A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

República Velha Evandro Albuquerque de Andrade. Positivismo O Positivismo negava a luta de classes, achando que só poderia haver progresso com a harmonia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "República Velha Evandro Albuquerque de Andrade. Positivismo O Positivismo negava a luta de classes, achando que só poderia haver progresso com a harmonia."— Transcrição da apresentação:

1 República Velha Evandro Albuquerque de Andrade

2 Positivismo O Positivismo negava a luta de classes, achando que só poderia haver progresso com a harmonia e a irmandade entre as classes sociais. O Positivismo negava a luta de classes, achando que só poderia haver progresso com a harmonia e a irmandade entre as classes sociais. Como consequência lógica disso, o Positivismo: não podia aceitar o regime monárquico não podia aceitar o regime monárquico não podia compactuar com a escravidão não podia compactuar com a escravidão A prática positivista caracterizava- se, além de uma postura científica frente aos fenômenos sociais e naturais, por repousar sobre a seguinte trilogia: o amor por princípio, a ordem por base e o progresso da Humanidade como fim.. A prática positivista caracterizava- se, além de uma postura científica frente aos fenômenos sociais e naturais, por repousar sobre a seguinte trilogia: o amor por princípio, a ordem por base e o progresso da Humanidade como fim..

3 Projetos Republicanos - Republicanos Liberais : cafeicultores paulistas propunham descentralização (ou seja, uma república federativa, com estados autônomos) inspirada no modelo norte-americano. - Republicanos Liberais : cafeicultores paulistas propunham descentralização (ou seja, uma república federativa, com estados autônomos) inspirada no modelo norte-americano. - Republicanos Jacobinos : baixa classe média e intelectuais, contraditórios em seus propósitos, pois falavam em ampla participação popular, mas eram contra medidas de alcance social. Seu discurso era xenófobo. - Republicanos Jacobinos : baixa classe média e intelectuais, contraditórios em seus propósitos, pois falavam em ampla participação popular, mas eram contra medidas de alcance social. Seu discurso era xenófobo. Republicanos Positivistas : militares que defendiam um Estado forte, ordeiro, uma espécie de ditadura republicana, racional e científica.

4 governo Marechal Deodoro governo Marechal Deodoro Quem confia no ex-conselheiro e amigo de D.Pedro II? Quem confia no ex-conselheiro e amigo de D.Pedro II? Desde o início: oposição da Marinha (1ª Revolta da Armada) Desde o início: oposição da Marinha (1ª Revolta da Armada) Dissolução Assembléias Provinciais e Câmaras Municipais Dissolução Assembléias Provinciais e Câmaras Municipais Nomeação dos Presidentes dos Estados (governadores) Nomeação dos Presidentes dos Estados (governadores) Decreto da Grande Naturalização Decreto da Grande Naturalização Dissolução da Constituição de 1824 Dissolução da Constituição de 1824 Separação Igreja-Estado (Casamento Civil) Separação Igreja-Estado (Casamento Civil) Banimento da Família Real Banimento da Família Real Reforma do Código Criminal Reforma do Código Criminal Nova Constituição (1891) Nova Constituição (1891) Reforma Econômica (Encilhamento) Reforma Econômica (Encilhamento)

5 Constituição de 1891 Inspirada nos EUA Inspirada nos EUA Regime republicano, federativo e presidencialista Regime republicano, federativo e presidencialista Divisão dos três poderes Divisão dos três poderes Fim do Voto Censitário Fim do Voto Censitário Fim da vitaliciedade do Senado Fim da vitaliciedade do Senado Voto masculino, aberto, maiores de 21 anos (exceto mendigos, padres e soldados) Voto masculino, aberto, maiores de 21 anos (exceto mendigos, padres e soldados)

6 Encilhamento Reforma econômica com objetivo de industrializar o Brasil Reforma econômica com objetivo de industrializar o Brasil Facilitação do crédito Facilitação do crédito Emissão de papel moeda Emissão de papel moeda Especulação na Bolsa, fraudes, empresas fantasmas, desastre... Especulação na Bolsa, fraudes, empresas fantasmas, desastre... Inflação e crise Inflação e crise

