A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO DE DOENÇAS TRANSMISSÍVEIS GERÊNCIA DE NÚCLEO DE PNEUMOLOGIA SANITÁRIA/TUBERCULOSE MUNICÍPIO: _________________________________ UNIDADE DE SAÚDE:___________________________ MARÇO, 2009

2 TUBERCULOSE O que é?

3 Uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Koch

4 Em geral a tuberculose atinge os pulmões, mas pode atingir qualquer parte do corpo

5 A tuberculose é transmitida pelo ar quando o doente tosse, fala ou espirra!

6 Nem todas as pessoas adoecem de tuberculose. Depende da resistência do organismo.

7 Toda a família precisa ser examinada. A vacina BCG protege as crianças

8 TosseFebre baixa, geralmente a tarde Cansaço fácilPerda de pesoSuor noturno Tosse por mais de 3 semanas tem que ser investigada ! Sintomas

9 Se o exame do escarro é positivo, dá para ver os bacilos pelo microscópio.

10 Primeira fase - 2 meses - 2 cápsulas vermelhas e 4 comprimidos brancos por dia Para pessoas com menos de 45 quilos, a dose é menor. TRATAMENTO DA TUBERCULOSE

11 pirazinamida depois do café da manhã rifampicina + isoniazida se possível em jejum

12 Segunda fase 2 cápsulas vermelhas por dia

13 O tratamento dura pelo menos 6 meses e deve ser supervisionado. Já estou melhor, posso parar o tratamento? Nunca pare por conta própria. A doença pode voltar ! Os bacilos podem ficar resistentes!

14

15

16 dura Nesse caso venha, isso pode ser resolvido ! E se eu não me sentir bem com os remédios? Se necessário, o doente pode comparecer fora do dia marcado

17 Não precisa separar objetos pessoais. O doente pode comer de tudo... deve parar ou diminuir o máximo a bebida e o cigarro.

18 O tratamento é gratuito. E felizmente a tuberculose tem cura !

19 GERÊNCIA DE NÚCLEO DE PNEUMOLOGIA SANITÁRIA GNPS/TUBERCULOSE EQUIPE TÉCNICA Myria Adati – Farmacêutica/ Gerente Leila Bernardez – Enfermeira Patrícia Regina Gomes – Enfermeira Rosângela Coutinho – Enfermeira Verônica Aires – Técnica de Enfermagem Faça o catavento girar, espalhando a informação: Tuberculose tem cura e o tratamento é gratuito!.


Carregar ppt "GOVERNO DO ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE SUPERINTENDÊNCIA DE VIGILÂNCIA E PROTEÇÃO A SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA COORDENAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google