Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRicardo Vences Alterado mais de 11 anos atrás
1
Visita de Monitoramento de Controle da Tuberculose Salvador/Bahia
2
Tuberculose em Salvador
Município prioritário, pois é a 3º capital em números de casos. Distrito Sanitário em 2011 com o menor número de cura: Subúrbio Ferroviário com 43,68; Distrito Sanitário com maior abandono de tratamento em 2011 é o Centro Histórico 28,0%; Distrito Sanitário com maior casos de Tuberculose Multirresistente é o Cabula- Beirú.
3
AVANÇOS Reuniões mensais com os supervisores distritais ; Encontros anuais com os gerentes das unidades; Apoio às ações educativas e de mobilização social(Comitê Metropolitano, Fórum Baiano,DS e US); Realização de apoio aos DS nas ações educativas e de mobilização do Dia Mundial e Dia Municipal; Acompanhamento das atividades/Ações do Apoio, Diagnóstico e Assistência Farmacêutica; Implantação do Dia de Intensificação; Distribuição de incentivos aos pacientes em tratamento( tickets); Implantação do Sistema ILTB.
4
DESAFIOS Estamos no processo de reestruturação do PMCT no Município, devido à nova gestão, contratação dos recursos humanos que passaram no concurso e mudanças de coordenadores e gerentes de unidades.
5
Desafios Capacitação e educação permanente para todos os profissionais que atuam na rede em parceria com o Hospital Otávio Mangabeira; Implantação do Programa de Tuberculose em todas as unidades de Saúde; Capacitação em PPD para os novos profissionais em parceria com Faculdades; Capacitação em testagem rápida em HIV já em andamento.
6
Desafios Ampliação das referências secundárias; Garantia dos resultados dos exames de baciloscopia via on line no prazo de 24 horas para os 12 distritos que serão entregues para o usuário em tempo hábil com resolutividade e privacidade.
7
Desafios Retornar com os encontros técnicos-científicos bimensais;
Encontro anuais com os profissionais do Same e ACS; Seminário de Planejamento Anual; Oficina de Avaliação PCT/SINAN semestral;
8
Desafios Realização de visitas de monitoramento( já em andamento); Supervisão nos Núcleos Hospitalares; Participação em GTs específicos:População em Situação de Rua, Hospitais,TBXDR; Supervisão nos Núcleos Hospitalares.
9
Desafios Garantia de continuidade do tratamento de pacientes em situação de vulnerabilidade( população privada de liberdade,população em situação de rua, profissionais de saúde); Instituir o tratamento para a dependência do tabaco no programa de tuberculose; Reestruturação da rede de atendimento; Atualização das informações /dados;
10
Desafios Busca de sintomáticos respiratórios faltosos e contatos; Controle da infecção tuberculosa em serviços de saúde e longa permanência; Resistência dos profissionais na estratégia TOD e no atendimento aos casos de tuberculose Formação de novas parcerias intra e intersetoriais ;
11
Melhorar a logística de recebimento de escarro na US e entregar em tempo hábil o resultado já citado anteriormente como será o fluxo via on-line; Colocar como rotina a busca de sintomáticos respiratórios( sala de espera, consulta,grupos prioritários e com vulnerabilidade social), priorizando a solicitação de baciloscopia e coleta oportuna.
12
Ampliação do acesso ao exame do Rx através das Unidades de Emergência(vê mapa de vinculação);
13
Laboratório Adquirir cabine de segurança biológica classe 2B2- processo de andamento; Recomendação 2011: aumentar o efetivo de boys de 8 para 12 profissionais(100% realizado); Adquirir autoclave para descontaminação do material para descarte-aguardando doação Lacen Estadual,mas atualmente temos a SEREQUIPE.
14
Laboratório Adequar infra-estrutura a para a sala de baciloscopia( colocado exaustor na sala de coloração). Até o momento não foi feito as demais adequações( tem que concluir os armários, consertar o teto e outras coisas pendentes em todos os laboratórios).
15
Laboratório Instalar divisórias para a bancada de microscopia da sala de preparação de cultura. Não foi realizado e com a cabine de segurança melhoraria muito; Garantido a aquisição de materiais e insumos; Necessidade de enviar amostras identificadas adequadamente e com fichas de encaminhamento devidamente preenchidas com os dados de informação completo.
16
Laboratório Mensalmente encaminhamos dados de pacientes para o Lacen e Viep. Necessidade de reforço de RH(ainda não conseguimos),solicitamos treinamento dos novos contratados para o LACEN. Realizar capacitação em biossegurança para boys e técnicos dos postos de coleta sobre acondicionamento e transportes de amostras biológicas( programado para dezembro 13 e janeiro/14 adiados por conta implantação e dificuldade do sistema de informática.
17
Laboratório Empresa Poliexprees realiza treinamento de biossegurança com seus motoboys.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.