A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA."— Transcrição da apresentação:

1 CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA

2 A FUNDAÇÃO DE ROMA ESTÁ CERCADA DE LENDAS E MITOS.

3 TRADICIONALMENTE CONSIDERA-SE QUE ELA SE DEU EM 753 A. C
TRADICIONALMENTE CONSIDERA-SE QUE ELA SE DEU EM 753 A.C. SABE-SE, PORÉM, QUE A FORMAÇÃO CULTURAL DO POVO ROMANO SOFREU INFLUÊNCIA DE GREGOS E ETRUSCOS.

4 OS ROMANOS RECEBERAM DOS ETRUSCOS A IDEIA DE QUE A ARTE DEVE EXPRESSAR A REALIDADE VIVIDA.

5 DOS GREGOS, HERDARAM A VISÃO DE QUE A ARTE DEVE EXPRESSAR UM IDEAL DE BELEZA.

6 A ESCULTURA A ESCULTURA É UMA FORMA INTERESSANTE DE OBSERVAR A INFLUÊNCIA DE ETRUSCOS E GREGOS. REALISTAS E PRÁTICOS COMO OS ETRUSCOS, OS ROMANOS PRODUZIAM NA ESCULTURA FIGURAS MUITO PRÓXIMAS DA PESSOA RETRATADA.

7 COMO OS GREGOS, PROCURARAM TAMBÉM MANIFESTAR EM SUAS OBRAS UMA BELEZA HUMANA IDEAL. A PREOCUPAÇÃO DOS ESCULTORES ROMANOS EM REPRESENTAR FIGURAS DE FÁCIL IDENTIFICAÇÃO É NOTADA TAMBÉM NOS RELEVOS DE MONUMENTOS COMEMORATIVOS.

8 POR SEREM REALISTAS E PRÁTICOS, SUAS ESCULTURAS SÃO UMA REPRESENTAÇÃO FIEL DAS PESSOAS E NÃO A DE UM IDEAL DE BELEZA HUMANA, COMO FIZERAM OS GREGOS. RETRATAVAM OS IMPERADORES E OS HOMENS DA SOCIEDADE. MAIS REALISTA QUE IDEALISTA, A ESTATUÁRIA ROMANA TEVE SEU MAIOR ÊXITO NOS RETRATOS. Bustos que ilustram o romance entre o imperador romano Adriano e o seu jovem amante grego Antinous. Quando o jovem morreu afogado no Nilo, em 130 d.c, o imperador criou uma cidade com o seu nome, elevou-o a deus e cunhou moedas com a sua imagem

9 BUSTO - É A REPRESENTAÇÃO ESCULPIDA OU PINTADA DE UMA PESSOA, SE LIMITANDO À CABEÇA, PESCOÇO, UMA PARTE DO TORSO E OMBROS, GERALMENTE SOBRE UM APOIO. TEM POR FINALIDADE RECRIAR O MAIS FIELMENTE POSSÍVEL A FISIONOMIA DO INDIVÍDUO. Busto de Beethoven, por Hugo Hagen. (Um busto em sua forma mais tradicional)

10 A ARQUITETURA O ARCO FOI UM IMPORTANTE RECURSO DE ARQUITETURA QUE OS ROMANOS CONHECERAM COM OS ETRUSCOS E EMPREGARAM EM MUITAS DE SUAS OBRAS.

11 Passagem sob arco etrusco (Portão da cidade) em Voltera, Itália.

12 O ARCO PERMITIU AMPLIAR O VÃO ENTRE AS COLUNAS, POIS NELES AS TENSÕES TEM DISTRIBUIÇÃO MAIS HOMOGÊNEA.

13 ANTES DE SUA INVENÇÃO O ESPAÇO ENTRE AS COLUNAS ERA LIMITADO PELO TAMANHO DA ARQUITRAVE, POIS QUANTO MAIOR ELA É MAIOR É A TENSÃO QUE RECEBE, ALÉM DISSO, A PEDRA NÃO SUPORTA GRANDES TENSÕES, POR ISSO, OS TEMPLOS GREGOS ERAM REPLETOS DE COLUNAS, O QUE REDUZIA O ESPAÇO DE CIRCULAÇÃO.

