A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.. Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal no município de Ilhéus. Óbitos de MIF (2005) Óbitos Infantis e Fetais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.. Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal no município de Ilhéus. Óbitos de MIF (2005) Óbitos Infantis e Fetais."— Transcrição da apresentação:

1 Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.

2 Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal no município de Ilhéus. Óbitos de MIF (2005) Óbitos Infantis e Fetais (2007) Mal definidas (2008) Comitê de Mortalidade Materno-Infantil (Fevereiro )

3 Portaria municipal 02, de 22 de fevereiro de 2008: Institui o Comitê Municipal de estudo da mortalidade materna e de prevenção do óbito infantil e fetal, de caráter técnico-científico, interinstitucional, multiprofissional, congregando entidades governamentais e da sociedade civil, direcionadas à proteção da saúde da gestante e da criança, se constituindo como câmara técnica do Conselho Municipal de Saúde.

4 Grupo Técnico do Comitê (Julho – 2008): Vigilância de Óbitos Maternidade Atenção Básica Referência Técnica (Pediatria e G.O.)

5 Fluxograma da Vigilância de Óbitos Recolhimento das D.O. em hospitais, cartórios e outros (semanalmente) Triagem das D.O. e entrega de cópia para investigação. Solicitação de prontuários hospitalares Investigação em UBS e domicílio (PACS/PSF) Resumo do caso Avaliação do Grupo Técnico do Comitê Identificação de problemas, recomendações. Digitação no módulo do SIM (MIF).

6 Dificuldades Falta de apoio dos profissionais da Atenção Básica na investigação dos óbitos. Dificuldade na localização dos endereços para investigação em domicílio. Pouca disponibilidade de veículos para investigação dos óbitos. Escassez de recursos humanos para atividades de vigilância de óbitos.

7 Facilidades: Integração entre Sistemas de Informação e Vigilância de Óbitos. Existência do Grupo Técnico para análise dos óbitos. Compromisso por parte dos profissionais que atuam no Grupo Técnico do Comitê.

8 Comitê de Mortalidade Última reunião realizada em 17 de junho de Apresentação do perfil de mortalidade materna, infantil e fetal no ano de Consolidado dos problemas identificados. Elaboração de Carta de Recomendação para o gestor. Discussão de estratégias com a Diretoria de Planejamento da SMS visando a redução da mortalidade.

9 ... Um sonho que se sonha junto é realidade

10 Contatos: Vigilância Epidemiológica de Ilhéus Maurícia Lino Miranda (73) (73)


Carregar ppt "Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.. Vigilância do Óbito Materno, Infantil e Fetal no município de Ilhéus. Óbitos de MIF (2005) Óbitos Infantis e Fetais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google