7 Fim do Governo Provisório Deodoro sabia que tramavam seu impeachment Deodoro sabia que tramavam seu impeachment Fechou o Congresso e decretou estado de sítio Fechou o Congresso e decretou estado de sítio 1ª greve política do país (Central do Brasil) 1ª greve política do país (Central do Brasil) Prisões de diversos opositores Prisões de diversos opositores Resistência no Exército (Floriano Peixoto) Resistência no Exército (Floriano Peixoto) Resistência na Marinha Resistência na Marinha Renúncia! Renúncia!

8 Governo Floriano Peixoto Manifesto dos 13 generais (proposta de nova eleição...) Manifesto dos 13 generais (proposta de nova eleição...) Prisões e deportações para a Amazônia (marechal de ferro) Prisões e deportações para a Amazônia (marechal de ferro) Revolta Federalista do RS (poderia ter sido um mero conflito regional...) Revolta Federalista do RS (poderia ter sido um mero conflito regional...) 2ª Revolta da Armada (nasce Florianópolis...) 2ª Revolta da Armada (nasce Florianópolis...)

9 Prudente de Morais ( ) 1º civil Presidente da República 1º civil Presidente da República Foi vítima de um atentado e governou com estado de sítio Foi vítima de um atentado e governou com estado de sítio Gerenciamento da crise provocada pelo Encilhamento Gerenciamento da crise provocada pelo Encilhamento Guerra de Canudos Guerra de Canudos

10 Guerra de Canudos ( ) Antônio Conselheiro Antônio Conselheiro Messianismo Messianismo Sociedade alternativa Sociedade alternativa Sebastianismo Sebastianismo Conflitos com a Igreja e com o Estado Conflitos com a Igreja e com o Estado Divisa da Bahia com Pernambuco (rio vaza barris) Divisa da Bahia com Pernambuco (rio vaza barris) O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão! O sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão!

11 Coronelismo Fenômeno político semelhante ao caudilhismo Fenômeno político semelhante ao caudilhismo Paternalismo Paternalismo Clientelismo Clientelismo Parentela (parentescos espirituais) Parentela (parentescos espirituais) Voto de cabresto e curral eleitoral Voto de cabresto e curral eleitoral Poder pelas armas (mas não só...) Poder pelas armas (mas não só...) Mandonismo local Mandonismo local Base da Rep.Velha Base da Rep.Velha

12 Campos Sales ( ) Campos selos (alta carga tributária) Campos selos (alta carga tributária) Cafeicultura cansada precisa de socorro e consegue... Cafeicultura cansada precisa de socorro e consegue... Funding Loan (o Brasil pede 10 milhões de libras à Inglaterra – até 1961 pagou 5% de juros ao ano) Funding Loan (o Brasil pede 10 milhões de libras à Inglaterra – até 1961 pagou 5% de juros ao ano) enxugamento monetário (obras paradas, demissões no funcionalismo público, corte nos gastos, desemprego etc) enxugamento monetário (obras paradas, demissões no funcionalismo público, corte nos gastos, desemprego etc) Capital internacional controla a economia Capital internacional controla a economia Recessão Recessão

13 Política dos Governadores acordo entre o governo federal e as bases estaduais, que apoiariam o Presidente em troca de autonomia nos estados. acordo entre o governo federal e as bases estaduais, que apoiariam o Presidente em troca de autonomia nos estados. A fraude eleitoral era usada para garantir que apenas deputados e senadores fiéis ao Presidente se elegessem A fraude eleitoral era usada para garantir que apenas deputados e senadores fiéis ao Presidente se elegessem A Comissão Verificadora de poderes encontrava sempre um jeito de degolar a oposição A Comissão Verificadora de poderes encontrava sempre um jeito de degolar a oposição Diminuía assim, naturalmente, a importância dos partidos, ao mesmo tempo em que se consolidavam as oligarquias locais. Diminuía assim, naturalmente, a importância dos partidos, ao mesmo tempo em que se consolidavam as oligarquias locais.

