A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Um Breve Estudo no Livro de Habacuque

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Um Breve Estudo no Livro de Habacuque"— Transcrição da apresentação:

1 Um Breve Estudo no Livro de Habacuque
Pastor Washington Roberto Nascimento

2 Título 1. No Hebraico o título deste livro é: חֲבַקּוּק e significa: “Aquele que abraça”. Do verbo חֲבַק que significa abraçar (as três consoantes hebraicas são: het, bet, qof).

3 2. O título deste livro na Bíblia LXX (Septuaginta), o que significa dizer em grego, segue o título hebraico:Αμβακουμ (alfa, mu, beta, alfa, capa, ómicron, úpsilon, mu). 3. O título deste livro em latim, na Bíblia Vulgata, é o mesmo que temos em grego e hebraico:Abacuc. 4. O título em português, portanto, segue as línguas acima mencionadas.

4 Data e Autoria 1. Baseados no primeiro versículo deste livro podemos dizer que o seu autor se chamava Habacuque. “Sentença revelada ao profeta Habacuque”.

5 2. A data é do final do século VII a. C., isto é, 605 a. C.
3. Não há referência a nenhum rei de Judá ou Israel, e há menção da Babilônia. Habacuque 1:6. “Pois eis que eu suscito os Caldeus, nação amarga e impetuosa...”

6 Notas Gerais 1. Este livro inicia com perguntas, mas termina com louvor, uma declaração de fé. 2. O início do livro – Habacuque 1:2. (O questionamento) “Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?” Gritar-te-ei: Violência! E tu não salvarás?”

7 3. O final do livro – Habacuque 3:17-19 (A adoração, o louvor).
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado”.

8 “Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação”.
“O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça e me faz anda em lugares altos”. “Ao mestre de canto. Para instrumentos de cordas”.

9 4. O questionamento que o profeta faz com Deus é produto de sua:
4.1. Sinceridade; 4.2. Honestidade emocional; 4.3. Ousadia; 4.4. Fé, confiança; 4.5. Liberdade. 4.6. Como é o seu relacionamento com o Senhor?

10 5. O profeta só pode confessar, adorar e louvar ao Senhor no final de seu livro porque:
5.1. Ele desabafou com Deus (a cura começa quando nos abrimos, abrimos o nosso coração).

11 5.2. Confiou em Deus, a despeito de não entender tudo – Habacuque 2:4 – “Mas o justo viverá pela sua fé”. 6. O estilo literário deste livro lembra alguns Salmos (Salmos 10:1;13:1; 22:1; 28:1 etc.).

12 7. O livro está dividido em três partes – os três “Ps” do Profeta.
7.1. A perplexidade do profeta – Capítulo 1. 7.2. A paciência do profeta – Capítulo 2. 3. O prazer do profeta – Capítulo 3.

13 8. Vale sublinhar e meditar nas perguntas que o profeta faz a Deus (Habacuque 1:2,3 e 13).
9. No início do capítulo 2 (dois) de Habacuque há três palavras chaves para o profeta e para todos os crentes: Vigia, veja e escreva.

14 10. O texto de Habacuque 2:4 tem atravessado os séculos e inspirado diferentes homens de Deus.
10.1. Paulo escreveu sobre este texto: Romanos 1:17. “Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá da fé”.

15 Gálatas 3:11. “É evidente que, pela lei, ninguém é justificado diante de Deus, porque o justo viverá pela fé”. 10.2. Martinho Lutero baseou-se neste texto de Habacuque, que foi usado pelo apóstolo Paulo, para protestar contra a igreja de Roma e suas práticas -

16 Sola scriptura. Sola fide. Sola gratia. Soli Deo gloria. Solus Christus.


Carregar ppt "Um Breve Estudo no Livro de Habacuque"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google