITA ASSUMIU O CARGO. SEU GOVERNO POPULISTA TERMINOU COM UM GOLPE MILITAR EM 1976, UM PERÍODO DE VIOLENTA REPRESSÃO COM MAIS DE 10 MIL EXECUÇÕES. COM O FIM DO REGIME MILITAR, OS PERONISTAS VOLTARAM AO PODER COM CARLOS MÉNEM EM 1989 E REELEITO EM 1995.

16 MÉNEM DEU LUGAR A FERNANDO DE LA RÚA QUE, ACUSADO DE CORRUPÇÃO, DEIXOU O GOVERNO EM MEIO A UMA GRAVÍSSIMA CRISE ECONOMICA. PRESIDENTES SEGUINTES: EDUARDO DUHALDE, NESTOR KIRCHNER E CRISTINA KIRCHNER (ATUAL) GUERRA DAS MALVINAS: O ARQUIPÉLOGO DAS MALVINAS (ILHAS GEÓRGIA E SANDWICH DO SUL) LOCALIZADO PRÓXIMO AO LITORAL ARGENTINO ERA POSSE DA INGLATERRA. EM 02 DE ABRIL DE 1982, A ARGENTINA TOMOU AS ILHAS PRENDENDO A GUARNIAÇÃO INGLESA DA ILHA. OS INGLESES NÃO ACEITARAM E ATACARAM. ISOLADA, POIS A MAIORIA DOS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL SE MANTEVE NEUTRA E A INGLATERRA OBTEVE APOIO NORTE-AMERICANO, E COM A SUPERIORIDADE MILITAR DA INGLATERRA, A ARGENTINA SE RENDEU EM DOIS MESES E MEIO DE CONFLITO.

17

18

19 PERU 1968 – PRESIDENTE GENERAL JUAN VELASCO ALVARADO – NO INÍCIO, NACIONALISTA E ANTIIMPERIALISTA, REALIZOU UMA REFORMA AGRÁRIA MODERADA, ELEVOU O NÍVEL DE CONSUMO NO PAÍS AGRADANDO OS PRODUTORES, FORTALECEU A BURGUESIA E INCENTIVOU OS SINDICATOS. DEPOIS VOLTOU A UMA POLÍTICA MAIS CONSERVADORA, PRIORIZANDO INTERESSES DE MULTINACIONAIS QUE GERARAM DESEMPREGO E MISÉRIA. SURGIRAM MOVIMENTOS GUERRILHEIROS COMO O SENDERO LUMINOSO EM 1980 E O MOVIMENTO REVOLUCIONÁRIO TUPAC AMARU EM AMBOS COMBATIAM A VIOLÊNCIA MILITAR NA MESMA MOEDA. ELEITO ALBERTO FUJIMORI EM 1990 E FOI REELEITO OUTRAS DUAS VEZES, FICANDO NO PODER ATÉ COM GOVERNO AUTORITÁRIO, UTILIZOU A REPRESSÃO DO EXÉRCITO PARA ACABAR COM GRUPOS DE OPOSIÇÃO E CENSUROU A IMPRENSA. EM SEU GOVERNO, OS TRABALHADORES RURAIS DE ASCENDENCIA INDÍGENA FORAM OS MAIS PREJUDICADOS. PRESIDENTE ATUAL: ALAN GARCIA PÉREZ (QUE JÁ HAVIA SIDO PRESIDENTE ENTRE 1985 E 1990).

20


Carregar ppt "PANORAMA DA AMÉRICA LATINA. CONTEXTO APÓS AS INDEPENDÊNCIAS DOS PAÍSES LATINO AMERICANOS – OCORRE UM PROCESSO DE URBANIZAÇÃO QUE AUMENTA AS DIFERENÇAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google