A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE"— Transcrição da apresentação:

1 Oficina para troca de experiências entre os Coordenadores dos NHE da Bahia.
Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE Núcleo Hospitalar de Epidemiologia

2 Portarias NHE Portaria nº 2529 (23/11/04)
Institui o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, cria a Rede Nacional de Hospitais de Referência para o referido Subsistema e define critérios para qualificação de estabelecimentos. Portaria nº 1/SVS (17/01/05) Regulamenta a implantação, monitoramento e avaliação do Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em âmbito Hospitalar, integrando o Sistema Nacional de Vigilância

3 Composição do NHE Hospital Martagão Gesteira
O NHE é composto por: 01 Médico; 01 Enfermeira; 01 Bolsista de Enfermagem

4 História do núcleo O NHE do Hospital Martagão Gesteira foi fundado em Janeiro de 2006. Em 17 de Novembro de 2011 houve o descredenciamento do Núcleo Hospitalar pelos seguintes motivos: -Baixo número de notificacações; -Mudança do perfil do Hospital de Pediatria Geral para Cardiologia e Oncologia; -Dificuldade de acesso.

5 História do núcleo Porém após reunião com Sr. Nildes Almeida, a nova equipe composta pela Enfermeira Paula Beatriz Sacramento e pelo Infectologista Gustavo Mustafa, retomaram as ações de Vigilância Epidemiológica estreitando os laços com o Distrito Sanitário Centro Histórico, VIEP e Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado com reestruturação do relatório mensal e aumentando o número de notificações e orientando o corpo Clínico na detectação dos casos suspeitos e encaminhamento das amostras para o LACEN.

6 Atividades desenvolvidas
Busca ativa dos agravos de notificação compulsória; Avaliação da procedência dos casos; Notificação no sistema SINAN-net/ online; Investigação; Encaminhamento; Sensibilização dos profissionais de saúde para a importância da notificação;

7 Atividades desenvolvidas
Notificação dos óbitos < 1 ano e MIF; Exporte de lotes , notificação negativa; Participação de Projeto de pesquisa Nacional sobre a efetividade da vacina pneumocócica 10 valente; Campanha de vacinação para os colaboradores em parceria com a Medicina Ocupacional; Solicitação de Imunoglobulinas e Vacinas.

8 Fluxograma Ministério DIVEP VIEP Distrito Sanitário Hospital

9 Neida Fernanda Britto Enfermeira Núcleo Hospitalar de Epidemiologia Hospital Martagão Gesteira (71)


Carregar ppt "Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google