14 Política de desvalorização da moeda (ou do mil réis ou de valorização do café) A cotação internacional do café caía constantemente. A cotação internacional do café caía constantemente. Os chamados comissários do café - geralmente comerciantes portugueses e brasileiros, ou grandes fazendeiros que diversificavam suas atividades metendo-se no comércio e fundando bancos – eram as pessoas que financiavam plantações sob hipoteca e por conta da produção a ser vendida... Os chamados comissários do café - geralmente comerciantes portugueses e brasileiros, ou grandes fazendeiros que diversificavam suas atividades metendo-se no comércio e fundando bancos – eram as pessoas que financiavam plantações sob hipoteca e por conta da produção a ser vendida... o governo desvalorizava o mil réis, para tentar diminuir seus prejuízos. o governo desvalorizava o mil réis, para tentar diminuir seus prejuízos.

15 Convênio de Taubaté O governo compraria todo a produção cafeeira para gerar estoques reguladores. O governo compraria todo a produção cafeeira para gerar estoques reguladores. Assim, os lucros dos cafeicultores estavam assegurados Assim, os lucros dos cafeicultores estavam assegurados O problema foi que os estados tiveram que tomar dinheiro emprestado nos EUA e na Inglaterra para honrar este compromisso. O problema foi que os estados tiveram que tomar dinheiro emprestado nos EUA e na Inglaterra para honrar este compromisso. O país arcava com o prejuízo e os produtores se apropriavam do lucro O país arcava com o prejuízo e os produtores se apropriavam do lucro O Brasil não era o único produtor mundial... a demanda era menor que a produção. O Brasil não era o único produtor mundial... a demanda era menor que a produção.

16 Rodrigues Alves ( ) Costurou-se o acordo chamado política do café com leite Costurou-se o acordo chamado política do café com leite Quase há um conflito com a Bolívia (exploradores de látex brasileiros em área boliviana...) Quase há um conflito com a Bolívia (exploradores de látex brasileiros em área boliviana...) O Barão do Rio Branco consegue comprar o Acre da Bolívia (ut possidetis) O Barão do Rio Branco consegue comprar o Acre da Bolívia (ut possidetis) Tratado de Petrópolis: o Brasil se compromete a construir a ferrovia Madeira-Marmoré Tratado de Petrópolis: o Brasil se compromete a construir a ferrovia Madeira-Marmoré Questão Pirara: região na fronteira com a Guiana é perdida para a Inglaterra Questão Pirara: região na fronteira com a Guiana é perdida para a Inglaterra

17 Revolta da Vacina (1904) O Rio de Janeiro estava destinado a ser a Paris dos Trópicos. O Rio de Janeiro estava destinado a ser a Paris dos Trópicos. Prefeito Pereira Passos recebe ordens para remodelar a cidade Prefeito Pereira Passos recebe ordens para remodelar a cidade Cortiços demolidos para dar lugar à belas avenidas (ao povo, favela..) Cortiços demolidos para dar lugar à belas avenidas (ao povo, favela..) Médico sanitarista Oswaldo Cruz: obrigatoriedade da vacina contra varíola Médico sanitarista Oswaldo Cruz: obrigatoriedade da vacina contra varíola Truculência dos agentes de saúde e falta de informação do povo Truculência dos agentes de saúde e falta de informação do povo Movimento pela cidadania: uma semana de duração, mas grandes lições! Movimento pela cidadania: uma semana de duração, mas grandes lições!

18 Revolta da Vacina

19

20 Afonso Pena ( ) Relativa prosperidade econômica Relativa prosperidade econômica Fazendeiros do café começam a sofrer a concorrência com novas classes urbanas e industriais Fazendeiros do café começam a sofrer a concorrência com novas classes urbanas e industriais A classe proletária já nasce na miséria... A classe proletária já nasce na miséria... Um programa ferroviário amplo começa a ser delineado Um programa ferroviário amplo começa a ser delineado A imigração acelerou A imigração acelerou O exército e a marinha modernizaram-se (o serviço militar torna-se obrigatório...) O exército e a marinha modernizaram-se (o serviço militar torna-se obrigatório...)

