A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara. Disputas Políticas Partido Liberal Profissionais liberais urbanos e proprietários rurais para o mercado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara. Disputas Políticas Partido Liberal Profissionais liberais urbanos e proprietários rurais para o mercado."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara

2 Disputas Políticas Partido Liberal Profissionais liberais urbanos e proprietários rurais para o mercado interno; Partido Conservador Proprietários rurais, burocratas do serviço público e grandes comerciantes; Eleições Fraudulentas e Cacetadas Eleição da Câmara dos Deputados

3 Revolta Liberal D. Pedro II anula as eleições e convoca novo pleito; Partido Liberal de São Paulo (Diogo Antonio Feijó) e Minas Gerais (Teófilo Ottoni) promovem a revolta em Esperavam adesão de mais estados. Tropas do Império dominam o levante e prendem os lideres. Parlamentarismo às avessas O Rei reina, ri e rói. Reina sobre o Estado, ri do parlamento e rói o povo.

4 Revolução Praieira 1848 Luta contra a manutenção de um conservador no poder de Pernambuco Pedro Ivo (militar) e Borges da Fonseca (jornalista) Manifesto ao Mundo: voto livre e universal; liberdade de imprensa; trabalho para o cidadão; extinção do poder moderador; comércio só por brasileiro; direitos individuais. Uso da tropa imperial como repressão

5 Política Externa: Tarifa Alves Branco: Aumento da tarifa sobre produtos importados. Aumento da indústria no Brasil. Questão Christie: Desavença entre o Brasil e Inglaterra: Problema da escravidão; Incidentes com navios e oficiais da marinha inglesa;

6

7 Guerra do Paraguai (1864 – 1870) Inícios dos conflitos: Aprisionamento do Marquês de Olinda, navio mercante com destino ao Mato Grosso. Avanço das tropas paraguaias pelo Mato Grosso e Corrientes (província Argentina) Surgimento da Tríplice Aliança.

8 Isolamento paraguaio Política de independência do Paraguai para com outros países; Conflito mais sangrento da América do Sul: Perda de, aproximadamente, 50 mil soldados brasileiros; Redução, aproximada, de 60% a 69% da população do Paraguai. Efeitos no Brasil: Aumento da dívida externa; Fortalecimento do exército como instituição.

9 Economia no Segundo Reinado: Substituição da cana-de- açúcar pelo café; Mão de obra escrava trocada pela de imigrantes europeus (principalmente )

10 Leis abolicionistas: 1831 – libertação de todos escravos importados 1845 – Lei Bill Alberdeen 4 setembro de 1851 – Lei Eusébio de Queirós Lei de Terras (1850) Meio de adquirir terras, somente através da compra e não mais da ocupação; Concentração de terras.

11 Abolicionismo: Campanha abolicionista: Inicia-se com ideais republicanos e capitalistas; Apoio do Exército e setores da sociedade; Leis emancipatórias: Lei do Ventre Livre (1871) Lei dos Sexagenários (1885) Abolição: 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel a Lei Áurea.

12 QUEDA DA MONARQUIA Fatores: Abolicionista não indenização do Estado não aceitação da abolição Republicanas do 13 de maio Republicana 1870 ganho força Manifesto Republicano Histórico com ideais republicanos Inconfidência Mineira Conjuração Baiana Revolução Pernambucana Confederação do Equador, etc

13 Religiosa: Perda de apoio religiosa por intervir em punições à maçons feita pela Igreja Militar: 1884 Revolta dos oficiais de alta patente Participação da vida pública

14 Fim da Monarquia Reforma política: Liberdade religiosa; Liberdade de ensino; Autonomia provincial; Mandato temporário do Senado 15 de novembro de 1889 Deodoro da Fonseca Formação do Governo Provisório


Carregar ppt "Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara. Disputas Políticas Partido Liberal Profissionais liberais urbanos e proprietários rurais para o mercado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google