A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva

2 Portaria 344 Considera a necessidade de criar mecanismos para promover a sustentabilidade e a expansão da rede de laboratórios que realizam os exames, contagem de linfócitos T CD4+/CD8+ e quantificação da carga viral do HIV no país; Trata da expansão da rede de laboratórios que realizam os exames, contagem de linfócitos T CD4+/CD8+ e quantificação da carga viral do HIV no país;

3 Considera que estes procedimentos necessitam ser realizados em laboratórios com estruturas adequadas para garantir a qualidade de seus resultados; Considera a necessidade de estabelecer normas de qualificação para que os Estados, Municípios e o Distrito Federal mantenham o acesso dos pacientes ao tratamento e a qualidade dos exames às pessoas vivendo com HIV/Aids;

4 Ressalta que o Serviço Laboratorial Especializado para a contagem de Linfócitos T CD4+/CD8+ e quantificação do RNA do HIV-1, deve possuir condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e recursos humanos adequados de modo a garantir com as metodologias empregadas, qualidade nos resultados dos procedimentos, que visam monitorar a terapia anti-retroviral às pessoas que vivem com HIV e AIDS.

5 O LACEN É o laboratório Central de Saúde Pública que é referência para o acompanhamento dos testes de Carga Viral e Contagem de Linfócitos T CD4/CD8 dos pacientes HIV positivo , localizado em Palmas-TO. Devido a localização geográfica do Estado, atende pacientes de estados vizinhos como: Goiás, Pará, Maranhão e Bahia.

6 ROTINA DO LACEN A coleta para os testes de Carga Viral e de Contagem de linfócitos T CD4/CD8 é realizada no LACEN de segunda a quarta-feira no período de 7hs às 10 hs. O LACEN realiza coleta dos pacientes atendidos nos Centros de Referências para Tratamento das pessoas vivendo com HIV/AIDS, localizados nos municípios de Gurupi, Palmas, Porto Nacional e Paraíso. E realiza o exame do LSPA de Araguaína.

7 LINFÓCITOS T CD4+/CD8+ E QUANTIFICAÇÃO DO RNA DO HIV-1
Gurupi Palmas Paraíso Porto Nacional SAE Araguaína SAE Solicitam Exame LSPA Realiza Coleta Coleta e Realização Do exame Coleta e Realização do exame Realiza o Exame LACEN

8 Aumento Cota de Exames Intensificação das Campanhas de prevenção
Implantação do Projeto Nascer em 04 Hospitais do Estado Aumento da oferta do exame no pré-natal Implantação de 01 SAE no extremo norte do Estado Incremento das ações junto a saúde indígena ( FUNASA). Obrigatoriedade da oferta do exame nas co-infecções TB e Chagas.

9 Gerência de Núcleo Estadual DST/AIDS E-mail: dst@saude.to.gov.br
Telefone: /3317


Carregar ppt "SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE PROTEÇÃO E ATENÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA A SAÚDE Esta apresentação não constitui-se definitiva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google