21 Nilo Peçanha ( ) Foi criado o Serviço Nacional de Proteção ao Índio Foi criado o Serviço Nacional de Proteção ao Índio A direção foi entregue ao Marechal Cândido Rondon A direção foi entregue ao Marechal Cândido Rondon Detalhe: em 1967 passa a se chamar FUNAI Detalhe: em 1967 passa a se chamar FUNAI 1ª crise da política do café com leite: faltou acordo... 1ª crise da política do café com leite: faltou acordo... Única eleição realmente disputada na República Velha (campanha civilista/Rui Barbosa x campanha militarista/Marechal Hermes) Única eleição realmente disputada na República Velha (campanha civilista/Rui Barbosa x campanha militarista/Marechal Hermes)

22 Hermes da Fonseca ( ) Mais um Funding Loan... Mais um Funding Loan... Resultado negativo: na maioria das vezes os novos eram mais corruptos que os antigos... Resultado negativo: na maioria das vezes os novos eram mais corruptos que os antigos... Política Salvacionista: muitas oligarquias estaduais foram substituídas por interventores federais Política Salvacionista: muitas oligarquias estaduais foram substituídas por interventores federais Tempos difíceis: véspera da I Guerra Mundial Tempos difíceis: véspera da I Guerra Mundial

23 Revolta da Chibata (1910)

24 Revolta da Chibata A marinha, reduto da elite, punia os negros com chibatadas... A marinha, reduto da elite, punia os negros com chibatadas... Amotinados, marinheiros tomaram os maiores navios de guerra brasileiros e ameaçaram bombardear a capital Amotinados, marinheiros tomaram os maiores navios de guerra brasileiros e ameaçaram bombardear a capital Povão apoiando lá da beira do cais, com lenços brancos... Elite fugindo para Petrópolis! Povão apoiando lá da beira do cais, com lenços brancos... Elite fugindo para Petrópolis! Governo não honrou acordo: dos 66 amotinados que se entregaram, somente o líder, João Cândido (Almirante Negro) sobreviveu Governo não honrou acordo: dos 66 amotinados que se entregaram, somente o líder, João Cândido (Almirante Negro) sobreviveu Fim da pena de açoite... Fim da pena de açoite...

25 Guerra Santa do Contestado ( ) Movimento messiânico (liderança do monge João Maria) Movimento messiânico (liderança do monge João Maria) Nas regiões limítrofes do Paraná e Santa Catarina, a região do Contestado era uma zona disputada pelos dois Estados Nas regiões limítrofes do Paraná e Santa Catarina, a região do Contestado era uma zona disputada pelos dois Estados Milhares de sertanejos empobrecidos ali moravam, reivindicando a posse da terra Milhares de sertanejos empobrecidos ali moravam, reivindicando a posse da terra Opressão dos coronéis Opressão dos coronéis Calote: trabalharam nas obras de uma ferrovia e não receberam... Calote: trabalharam nas obras de uma ferrovia e não receberam... Terra sem lei: estrangeiros explorando erva-mate Terra sem lei: estrangeiros explorando erva-mate

26 Contestado

27 Venceslau Brás ( ) Pacto de Ouro Fino: retomada da política do café com leite Pacto de Ouro Fino: retomada da política do café com leite Brasil na I Guerra Mundial (navio brasileiro afundado; rompimento com a Alemanha; fornece alimentos e transporte) Brasil na I Guerra Mundial (navio brasileiro afundado; rompimento com a Alemanha; fornece alimentos e transporte) Política de substituição de importações (surto industrial) Política de substituição de importações (surto industrial) Grande Greve de 1917 (lideranças anarquistas) Grande Greve de 1917 (lideranças anarquistas) Código Civil Brasileiro (Clóvis Bevilacqua; após 15 anos de tramitação; revisto em 2003) Código Civil Brasileiro (Clóvis Bevilacqua; após 15 anos de tramitação; revisto em 2003)

