A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ligamento Periodontal 1)TOPOGRAFIA Tecido conjuntivo que une dente ao osso. Tecido conjuntivo que une dente ao osso. - contínuo com a polpa no forame apical;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ligamento Periodontal 1)TOPOGRAFIA Tecido conjuntivo que une dente ao osso. Tecido conjuntivo que une dente ao osso. - contínuo com a polpa no forame apical;"— Transcrição da apresentação:

1 Ligamento Periodontal 1)TOPOGRAFIA Tecido conjuntivo que une dente ao osso. Tecido conjuntivo que une dente ao osso. - contínuo com a polpa no forame apical; - contínuo com a polpa no forame apical; - contínuo com a gengiva e se comunica com a medula óssea; Elementos: células, fibras e SFA;Elementos: células, fibras e SFA; Terminações nervosas sensíveis à pressão;Terminações nervosas sensíveis à pressão; Suprimento sangüíneo: serve também para o cemento e o osso alveolar;Suprimento sangüíneo: serve também para o cemento e o osso alveolar;

2

3 Ligamento Periodontal 1) TOPOGRAFIA Variação na espessura: Variação na espessura: - de 0,1-0,4 mm; - variação entre decíduos e permanentes; - variação inter e intra-dental; - varia de acordo com a carga funcional.

4 Ligamento Periodontal 3) SUPRIMENTO SANGÜÍNEO - mais rico que os tecidos fibrosos; - periápice tem o ramo da artéria dental; - regiões média e inter-radicular: ramos que chegam por canais de Volkman. 4) NERVOS a)Simples (termin. nervosas livres): dor b)Compostos: forma espirais (terço médio), termin. expandidas fusiformes (ápice) e tipo Ruffini (ápice): tato e pressão.

5 Ligamento Periodontal 2) ENTIDADES ESTRUTURAIS CÉLULAS: fibroblastos, restos epiteliais de Malassez, osteoclastos, cementoblastos, osteoblastos, macrófagos e mastócitos. CÉLULAS: fibroblastos, restos epiteliais de Malassez, osteoclastos, cementoblastos, osteoblastos, macrófagos e mastócitos. FIBRAS FIBRAS Colágenas (maioria; trajeto ondulado) e elásticas imaturas. - Grupos: - da crista alveolar; - horizontal; - horizontal; -oblíquo (mais importante); -apical.

6 Ligamento Periodontal FIBRAS no movimento ortodôntico Neoformação no lugar da tensão Neoformação no lugar da tensão e reabsorção no lugar da pressão

7 Progressão da doença periodontal

8 Ligamento Periodontal FIBRAS Grupocircular Grupo dentogengival Grupo alveologengival Grupo dentoalveolar

9 Ligamento Periodontal DINÂMICA HOMEOSTÁTICA Fibras nervosas Restos epiteliais Formação de fibroblastos fibroblastos Alterações fenotípicas cementoblastoCélulas do LPDosteoblasto Funções do fibroblasto: produção de colágeno, reparo da matriz, produção de outras células e erupção dental.


Carregar ppt "Ligamento Periodontal 1)TOPOGRAFIA Tecido conjuntivo que une dente ao osso. Tecido conjuntivo que une dente ao osso. - contínuo com a polpa no forame apical;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google