A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Área: Engenharia de Software e Sistemas de Informação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Área: Engenharia de Software e Sistemas de Informação"— Transcrição da apresentação:

1 Área: Engenharia de Software e Sistemas de Informação
Profa. Elisa Yumi Nakagawa Junho/2010

2 Conteúdo Software Engenharia de Software Sistemas de Informação
Disciplinas de Engenharia de Software em Engenharia de Computação Oportunidades de Emprego Oportunidades de Pesquisa Conclusão SSC - Departamento de Sistemas de Computação

3 Quais características tem um software?
Alguém tem um software? O que é software? Quais características tem um software?

4 Software Software engloba:
Programas: que quando executados produzem a função e o desempenho desejados Documentos: que descrevem a operação e o uso dos programas Estruturas de Dados: que possibilitam que os programas manipulem adequadamente a informação Desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico Não se desgasta, mas se deteriora

5 Por que surgiu a Engenharia de Software?

6 Breve Histórico Crise do software Entre 1965 a 1975
Crescia o número de sistemas de software baseados em computador Não havia nenhuma documentação Conjunto de problemas apareceram no desenvolvimento de software Manutenção do software quase impossível SSC - Departamento de Sistemas de Computação

7 Definição Engenharia de Software
A aplicação de uma abordagem sistemática, disciplinada e possível de ser medida para o desenvolvimento, operação e manutenção do software (Fonte: IEEE).

8 Atividades da ES Análise de Sistema Planejamento do Projeto DEFINIÇÃO
ATIVIDADES DE APOIO Documentação Gerenciamento de Configuração Verificação Validação Revisão Conjunta Auditoria Resolução de Problemas Garantia da Qualidade de Software ..... DEFINIÇÃO Análise de Sistema Planejamento do Projeto Análise de Requisitos CONSTRUÇÃO SOFTWARE PRODUTO Projeto Codificação Teste MANUTENÇÃO Entendimento Modificação Revalidação

9 Qual é o futuro da Engenharia de Software?
A motivação principal deste trabalho é aumentar o reuso de software: por reuso entende-se a reutilização de quaisquer dos artefatos produzidos ao longo do desenvolvimento de software, como documento de requisitos, modelos de análise e projeto, código fonte, conjuntos de casos de teste, etc. Desde o princípio da era da computação, programadores têm se preocupado com o reuso de software. Nos anos 70, o reuso de módulos e subrotinas era feito basicamente com cópia de código, obtendo-se o reuso principalmente de procediemntos e algoritmos. Já nos anos 80, com o advento da orientação a objetos, passou-se reutilizar, por meio de herança, tanto os dados quanto o comportamento de todos os objetos de uma classe. À medida em que foi aumentando a preocupação com qualidade e a exigência por produtividade no desenvolvimento de software, novas técnicas foram surgindo para reusar artefatos cada vez maiores, como os componenetes, e também artefatos em níveis mais altos de abstração, como os frameworks e os padrões. A análise de domínios surgiu como um meio de captar e documentar o conhecimento sobre famílias de aplicações em um dado domínio. O foco deste trabalho é em padrões e frameworks.

10 Engenharia de Software
Então... A Engenharia de Software é uma disciplina que aplica os princípios de engenharia com o objetivo de produzir software de alta qualidade a baixo custo. Mas o que é Qualidade de Software?

11 Definição Genérica de Qualidade de Software
De um modo geral, qualidade de software pode ser definida como: um conjunto de atributos de software que devem ser satisfeitos para que o software atenda às necessidades do usuário (seja ele um usuário final, um desenvolvedor ou uma organização). SSC - Departamento de Sistemas de Computação

12 Qualidade depende do Ponto de Vista
usuário interesse fica concentrado principalmente no uso do software: facilidade de uso, requisitos atendidos desenvolvedor a qualidade fica mais voltada às características internas do software: legibilidade, testabilidade, eficiência a qualidade do produto não pode ser desvinculada dos interesses da organização: custos e prazos gerente

13 Definição Sistema de Informação
Sistema automatizado, ou mesmo manual, que abrange pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o usuário. SSC - Departamento de Sistemas de Computação

14 Sistemas de Informação
Utilizando Sistemas de Informação Estão presentes no dia a dia de todos as pessoas e organizações (Exemplo: empresas, universidades, entre outros) Podem ser o diferencial competitivo Exemplos de Sistemas de Informação? SSC - Departamento de Sistemas de Computação

15 Sistemas de Informação X Engenharia de Software
Enquanto que ... A Engenharia de Software define métodos, processos e ferramentas para desenvolvimento de software Sistemas de Informação... ...constituem um dos tipos de software que podem ser beneficiados pelo uso da Engenharia de Software SSC - Departamento de Sistemas de Computação

16 Disciplinas da EC Sistemas Embarcados Obrigatória
SSC Engenharia de Software (4. período) SCC Programação Orientada a Objetos (4 período) SSC Análise e Projeto Orientados a Objetos (7. período) Ênfases: Sistemas Computacionais Avançados SSC Teste e Inspeção de Software SSC Métodos e Técnicas para Analise e Projeto de Sistemas Reativos Sistemas Embarcados SSC Engenharia de Software para Sistemas Embarcados SSC Projeto e Implementação de Sistemas E

