A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é vida e a sua origem na face da terra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é vida e a sua origem na face da terra"— Transcrição da apresentação:

1 O que é vida e a sua origem na face da terra
Disciplina Fundamentos de zoologia, embriologia e genética - OCN 7003 Prof:Giorgini A. Venturieri – Eng. Agro. PhD,

2 Vida, um conceito ainda difícil para os cientistas definirem com clareza

3 Alguns conceitos Conjunto de propriedades e qualidades graças às quais animais e plantas, ao contrário dos organismos mortos ou da matéria bruta, se mantém em contínua atividade, manifestada em funções orgânicas tais como o metabolismo, o crescimento, a reação a estímulos, a adaptação ao meio, a reprodução, e outras. Estado ou condição dos organismos que se mantêm nessa atividade desde o nascimento ate a sua morte. Processo em curso do qual os seres vivos são uma parte.

4 E mais conceitos ... Condição duma entidade que nasceu e ainda não morreu Um "fenômeno que anima a matéria”. Sistema de auto-canibalismo altamente organizado naturalmente emergente de condições comuns em corpos planetários consistindo numa população de replicadores passíveis de mutação em redor dos quais evoluiu um organismo de metabolismo homeostático que protege os replicadores e os auxilia na sua reprodução. Um sistema que reduz localmente a entropia mediante um fluxo de energia. E várias outras, inclusive metafísicas ...

5 A origem da vida Condições pré-bióticas plausíveis resultam na criação das moléculas orgânicas mais simples, como demonstrado pela experiência de Urey-Miller. Fosfolípidos formam espontaneamente duplas camadas, a estrutura básica da membrana celular. Processos para a produção aleatória de moléculas de RNA podem produzir ribozimas capazes de se replicarem sob determinadas condições.

6 Existem muitas hipóteses diferentes quanto ao caminho percorrido das moléculas orgânicas simples às protocélulas e ao metabolismo. Vídeo sobre a origem da vida na terra e evolução.

7 Experiência de Urey-Miller
Em 1953, Stanley L. Miller e Harold C. Urey da Universidade de Chicago realizaram uma experiência para testar a hipótese de Oparin e Haldane que tornou-se a experiência clássica sobre a origem da vida. Simulou as condições da Terra primitiva em um sistema fechado, onde inseriu gás carbônico, oxigênio, metano e água. Através de descargas elétricas, e ciclos de aquecimento e condensação de água, obteve diversas moléculas orgânicas. Conseguiu demonstrar, que nas condições primitivas da Terra, seria possível aparecerem moléculas orgânicas, indispensáveis a origem da vida

8 Fosfolípidos Cada membrana é constituída por uma dupla camada fosfolipídica organizada de modo que as cabeças hidrofílicas fiquem viradas para o lado exterior da membrana e as caudas hidrofóbicas para o interior. Esta organização permite tornar a membrana seletiva pois só atravessam a membrana por difusão simples as substâncias lipossolúveis, além da água.

9 Ribozimas As ribozimas são moléculas de RNA que possuem a capacidade de atuar como catalizadores. Tal como as enzimas protéicas, possuem um centro ativo que se une especificamente a um substrato e que facilita a sua conversão num produto.

10 As origens da vida Parte 1 (09:51 min) Parte 2 (06:57 min)

11 Evolucionismo x Criacionismo
Parte 1 (09:42 min) Parte 2 (09:43 min) Parte 3 (10:04)

12 Perguntas de fixação Se o cosmo é formado pela mesma matéria química o que ocorreu no nosso planeta que foi capaz de induzir a tamanha diferenciação da sua atmosfera? O que seria seleção artificial e seleção natural ? Por que temos as mesmas as bases bioquímicas muito semelhantes que as outras formas de vida? O que seria uma mutação ? e porque ela não ocorre com freqüências tão altas nos seres vivos ? O que Carl Sagan queria dizer com a seguinte frase: “Neste vaso estão as notas da música da vida embora não a música em si” ao se referir ao conteúdo sintetizado dentro do sistema fechado onde se reproduziu a atmosfera primitiva da Terra (a experiência de Urey-Miller). O que significa gradualismo e em que evidências científicas se baseou Darwin para formar tal proposição? O que significa “Criacionismo” e em que evidências científicas se baseiam os seus argumentos? OBS. As respostas deverão ser trazidas na próxima aula e serão usadas como instrumento de avaliação.


Carregar ppt "O que é vida e a sua origem na face da terra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google