14 O CONHECIMENTO DOS ROMANOS SOBRE O ARCO E SOBRE A CONSTRUÇÃO DE ABOBADAS POSSIBILITOU-LHES CRIAR AMPLOS ESPAÇOS INTERNOS, LIVRES DE COLUNAS.

15 PARTENON O PANTEÃO É O MELHOR EXEMPLO DESSA DIFERENÇA DA ARQUITETURA ROMANA EM RELAÇÃO À GREGA.

16 PANTEÃO

17 A GRANDE VARIEDADE DE DEUSES EXISTENTES EM TODO O IMPÉRIO, ESSE TEMPLO, COM SUA PLANTA CIRCULAR FECHADA POR UMA CÚPULA, CRIA UM LOCAL ISOLADO DO EXTERIOR, ERA O MEIO QUE O POVO SE REUNIA PARA O CULTO.

18 COM O EMPREGO DE ARCOS E ABÓBADAS, OS ROMANOS CONSTRUÍRAM AMPLOS EDIFÍCIOS, SOBRETUDO ANFITEATROS, PARA ABRIGAR MUITAS PESSOAS. OS ANFITEATROS ROMANOS FORAM IMPORTANTES TAMBÉM PARA AS LUTAS DE GLADIADORES, ESPETÁCULOS MUITO POPULARES E QUE PODIA SER APRECIADO DE TODOS OS ÂNGULOS.

19 O ANFITEATRO ROMANO POSSUÍA UM ESPAÇO CENTRAL EM FORMA DE ELIPSE, ONDE SE DAVA O ESPETÁCULO. EM VOLTA DELE, FICAVA O AUDITÓRIO, COMPOSTO POR UM GRANDE NÚMERO DE FILEIRAS DE ASSENTOS, QUE FORMAVAM A ARQUIBANCADA. ASSIM ERA O COLISEU, O MAIS BELO DOS ANFITEATROS ROMANOS.

20 O COLISEU DE ROMA TEM MAIS DE 80 ENTRADAS E PODE ACOMODAR CERCA DE 50
O COLISEU DE ROMA TEM MAIS DE 80 ENTRADAS E PODE ACOMODAR CERCA DE ESPECTADORES.

21  IMAGINA-SE QUE MAIS DE PESSOAS PERDERAM A VIDA E MAIS DE UM MILHÃO DE ANIMAIS SELVAGENS FORAM MORTOS.

22 AS ÚLTIMAS LUTAS DE GLADIADORES OCORRERAM EM 435 D.C.

23 UMA DAS CURIOSIDADES MAIS INTERESSANTES SOBRE O COLISEU É O FATO DE QUE TODOS OS ANTIGOS ROMANOS TINHAM ENTRADA GRATUITA PARA OS EVENTOS NO COLISEU, COM COMIDAS SERVIDAS TAMBÉM GRATUITAMENTE DURANTE TODO O SHOW.

24 OS FESTIVAIS, BEM COMO JOGOS PODIAM DURAR ATÉ 100 DIAS.

25 OS ANTIGOS ROMANOS, ÀS VEZES, INUNDAVAM O COLISEU E FAZIAM VERDADEIRAS BATALHAS NAVAIS COM MINIATURA DE NAVIOS.

26 O COLISEU DE ROMA LEVOU 9 ANOS PARA ESTÁ CONSTRUÍDO COM O TRABALHO DE MAIS DE ESCRAVOS JUDEUS.

27 MUITOS DESASTRES NATURAIS DEVASTARAM A ESTRUTURA DO COLISEU, MAS FORAM OS TERREMOTOS DE 847 D.C. E DE 1231 D.C., QUE PROVOCARAM A MAIORIA DOS DANOS QUE EXISTEM HOJE.

28 O NOME ORIGINAL DO COLISEU FOI ANFITEATRO FLAVIANO, EM HOMENAGEM À DINASTIA DE IMPERADORES FLÁVIA.
Titus Flavius Vespasianus, o Imperador Vespesiano, nasceu no dia 17 de Novembro do ano 9 e faleceu no dia 23 de Junho de 73 depois de Cristo, tendo sido o primeiro da Dinastia Flávia, que ocupou o Poder em 69 d.C., logo após o suicídio de Nero e o atribulado Ano dos Quatro Imperadores

29 O MONUMENTO MAIS POPULAR DE ROMA FOI CONSTRUÍDO POR TRÊS RAZÕES
O MONUMENTO MAIS POPULAR DE ROMA FOI CONSTRUÍDO POR TRÊS RAZÕES. COMO UM PRESENTE PARA OS CIDADÃOS ROMANOS DA DINASTIA FLÁVIA E AUMENTAR SUA POPULARIDADE; PARA ENCENAR VÁRIAS FORMAS DE ENTRETENIMENTO; E PARA MOSTRAR A SOBERANIA DAS TÉCNICAS DE ENGENHARIA ROMANA AO MUNDO.

