A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional."— Transcrição da apresentação:

1 MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional

2 Objetivo desta apresentação Solicitar a participação de alunos do curso de Engenharia Mecânica para auxiliar na validação da proposta da Metodologia MetaMoS.

3 Modelagem e Simulação informatizadas Em termos práticos, a modelagem e simulação informatizadas consistem na construção de um modelo de um sistema real, e com o uso de um aplicativo computacional, possibilita a realização de experimentos com vários cenários deste modelo.

4 O que é a MetaMoS? É uma proposta de Metodologia para construção de Base de Conhecimento, para orientação de pesquisadores e engenheiros interessados em modelagem e simulação dinâmica na aplicação dos conceitos de engenharia que permitam a construção dos modelos dos componentes para representação de um sistema de engenharia a ser analisado, possibilitando a aplicação em ambiente computacional para modelagem e simulação dinâmica unidimensional.

5 modelagem e simulação dinâmica unidimensional Na abordagem unidimensional, o comportamento das variáveis características de um sistema de engenharia é analisado considerando somente o tempo como variável independente, desconsiderando a variação espacial.

6 Como se fará a validação? A validação da MetaMoS será efetuada pela validação da Base de Conhecimento construída à partir das orientações da Metodologia.

7 Como se fará a validação? (cont.) Se um usuário da Base de Conhecimento for capaz de modelar um sistema para implementa-lo em um Ambiente Virtual de Modelagem e Simulação, esta Base cumpriu o objetivo a que se propõe.

8 O que modelar? Serão propostos 3 exemplos / problemas de sistemas hidráulicos a serem modelados pelo usuário da Base de Conhecimento. Estes sistemas oportunizarão a análise de diferentes fenômenos que ocorrem nas suas operações por meio da modelagem e simulação dinâmica unidimensional.

9 Como se fará a orientação para modelar o sistema? A orientação se fará com a utilização de uma interface em HTML que funcionará em paralelo ao Ambiente de Modelagem AMESim existente na UFSC, tendo em vista a necessidade de implementar os modelos sugeridos pela Base de Conhecimento em uma ambiente de modelagem e simulação dinâmica.

10 Como se fará a orientação para modelar o sistema? (cont. 1) Estrutura adotada

11 Como se fará a orientação? (cont. 2) Tela de interação inicial da MetaMoS Visitar página Observação: Em função de mudança de servidor, algumas representações aparecem incompletas. Para o momento da validação a Base estará em condições de uso pleno.

12 Como se fará a orientação ? (cont. 3) Tela de interação do PROTEGE Para conhecer a base de conhecimento representada pelo Protege clique aqui Observação: Em função de mudança de servidor, algumas representações aparecem incompletas. Para o momento da validação a Base estará em condições de uso pleno.

13 Como se fará a orientação ? (cont. 4) Tela de interação do PROTEGE Para conhecer a estrutura de representação do Protege clique aqui.clique aqui Para outras informações sobre Ontologias e o Protege clique aqui

14 Como se fará a validação ? Em resumo: Serão fornecidos três exemplos de sistemas a serem modelados e com o auxilio da Base de Conhecimento, viabilizada pela interface com o usuário, o aluno deverá ser capaz de construir os modelo destes sistemas para aplicação no Ambiente de Modelagem e Simulação AMESim, software utilizado para validação da Base. Ao final da tarefa de modelagem e simulação o aluno será convidado a responder um questionário com 10 questões de múltipla escolha e duas questões descritivas para comentários.

15 Quando se fará a validação ? A data para validação da Base de Conhecimento deverá ser marcada em comum acordo com o professor orientador Jonny Carlos da Silva que indicará os dias disponíveis para utilização do laboratório de informática para utilização do AMESim. Na semana entre 18 e 21 de maio de 2009, o aluno orientado pelo professor Jonny estará disponível para comunicação seja presencial ou via msn ou SightSpeed. Os dias de atendimento presencial deverão ser marcados com o aluno orientado para coincidirem preferencialmente entre os dias 19 e 21 de maio, pois será necessário uma breve explicação do uso do AMESim para realizar o processo de validação. Enviar mensagem para: informando data e horário

16 Agradeço a atenção e colaboração de todos pelo interesse em participar deste processo, que mais do que qualquer coisa, exige a dedicação de um bem muito valioso: o seu tempo. Agradeço também a especial atenção despendida pelo profº Jonny Carlos da Silva, sem a qual esta atividade não teria êxito.


Carregar ppt "MetaMoS Metodologia para construção de Base de Conhecimento em modelagem e simulação dinâmica unidimensional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google