A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empirismo John Locke (1632 - 1704).

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empirismo John Locke (1632 - 1704)."— Transcrição da apresentação:

1 Empirismo John Locke (1632 - 1704)

2 John Locke (1632 - 1704)

3 Definições Gnosiologia- o ramo da filosofia que se preocupa com a validade do conhecimento em função do sujeito cognoscente, ou seja, daquele que conhece o objeto. Epistemologia- é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento.

4 Gnosiologia lockiana Para Locke, o fim da filosofia é prático. Pensa que o fim (finalidade) da filosofia é essencialmente moral; quer dizer: a filosofia deve proporcionar uma norma racional para a vida do homem.

5 A Experiência Locke não parte do ser, mas do pensamento.
No nosso pensamento acham-se apenas ideias (no sentido de representações).

6 Qual é a origem e valor das ideias?
Derivam da experiência; antes da experiência o espírito (mente) é como uma folha em branco. Uma TABULA RASA.

7 Experiências A Experiência divide-se em dois tipos:
Experiência Externa Experiência Interna

8 Experiência Externa A experiência externa realiza-se através da sensação, e nos proporciona a representação dos objetos externos: cores, sons, odores, sabores, extensão, forma, movimento.

9 Qualidade das ideias da experiência externa
Nas ideias proporcionadas pela sensibilidade externa, Locke distingue 2 qualidades. São elas: Primárias: puramente objetivas. Secundárias: subjetivas ( bela, boa, etc.)

10 Experiência Interna A experiência interna realiza-se através da reflexão, que nos proporciona a representação das próprias operações exercidas pelo espírito sobre os objetos de sensação : conhecer, crer, lembrar, duvidar, querer.

11 Ideias ou Representações da Experiência Interna
As ideias dividem-se em ideias simples e ideias complexas, que são uma combinação das primeiras. Perante as ideias simples, o espírito é passivo. Perante as ideias complexas, o espírito é ativo.

12 Nominalismo O nominalismo é a doutrina que não admite a existência do universal nem no mundo das coisas, nem no pensamento.

13 Nominalismo em Locke Existem propriamente só indivíduos com uma essência individual. Entretanto, os nomes que designam uma ideia abstrata (propriedades semelhantes em muitas coisas) tem um valor e fim práticos: auxiliar os homens a se conduzirem na vida. Dado o nominalismo, é impossível a ciência verdadeira da natureza, visto que nega a generalização.


Carregar ppt "Empirismo John Locke (1632 - 1704)."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google