28 Rodrigues Alves (1919) Morreu de gripe espanhola antes de tomar posse de seu 2º mandato Morreu de gripe espanhola antes de tomar posse de seu 2º mandato No Rio de Janeiro morreram 17 mil pessoas; em São Paulo, 8 mil...em dois meses (corpos jogados na rua; canja de galinha; uísque com limão...) No Rio de Janeiro morreram 17 mil pessoas; em São Paulo, 8 mil...em dois meses (corpos jogados na rua; canja de galinha; uísque com limão...) EUA espalharam a doença, Espanha levou a fama... EUA espalharam a doença, Espanha levou a fama... Delfim Moreira ( )

29 gripe espanhola

30

31 Tenentismo Movimento que propunha reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto e instituição do voto secreto e a reforma na educação pública. Movimento que propunha reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto de cabresto e instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.voto de cabrestovoto secretovoto de cabrestovoto secreto Não se pode dizer que fosse um movimento de bases ideológicas consistentes; congregava os jovens oficiais do exército em torno do ideal de moralizar a política no Brasil. Não se pode dizer que fosse um movimento de bases ideológicas consistentes; congregava os jovens oficiais do exército em torno do ideal de moralizar a política no Brasil. Movimentos como Colunas Prestes, Revolta do Forte de Copacabana e Revolta Paulista de 1924 são exemplos de movimento tenentista. Movimentos como Colunas Prestes, Revolta do Forte de Copacabana e Revolta Paulista de 1924 são exemplos de movimento tenentista.

32 Epitácio Pessoa ( ) Estava em Paris quando foi eleito... Estava em Paris quando foi eleito... Nordestino, investiu no estilo furar poços e construir açudes. Nordestino, investiu no estilo furar poços e construir açudes. Repressão ao anarquismo e à oposição Repressão ao anarquismo e à oposição Rígida política financeira o fez impopular (fim da I Guerra...tempos difíceis!) Rígida política financeira o fez impopular (fim da I Guerra...tempos difíceis!)

33 Semana de Arte Moderna (1922) Buscava ditar um novo modo de se fazer arte no país Buscava ditar um novo modo de se fazer arte no país Idéia: criar concepções tipicamente nacionais, não meramente copiar os padrões europeus Idéia: criar concepções tipicamente nacionais, não meramente copiar os padrões europeus Todo este discurso inicialmente restrito ao mundo das artes, respingou na política nacional Todo este discurso inicialmente restrito ao mundo das artes, respingou na política nacional Se as artes se renovavam, por que a política não fazia o mesmo? Se as artes se renovavam, por que a política não fazia o mesmo?

34 1922 fundação do Partido Comunista Brasileiro (operariado se organizando; reflexo da Revolução Russa; anarquismo perdendo terreno para o marxismo)

35 2ª crise da política do café com leite Os Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco não concordaram com a candidatura oficial de Artur Bernardes e lançaram a candidatura de Nilo Peçanha. Mesmo assim, Artur Bernardes venceu...

36 Revolta do Forte de Copacabana ou Episódio dos 18 do Forte o Forte de Copacabana, o Forte do Vigia e os alunos da Escola Militar articularam-se para derrubar Epitácio Pessoa e impedir a posse de Artur Bernardes. o Forte de Copacabana, o Forte do Vigia e os alunos da Escola Militar articularam-se para derrubar Epitácio Pessoa e impedir a posse de Artur Bernardes. 1º levante tenentista da história do Brasil 1º levante tenentista da história do Brasil na hora de pegar em armas, apenas 17 militares, todos de Copacabana, e um civil, mantiveram o combinado na hora de pegar em armas, apenas 17 militares, todos de Copacabana, e um civil, mantiveram o combinado apenas dois sobreviveram... apenas dois sobreviveram...