30 O AQUEDUTO: UMA IMPORTANTE OBRA PÚBLICA
A ARTE E A CAPACIDADE DE CONSTRUÇÃO DOS ROMANOS REVELAM UM POVO DE GRANDE ESPÍRITO PRÁTICO: POR TODA PARTE, ESTABELECERAM COLÔNIAS E CONSTRUÍRAM CASAS, TEMPOS, TERMAS, AQUEDUTOS, MERCADOS E EDIFÍCIOS GOVERNAMENTAIS.

31 LE PONT DU GARD

32 A PINTURA A MAIOR PARTE DAS PINTURAS ROMANAS HOJE CONHECIDAS PROVÉM DAS CIDADES DE POMPÉIA E HERCULANO, SOTERRADAS PELA ERUPÇÃO DO VESÚVIO EM 79 A.C..

33 POMPÉIA

34

35

36 AS PINTURAS DE POMPÉIA – CUJAS RUÍNAS FORAM DESCOBERTAS NO SÉCULO XVIII – FAZEM PARTE DA DECORAÇÃO DAS PAREDES INTERNAS DOS EDIFÍCIOS.

37 INICIALMENTE, DECORAVAM-SE AS PAREDES COM UMA CAMADA DE GESSO PINTADO PARA DAR IMPRESSÃO DE PLACAS DE MÁRMORES. MAIS TARDE, ALGUNS PINTORES PERCEBERAM QUE ERA POSSÍVEL PASSAR A ILUSÃO DE UM BLOCO SALIENTE DE MÁRMORE APENAS PELA PINTURA, SEM NECESSIDADE DO GESSO.

38 ESSA DESCOBERTA CONDUZIU A OUTRA: SE ERA POSSÍVEL SUGERIR SALIÊNCIA, PODIA-SE TAMBÉM SUGERIR PROFUNDIDADE. COMEÇOU-SE, ENTÃO, A PINTAR PAINÉIS QUE DAVAM A IDÉIA DE JANELAS ABERTAS POR ONDE SE VIAM PAISAGENS COM PESSOAS E ANIMAIS.

39 OUTRAS VEZES, PINTAVAM-SE BARRADOS COM FIGURAS DE PESSOAS FORMANDO UMA GRANDE PINTURA MURAL.

40 OS ARTISTAS ROMANOS DEDICARAM-SE TAMBÉM À ARTE DO MOSAICO
OS ARTISTAS ROMANOS DEDICARAM-SE TAMBÉM À ARTE DO MOSAICO. FORAM ENCONTRADOS MOSAICOS EM MUITAS CIDADES ROMANAS, MAS OS DE MAIOR VALOR ARTÍSTICO SÃO OS QUE DECORAVAM OS EDIFÍCIOS DE POMPÉIA.

41 MOSAICO OU ARTE MUSIVA É PALAVRA DE ORIGEM ALEMÃ, EMBORA A TÉCNICA SEJA ANTIQUÍSSIMA. É UM EMBUTIDO DE PEQUENAS PEÇAS (TESSELAS) DE PEDRA OU DE OUTROS MATERIAIS COMO (PLÁSTICO, AREIA, PAPEL OU CONCHAS), FORMANDO DETERMINADO MOSAICO. O OBJETIVO DO DESENHO É PREENCHER ALGUM TIPO DE PLANO, COMO PISOS E PAREDES.

42

43 OS PINTORES ROMANOS MISTURAVAM REALISMO COM IMAGINAÇÃO, E SUAS OBRAS OCUPARAM GRANDES ESPAÇOS NAS CONSTRUÇÕES, COMPLEMENTANDO RICAMENTE A ARQUITETURA.


Carregar ppt "CAPÍTULO 4 A ARTE ROMANA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google