A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é a vida? aula 2 Prof Raul. . Uma das questões mais difíceis para a ciência é a explicação científica da vida.. Qualquer critério considerado de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é a vida? aula 2 Prof Raul. . Uma das questões mais difíceis para a ciência é a explicação científica da vida.. Qualquer critério considerado de."— Transcrição da apresentação:

1 O que é a vida? aula 2 Prof Raul

2 . Uma das questões mais difíceis para a ciência é a explicação científica da vida.. Qualquer critério considerado de maneira isolada encontra correspondência no mundo inorgânico: organização, metabolismo, resposta a estímulos, reprodução, crescimento.. Somente nos seres vivos estas propriedades encontram-se combinadas e são transmitidas aos herdeiros de forma integrada (herança genética).

3 Origem e Evolução da Célula Todos os seres vivos são formados por células Células: compartimentos envolvidos por membranas, preenchido com uma solução aquosa concentrada de substâncias químicas; Características básicas semelhantes Variam em tamanho, forma e funções

4

5 Origem da Célula Procariontes: primeiras células surgiram na terra 3,5 bilhões de anos, no começo do período pré-cambriano; Atmosfera: vapor de água, amônia, metano, hidrogênio, sulfeto de hidrogênio e gás carbônico, Evolução Química. O oxigênio livre só apareceu depois, graças à atividade fotossintética das células autotróficas; Antes de surgir a primeira célula: existiam grandes massas líquidas (ricas em substâncias de composição muito simples)

6 Origem da Célula Substâncias: sob ação do calor e radiação ultravioleta, vinda do sol, e de descargas elétricas oriundas de tempestades freqüentes combinaram-se quimicamente primeiros compostos de carbono.

7 Origem da Célula Stanley Miller (1953 – experimentos fundamentais): produzindo descargas elétricas em um recipiente fechado, contendo vapor de água, Hidrogênio, Metano e amônia, descobriu que se formavam aminoácidos, tais como alanina, glicina.

8 Do Procarionte ao Eucarionte Membrana Plasmática - Protetora e reguladora - Entrada e saída de substância - Meio interno do externo (físico-químico) Formação de dobras, cisternas, vesículas, compartimentos e retículos originados da membrana primordial - Nascimento da célula eucariótica - Sistemas de endomembranas

9

10 Do Unicelular ao Multicelular Mais da metade da biomassa da terra é formada por seres unicelulares Com a união de seres unicelulares para formarem colônia, surgiram os multicelulares Vantagens: - Proteção dos órgãos internos - Exploração de novos ambientes - Evolução na comunicação celular - Criação de memória celular - Diversidade de função e eficácia metabólica

11 Organização atual do mundo vivo 1. ACELULARES: vírus, viróides e príons. 2. CELULARES : 2.1. PROCARIONTES: bactérias EUCARIONTES: UNICELULARES: protistas PLURICELULARES: SEM TECIDOS: fungos COM TECIDOS: ACLOROFILADOS: animais CLOROFILADOS: plantas.

12 O que diferencia as espécies de seres vivos?

13 ESPÉCIES As espécies, na prática, são reconhecidas por suas características fenéticas (morfológicas e/ou fenotípicas)

14 ESPÉCIES Conceito BIOLÓGICO de espécie: Grupos de populações NATURAIS que se intercruzam e estão reprodutivamente isoladas de outros grupos. (Mayr, 1963). Conjunto de indivíduos que compartilham um sistema específico de reconhecimento para o acasalamento (Paterson, 1993).

15 ESPÉCIES Conceito ECOLÓGICO de espécie: um conjunto de organismos que formam agrupamentos fenéticos distintos e que ocupam determinados nichos, em função dos processos ecológicos e evolutivos que os formaram.

16 ESPÉCIES menor agregação de populações ou linhagens que é diagnosticável através de uma combinação exclusiva de modos de expressão dos caracteres, nos indivíduos comparáveis (Nixon & Wheeler, 1990). Conceito FILOGENÉTICO de espécie:

17 Evolução do isolamento reprodutivo entre populações. ESPECIAÇÃO Imagem extraída de Robert E. Ricklefs. A Economia da Natureza. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

18 Dispersão Padrões descontínuos por mudanças climáticas

19 Dispersão Cada espécie é limitada por suas características fisiológicas – adaptação a certas condições ambientais

20 Endemismo espécies confinadas a determinadas áreas

21 Vicariância surgimento de uma barreira divide uma população em dois ou mais fragmentos, permitindo uma evolução independente

22 Modos de especiação


Carregar ppt "O que é a vida? aula 2 Prof Raul. . Uma das questões mais difíceis para a ciência é a explicação científica da vida.. Qualquer critério considerado de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google