37 Artur Bernardes ( ) Mineiro de Viçosa, ex- presidente de Minas, rejeitado desde antes da posse Mineiro de Viçosa, ex- presidente de Minas, rejeitado desde antes da posse Governou todo o mandato em estado de sítio, limitando o habeas corpus Governou todo o mandato em estado de sítio, limitando o habeas corpus Lei Adolfo Gordo: deportação dos imigrantes considerados perigosos Lei Adolfo Gordo: deportação dos imigrantes considerados perigosos

38 Revolução Paulista de º levante tenentista 2º levante tenentista Durante 23 dias os tenentistas, liderados pelo General Isidoro Dias Lopes e pelos irmãos Távora, dominaram a capital paulista. Durante 23 dias os tenentistas, liderados pelo General Isidoro Dias Lopes e pelos irmãos Távora, dominaram a capital paulista. A repercussão foi grande, atingindo até mesmo o Pará, Pernambuco, Sergipe e Amazonas A repercussão foi grande, atingindo até mesmo o Pará, Pernambuco, Sergipe e Amazonas Os rebeldes foram para o Rio Grande do Sul. Esta marcha deu origem à Coluna Prestes. Os rebeldes foram para o Rio Grande do Sul. Esta marcha deu origem à Coluna Prestes.

39 Blindado / Revolução Paulista de 1924

40 Coluna Prestes quilômetros dos sertões brasileiros foram percorridos durante dois anos e meio quilômetros dos sertões brasileiros foram percorridos durante dois anos e meio Seu comandante, Luís Carlos Prestes, iniciou sua marcha no Rio Grande do Sul e alcançou o Piauí e o Maranhão Seu comandante, Luís Carlos Prestes, iniciou sua marcha no Rio Grande do Sul e alcançou o Piauí e o Maranhão Utopia de construir um Brasil melhor, conscientizando e organizando o povo do interior contra a República Oligárquica Utopia de construir um Brasil melhor, conscientizando e organizando o povo do interior contra a República Oligárquica Pode-se dizer que fracassaram em seus objetivos, embora não tenham sido derrotados militarmente Pode-se dizer que fracassaram em seus objetivos, embora não tenham sido derrotados militarmente

41 Coluna Prestes

42 Luís Carlos Prestes

43 Luís Carlos Prestes Filho no CSCM-Ubá

44 Washington Luís ( ) Governar é abrir estradas! Governar é abrir estradas! A questão operária é um caso de polícia! A questão operária é um caso de polícia! O Brasil produzia 21 milhões de sacas de café por ano e o consumo mundial era de 14 milhões... O Brasil produzia 21 milhões de sacas de café por ano e o consumo mundial era de 14 milhões... E vieram a crise de 29 e a Grande Depressão E vieram a crise de 29 e a Grande Depressão Tenentismo, agitação no ar, coronéis enfraquecidos... algo estava por acontecer! Tenentismo, agitação no ar, coronéis enfraquecidos... algo estava por acontecer! Chegou a hora de escolher o próximo Presidente... Chegou a hora de escolher o próximo Presidente...

45 Um racha entre as oligarquias! Tensão no RS: nunca haviam eleito um Presidente... Tensão no RS: nunca haviam eleito um Presidente... Júlio Prestes Antônio Carlos Minas Gerais, pela política do café com leite, devia indicar o próximo: Antônio Carlos Ribeiro Andrada Minas Gerais, pela política do café com leite, devia indicar o próximo: Antônio Carlos Ribeiro Andrada Mas, Washington Luís quebrou o acordo e indicou o paulista Júlio Prestes Mas, Washington Luís quebrou o acordo e indicou o paulista Júlio Prestes Rompidos, os paulistas fundam o Partido Democrático e os mineiros a Aliança Liberal Rompidos, os paulistas fundam o Partido Democrático e os mineiros a Aliança Liberal A Aliança Liberal lança seus candidatos: Getúlio Vargas (Presidente) e João Pessoa (vice) A Aliança Liberal lança seus candidatos: Getúlio Vargas (Presidente) e João Pessoa (vice) Júlio Prestes vence as eleições! Júlio Prestes vence as eleições! O assassinato de João Pessoa é o estopim do Golpe de 1930 O assassinato de João Pessoa é o estopim do Golpe de 1930

46 Golpe de 1930


Carregar ppt "República Velha Evandro Albuquerque de Andrade. Positivismo O Positivismo negava a luta de classes, achando que só poderia haver progresso com a harmonia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google