17 Oportunidade de Emprego
Desenvolvimento de sistemas: analista de sistemas, projetista, testador, analista de qualidade, gerente de projetos, gerente de desenvolvimento Customização e implantação de sistemas de informação CRM (Customer Relationship Management) ERP (Enterprise Resource Planning) BI (Business Intelligence) Consultoria em desenvolvimento de software: profissional autônomo ou empresa de consultoria

18 Oportunidade de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Engenharia de Software Criado em 1974 Objetivo principal: Estabelecer processos, metodologias e construir ferramentas para apoiar o desenvolvimento de software Labes (Laboratório de Engenharia de Software)

19 Oportunidade de Pesquisa
Alguns números (2008) 25 Doutorados Defendidos 128 Mestrados Defendidos Atualmente, aproximadamente: 14 Alunos de Doutorado 19 Alunos de Mestrado Vários Alunos de Iniciação Científica Aproximadamente 16 Projetos de Pesquisa em Andamento. Mais relevantes: INCT-SEC (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Sistemas Embarcados Críticos) QualiPSo (Quality Platform for Open Source Software)

20 Oportunidade de Pesquisa
Linhas de Pesquisa Programação orientada a objeto e a aspecto Engenharia de software experimental Teste de software Métodos formais, teste baseado em modelo, model checking, geração de teste, ferramentas de teste, teste de programas paralelos, teste de especificação, teste de programas orientados a aspectos e teste de sistemas orientados a serviços Reúso de software Padrões de software, componentes, frameworks, linha de produto de software e geradores de aplicação Arquitetura de software e ambientes de engenharia de software Aplicação orientada a serviço Software livre e aplicações web Ontologia Educação e treinamento em engenharia de software, objetos de aprendizagem e educação a distãncia

21 Oportunidade de Pesquisa
Pesquisadores/Docentes Envolvidos Prof. Dr. Adenilso da Silva Simão Profa. Dra. Elisa Yumi Nakagawa Profa. Dra. Ellen Francine Barbosa Prof. Dr. José Carlos Maldonado Prof. Dr. Márcio Eduardo Delamaro Prof. Dr. Paulo Cesar Masiero Profa. Dra. Renata Pontin de Mattos Fortes Profa. Dra. Rosana Teresinha Vaccare Braga Profa. Dra. Simone do Rocio S. de Souza

22 Conclusão Softwares têm qualidade?
Qual é o futuro da Engenharia de Software? É preciso fazer alguma coisa? A motivação principal deste trabalho é aumentar o reuso de software: por reuso entende-se a reutilização de quaisquer dos artefatos produzidos ao longo do desenvolvimento de software, como documento de requisitos, modelos de análise e projeto, código fonte, conjuntos de casos de teste, etc. Desde o princípio da era da computação, programadores têm se preocupado com o reuso de software. Nos anos 70, o reuso de módulos e subrotinas era feito basicamente com cópia de código, obtendo-se o reuso principalmente de procediemntos e algoritmos. Já nos anos 80, com o advento da orientação a objetos, passou-se reutilizar, por meio de herança, tanto os dados quanto o comportamento de todos os objetos de uma classe. À medida em que foi aumentando a preocupação com qualidade e a exigência por produtividade no desenvolvimento de software, novas técnicas foram surgindo para reusar artefatos cada vez maiores, como os componenetes, e também artefatos em níveis mais altos de abstração, como os frameworks e os padrões. A análise de domínios surgiu como um meio de captar e documentar o conhecimento sobre famílias de aplicações em um dado domínio. O foco deste trabalho é em padrões e frameworks. SSC - Departamento de Sistemas de Computação

23 Conclusão Algumas respostas... Métodos e processos mais adequados
Melhores ferramentas de engenharia de software Novas abordagens/tecnologias de desenvolvimento de software Alguns exemplos: Metodologias Ágeis Model-driven Development Frameworks Programação Orientada a Aspecto Arquitetura Orientada a Serviço .... A motivação principal deste trabalho é aumentar o reuso de software: por reuso entende-se a reutilização de quaisquer dos artefatos produzidos ao longo do desenvolvimento de software, como documento de requisitos, modelos de análise e projeto, código fonte, conjuntos de casos de teste, etc. Desde o princípio da era da computação, programadores têm se preocupado com o reuso de software. Nos anos 70, o reuso de módulos e subrotinas era feito basicamente com cópia de código, obtendo-se o reuso principalmente de procediemntos e algoritmos. Já nos anos 80, com o advento da orientação a objetos, passou-se reutilizar, por meio de herança, tanto os dados quanto o comportamento de todos os objetos de uma classe. À medida em que foi aumentando a preocupação com qualidade e a exigência por produtividade no desenvolvimento de software, novas técnicas foram surgindo para reusar artefatos cada vez maiores, como os componenetes, e também artefatos em níveis mais altos de abstração, como os frameworks e os padrões. A análise de domínios surgiu como um meio de captar e documentar o conhecimento sobre famílias de aplicações em um dado domínio. O foco deste trabalho é em padrões e frameworks. SSC - Departamento de Sistemas de Computação

24 Área: Engenharia de Software e Sistemas de Informação
Profa. Elisa Yumi Nakagawa Junho/2010


Carregar ppt "Área: Engenharia de Software e Sistemas de Informação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google