A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O II REINADO – 1840 a 1889. A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE - 1840 O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) – MOVIMENTO POLÍTICO ARTICULADO PELOS LIBERAIS O GOLPE DA MAIORIDADE(1840)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O II REINADO – 1840 a 1889. A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE - 1840 O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) – MOVIMENTO POLÍTICO ARTICULADO PELOS LIBERAIS O GOLPE DA MAIORIDADE(1840)"— Transcrição da apresentação:

1 O II REINADO – 1840 a 1889

2 A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) – MOVIMENTO POLÍTICO ARTICULADO PELOS LIBERAIS O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) – MOVIMENTO POLÍTICO ARTICULADO PELOS LIBERAIS Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga;D.PEDRO II Pedro de Alcântara João Carlos Leopoldo Salvador Bibiano Francisco Xavier de Paula Leocádio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga; - D.PEDRO II

3 A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE A sagração e coroação de D. Pedro II foi marcada para 18 de julho de A cidade do Rio de Janeiro foi cuidadosamente embelezada para a cerimônia. As festas duraram muitos dias, encerrando-se no dia 24 de julho com um grande baile de gala no Paço da cidade. campanha pela antecipação ganhou a Câmara, o Senado, e as praças. Manifestações populares em versos e em quadrinhas podiam ser ouvidas nos salões e nas ruas. Algumas a favor, como: Queremos Pedro II, Ainda que não tenha idade. A nação dispensa a lei. Viva a Maioridade! Outras, nem tanto: Por subir Pedrinho ao trono, Não fique o povo contente; Não pode ser coisa boa Servindo com a mesma gente.

4 ORGANOGRAMA POLÍTICO DURANTE O II RENADO OS PARTIDOS POSSUEM OS MESMOS INTERESSES, POR ISSO ERAM FARINHAS DO MESMO SACOPERÍODOREGENCIAL Restauradores LIBERAIS EXALTADOS LIBERAIS MODERADOS II REINADO PARTIDOLIBERALPARTIDOCONSERVADOR

5 PARLAMENTARISMO ÀS AVESSAS Parlamentarismo Inglês Parlamentarismo às Avessas

6 AS ÚLTIMAS REBELIÕES DURANTE O II REINADO AS REVOLTAS LIBERAIS EM MINAS GERAIS E SÃO PAULO – 1842 – TODAS PACIFICADAS PELO NOSSO GRANDE CHEFE MILITAR – DUQUE DE CAXIAS. AS REVOLTAS LIBERAIS EM MINAS GERAIS E SÃO PAULO – 1842 – TODAS PACIFICADAS PELO NOSSO GRANDE CHEFE MILITAR – DUQUE DE CAXIAS.

7 A REVOLUÇÃO PRAEIRA CAUSAS CAUSAS 1. - Pedro II destituiu o Presidente da Província, Antônio Chichorro da Gama ( ) que representava os liberais....Chichorro havia combatido o poder da aristocracia latifundiária e mercantil, ligados ao Partido Conservador... e é justamente um conservador que Pedro II coloca no lugar de Chichorro Insatisfação com a política imperial bastante centralizadora, conservadora, autoritária....ficava insuportável para a elite oposicionista local não existir maiores liberdades democráticas Declínio da economia açucareira: Pernambuco atravessava dias difíceis com o preço do açúcar em baixa Desemprego: muitos pernambucanos queriam trabalhar no comércio do Recife, mas não podiam pois os comerciantes, em sua maioria portugueses, só empregavam seus parentes vindos de Lisboa.

8 MAPA DE PERNAMBUCO

9 CONCLUSÃO Com o fim da Praieira, no início de , iniciou-se a segunda fase do SSSS eeee gggg uuuu nnnn dddd oooo R R R R eeee iiii nnnn aaaa dddd oooo, um período de tranquilidade política, fruto do PPPP aaaa rrrr llll aaaa mmmm eeee nnnn tttt aaaa rrrr iiii ssss mmmm oooo e da Política de Conciliação implantados por D. Pedro II, e da prosperidade trazida pelo c c c c c aaaa ffff éééé.


Carregar ppt "O II REINADO – 1840 a 1889. A ANTECIPAÇÃO DA MAIORIDADE - 1840 O GOLPE DA MAIORIDADE(1840) – MOVIMENTO POLÍTICO ARTICULADO PELOS LIBERAIS O GOLPE DA MAIORIDADE(1840)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google