A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas."— Transcrição da apresentação:

1 Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas prioritárias: o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento, a sexualidade, a saúde bucal, a saúde mental, a saúde reprodutiva (gravidez precoce na adolescência), a saúde do escolar adolescente, a prevenção de acidentes, a abordagem da violência e maus tratos, a família, o trabalho, cultura, esporte e lazer; porém, esse programa, na maioria das regiões do país, nunca saiu do papel e é até desconhecido.

2 Saúde do Adolescente Quanto a saúde dos adolescentes
Segundo o Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), desde o início da década de 1980 até 2002, foram registrados cerca de 258 mil casos de AIDS no país, desses, são de adolescentes entre 13 e 19 anos de idade, e representam 63% dos casos de HIV/ AIDS. (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002)

3 Saúde do adolescente O PROSAD do Município do Rio de Janeiro teve suas bases programáticas publicadas em 1986 pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS-RJ) - portanto antes da criação do Programa em nível nacional - através de uma portaria que vinculou ao Programa de Saúde Escolar os atendimentos aos adolescentes com idade até 18 anos. Atualmente o PROSAD está vinculado em instância superior à Superintendência de Saúde Coletiva da SMS-RJ e diretamente à Coordenação dos Programas de Atenção Integral de Saúde, que conta com as gerências dos Programas da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso. Além disso, existe a Coordenação de Programas Especiais, com as gerências dos Programas de Saúde Escolar, Saúde do Trabalhador e do Projeto Rio-Criança-Cidadã. Decorridos 14 anos da implantação do PROSAD, fez-se necessária uma análise da adequação deste programa (RUZANY ,2002)

4 Índices de Mortalidade
A mortalidade por causas externas constitui-se hoje no terceiro grupo de causas no conjunto da mortalidade geral no Brasil, portanto como um grave problema de Saúde Pública. É esse mesmo grupo de causas que explica, respectivamente, 46,5% das mortes na faixa etária de 5 a 14 anos e 64,4% da morte dos jovens de 15 a 29 anos (Szwarcwald, 1989), sendo nesses segmentos etários a primeira causa de morte.

5 Gravidez na Adolescência
Um estudo mostrou que, na América Central, nascem, a cada ano, entre 99 e 139 crianças, por adolescentes de 15 a 19 anos de idade, sendo que a taxa é mais elevada nos países mais pobres. No Caribe, a cada adolescentes de 15 a 19 anos de idade, nascem entre 84 e 104 bebês por ano e, na América do Sul, 83 a 97 nascimentos por adolescentes. Fonte: Publicado, pela Population Reference Bureau (1992) (JUNIOR, 1999)

6 Gravidez na Adolescência
No Brasil, as taxas de gravidez na adolescência variam muito de serviço para serviço, mas estima-se que aproximadamente 20-25% do total de mulheres gestantes são adolescentes, apontando que 1 em cada 5 gestantes são adolescentes. Segundo dados do Ministério da Saúde (1996), ocorreu um aumento no número de partos realizados na faixa etária de 10 a 14 anos, entre 1993 e 1996, passando de para e, na faixa etária de 15 a 19 anos, no mesmo período, pulou de para partos. (JUNIOR, 1999)

7 Programa Nacional de Imunização
PORTARIA Nº DE 17 DE JULHO DE 2006. Institui em todo o território nacional, os calendários de Vacinação da Criança, do Adolescente, do Adulto e do Idoso. (ISSN Diário Oficial da União nº Nº 136 de 18 de julho de 2006)

8 ANEXO II CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE (1) IDADE e INTERVALO ENTRE AS DOSES VACINA DOSES DOENÇAS EVITADAS De 11 a 19 anos (na primeira visita ao serviço de saúde) Contra Hepatite B ª dose Hepatite B dT (Dupla tipo adulto) (2) ª dose Difteria e Tétano Contra Febre Amarela (3) Reforç F ebre Amarela SCR (Tríplice Viral) (4) Dose única Sarampo, Caxumba e Rubéola 1 mês após a 1ª dose contra Hepatite B Contra Hepatite B ª dose Hepatite B 6 meses após a 1ª dose contra Hepatite B Contra Hepatite B 3ª dose Hepatite B 2 meses após a 1ª dose contra Difteria e Tétano dT (Dupla tipo adulto) ª dose Difteria e Tétano 4 meses após a 1ª dose contra Difteria e Tétano dT (Dupla tipo adulto) ª dose Difteria e Tétano A cada 10 anos por toda vida DT (Dupla tipo adulto) (5) Reforço Difteria e Tétano Contra Febre Amarela Reforço Febre Amarela

9 ANEXO II CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO DO ADOLESCENTE (1)
(1)Adolescente que não tiver comprovação de vacinação anterior, seguir este esquema. Se apresentar documentação com esquema incompleto, completar o esquema já iniciado. (2)Adolescente que já recebeu anteriormente 3 (três) doses ou mais das vacinas DTP, DT ou dT, aplicar uma dose de reforço. É necessário doses de reforço da vacina a cada 10 anos. Em caso de ferimentos graves ou gravidez, antecipar a dose de reforço para 5 (cinco) anos após a última dose. O intervalo mínimo entre as doses é de 30 (trinta) dias. (3)Adolescente que resida ou que irá viajar para área endêmica (estados: AP, TO, MA, MT, MS, RO, AC, RR, AM, PA, GO e DF), área de transição (alguns municípios dos estados PI, BA, MG, SP, PR, SC E RS) e área de risco potencial (alguns municípios dos estados BA, ES e MG). Em viagem para essas áreas, vacinar 10 (dez) dias antes da viagem. (4)Adolescente que tiver duas doses da vacina Tríplice Viral (SCR) devidamente comprovada no cartão de vacinação, não precisa receber esta dose. (5)Adolescente grávida, que esteja com a vacina em dia, mas recebeu sua última dose há mais de 5 (cinco) anos, precisa receber uma dose de reforço, a dose deve ser aplicada no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Em caso de ferimentos graves, a dose de reforço deve ser antecipada para cinco anos após a última dose.


Carregar ppt "Saúde do Adolescente O Ministério da Saúde (BRASIL, 1989) estabeleceu as bases programáticas do Programa de Saúde do Adolescente (PROSAD), tendo como áreas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google