A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise de Sistemas Ambientais Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise de Sistemas Ambientais Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais."— Transcrição da apresentação:

1 Análise de Sistemas Ambientais Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais

2 A visão sistêmica É a forma natural de ver qualquer objeto de análise. Houve deturpações do método científico, por necessidade de compartimentalização, em certas épocas. Redescoberta da visão sistêmica às vezes tem sido apontada como novidade. É requisito, óbvio, natural, para qualquer análise, abordagem e/ou modelagem de sistemas ambientais.

3 A análise sistêmica É tão comum que ferramentas computacionais de apoio à análise e à modelagem estão disponíveis, como o Stella, por exemplo.

4 A necessidade da análise sistêmica Exemplos: o paradigma da convivência com a seca (início dos anos 1980, com a constatação do fracasso da solução hidráulica para o Nordeste semi-árido)

5 A necessidade da análise sistêmica Exemplos: o usuário como centro do processo de desenvolvimento e uso de software (início dos anos 1980, com o advento dos PCs) a metodologia de programação orientada a objetos (meados dos anos 1980)

6 A necessidade da análise sistêmica Exemplos: tubarões na costa sul do Recife:

7 A necessidade da análise sistêmica Exemplos: mudanças na linha de costa do litoral sul do Recife – livro The Evolving Coast

8 A necessidade da análise sistêmica Exemplos: a construção desordenada de açudes em bacias hidrográficas e a Lei 9433/97


Carregar ppt "Análise de Sistemas Ambientais Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google