A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Controle da Tuberculose Gerência de Núcleo de Pneumologia Sanitária Myria Coelho Adati Guimarães Abril/2010 Superintendência de Vigilância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Controle da Tuberculose Gerência de Núcleo de Pneumologia Sanitária Myria Coelho Adati Guimarães Abril/2010 Superintendência de Vigilância."— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Controle da Tuberculose Gerência de Núcleo de Pneumologia Sanitária Myria Coelho Adati Guimarães Abril/2010 Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica Coordenação de Doenças Transmissíveis

2 Diretrizes do controle da tuberculose Diretrizes do controle da tuberculose Tratar a maioria dos casos em Unidades Básicas de baixa complexidade, com profissionais generalistas, articulados às Equipes de Saúde da Família e a estratégia de Agentes Comunitários de Saúde. Tratar a maioria dos casos em Unidades Básicas de baixa complexidade, com profissionais generalistas, articulados às Equipes de Saúde da Família e a estratégia de Agentes Comunitários de Saúde. Dispor regionalmente de Unidades mais complexas - recursos hospitalares e especialistas para ampliar o atendimento. Dispor regionalmente de Unidades mais complexas - recursos hospitalares e especialistas para ampliar o atendimento. Garantir o acesso dos pacientes necessitados aos recursos mais complexos. Garantir o acesso dos pacientes necessitados aos recursos mais complexos. Garantir o acesso dos pacientes aos recursos mais complexos. Garantir o acesso dos pacientes aos recursos mais complexos.

3 ObjetivosObjetivos Reduzir as fontes de infecção (sintomáticos respiratórios - bacilíferos) Reduzir as fontes de infecção (sintomáticos respiratórios - bacilíferos) Reduzir o número de casos (declínio da prevalência) Reduzir o número de casos (declínio da prevalência) Reduzir a morbimortalidade (óbitos - agravos - seqüelas) Reduzir a morbimortalidade (óbitos - agravos - seqüelas)

4 Principais elementos Diagnóstico Tratamento Vacinação BCG Abordagem hierarquizada: populações mais vulneráveis, municípios de mais alta prevalência e grupos de risco. Abordagem hierarquizada: populações mais vulneráveis, municípios de mais alta prevalência e grupos de risco.

5 Ações de controle Descentralização das ações do PCT (fortalecimento do diagnóstico e tratamento) Descentralização das ações do PCT (fortalecimento do diagnóstico e tratamento) Promoção de Pesquisas Operacionais (Sintomáticos Respiratórios - baciloscopia) Tratamento Diretamente Observado Monitoramento e Avaliação

6 Meta SR = 481 Identificados = 284 Examinado = 31 % Ident. = 59,0 % Exam. = 6,4

7 Ações de controle Banco de RH capacitados Banco de monitores

8 Estratégias Estadual para o controle da TB Parcerias MS, CRPHF, COSEMS, SMS, FUNASA, SESI Parcerias MS, CRPHF, COSEMS, SMS, FUNASA, SESI Interfaces LACEN, ATENÇÃO PRIMÁRIA, DST/AIDS, NÚCLEOS DE VIGILÂNCIA HOSPITALAR, SISTEMA PRISIONAL, ASCOM Interfaces LACEN, ATENÇÃO PRIMÁRIA, DST/AIDS, NÚCLEOS DE VIGILÂNCIA HOSPITALAR, SISTEMA PRISIONAL, ASCOM Coordenadores Municipais dos Programas de Controle da Tuberculose Coordenadores Municipais dos Programas de Controle da Tuberculose

9 Indicadores de Monitoramento e Avaliação 2. Ampliar a realização da cultura para os casos de retratamento (parâmetro: 40%, TO: 36,4%) Monitoramento da PAVS/ período avaliado 2009 : 1.Curar casos novos bacilíferos (parâmetro: 85%, TO: 89,5%) 1.Curar casos novos bacilíferos (parâmetro: 85%, TO: 89,5%)

10 Indicadores de Monitoramento e Avaliação 4. Verificar a cobertura do tratamento supervisionado (parâmetro: 70%, TO: 88,2%) 4. Verificar a cobertura do tratamento supervisionado (parâmetro: 70%, TO: 88,2%) 5. Realizar a busca de contatos de TB (parâmetro: 70%, TO: 80,3%) 5. Realizar a busca de contatos de TB (parâmetro: 70%, TO: 80,3%) 3. Encerrar oportunamente os casos novos de TB (parâmetro: 90%, TO: 94%) 3. Encerrar oportunamente os casos novos de TB (parâmetro: 90%, TO: 94%)

11 SVPS/ DVE/ CDT/ GNPS/ TB Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde Equipe técnica: Leila Bernardez Del Nero de Freitas - Enfermeira Patrícia Regina Moreira Gomes - Enfermeira Rosângela Coutinho – Enfermeira Myria Coelho Adati Guimarães – Farmacêutica/ Gerente de Núcleo de Pneumologia Sanitária. (63) /1731/1768 Tocantins livre da tuberculose


Carregar ppt "Programa de Controle da Tuberculose Gerência de Núcleo de Pneumologia Sanitária Myria Coelho Adati Guimarães Abril/2010 Superintendência de Vigilância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google