A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago."— Transcrição da apresentação:

1 A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago Lopes Farias IV Congresso Nacional das Cidades Educadoras 2011, Lisboa 7 de Maio

2 O que necessitam as Cidades Oferecer Acessibilidade (não Mobilidade) Pessoas Mercadorias Informação A serviços (emprego, …) Espaços de lazer …. mobilidade acessibilidade

3 Como se promove a acessibilidade? Na sociedade moderna a mobilidade é o modo mais expedito de obter acessibilidade a bens e serviços Na cidade do futuro…. Acessibilidade Mobilidade Proximidade “Conectividade” Mobilidade

4 O caso de Portugal Vectores dominantes Economia / PIB per capita Preço dos combustíveis Preço dos veículos / tecnologias Fiscalidade, incentivos Valores, crenças, hábitos, … Diagnóstico Mais de 5 milhões de veículos Uma fonte energética 1/3 das emissões de CO2 Falta de alternativas Cultura do automóvel

5 Que Soluções? Tecnologia dos veículos Novas fontes energéticas Veículos mais eficientes …

6 LIVRO BRANCO Roteiro do espaço único europeu dos transportes – Rumo a um sistema de transportes competitivo e económico em recursos Dez metas para um sistema de transportes competitivo e económico em recursos: marcos de referência para realizar o objectivo de reduzir 60% as emissões de GEE (1)Reduzir para metade o número de veículos automóveis de motorização convencional utilizados no transporte urbano, até 2030; retirá-los de circulação nas cidades, até 2050; descarbonar no essencial a logística nos grandes centros urbanos, até 2030. (10) Avançar na aplicação plena dos princípios do «utilizador-pagador» e do «poluidor-pagador».

7 Que Soluções? Planeamento Urbanístico Cidade de bairros Rede de TP Rede de modos suaves … Tecnologia dos veículos Novas fontes energéticas Veículos mais eficientes …

8 Planeamento das cidades e das nossa vidas: inverter conceitos… trabalhar lazer viver distância requer transporte motorizados: automóvel, autocarro, comboio, etc. trabalhar lazer viver proximidade promove modos suaves

9 Que Soluções? Gestão da Mobilidade Planos de Mobilidade transp. públicos Portagens política de estacionamento … Planeamento Urbanístico Cidade de bairros Rede de TP Rede de modos suaves … Tecnologia dos veículos Novas fontes energéticas Veículos mais eficientes …

10 Medidas Positivas: regresso ao transporte público e aos modos suaves Gestão de Mobilidade

11 Gestão da mobilidade : Promover os modos suaves  Promover cidades pedestre: passeios, zonas sem carros,… “cidade de bairros”, com mais espaços verdes  Promover o uso da bicicleta: zonas de parqueamento, ciclovias.  Sistemas de uso partilhado de bicicletas

12 Gestão da mobilidade: Reduzir a necessidade de deslocações motorizadas  Smart work: flexibilizar horários de trabalho para eliminar horas de ponta  Tele-trabalho: trabalho remoto a partir de casa  Cidade de bairros multifuncionais : oferta de habitação, serviços, comércio, emprego e lazer ao nível de cada bairro

13 Dissuadir o uso do carro  politicas de estacionamento e ambientais  Faixas de rodagem dedicadas a veículos 2+ (com dois ou mais passageiros);  Car pooling:  portagens…. 

14 Que Soluções? Tecnologia dos veículos Novas fontes energéticas Veículos mais eficientes … Gestão da Mobilidade transp. públicos Portagens política de estacionamento … Alteração Comportamental EDUCAÇÃO Eco – Mobilidade Formação Comunicação Civismo …. Planeamento Urbanístico Cidade de bairros Rede de TP Rede de modos suaves …

15 A cidade de Lisboa e a Mobilidade Urbana

16 Diagnóstico + 400 mil carros entram na cidade diariamente Os transportes são responsáveis por + 40% do consumo de energia na cidade. (95% transporte rodoviário). principal fonte de poluentes atmosféricos e de ruído Fonte: ENOVA

17 VISÃO ESTRATÉGICA Lisboa: uma cidade referência no campo da sustentabilidade Cumprindo os objectivos traçados no Pacto de Autarcas Cumprindo as metas estabelecidas no Plano Estratégico Energético - Ambiental para a cidade de Lisboa Indo ao encontro da visão traçada na Carta Estratégica de Lisboa 2010 - 2024 Contribuindo assim para uma Lisboa Menos dependente do automóvel e dos combustíveis fósseis Com uma melhor qualidade do ar Com uma melhor pegada ecológica …EM SUMA UMA LISBOA MAIS SUSTENTÁVEL

18 Cidade de Lisboa Que Soluções? Tecnologia dos veículos Novas fontes energéticas Veículos mais eficientes … Gestão da Mobilidade transp. públicos Portagens política de estacionamento … Alteração Comportamental EDUCAÇÃO Eco – Mobilidade Formação Comunicação Civismo …. Planeamento Urbanístico Cidade de bairros Rede de TP Rede de modos suaves …

19 Mudar mentalidades, hábitos e costumes

20 A mobilidade urbana…deseducou-nos! A mobilidade do presente não incentiva a partilha! A mobilidade urbana promove equidade? (RE) EDUCAÇÃO – A PEÇA CHAVE NUM PUZZLE COMPLEXO EM QUE A CIDADE É O PANO DE FUNDO

21 Tiago Lopes Farias Obrigado pela vossa atenção IV Congresso Nacional das Cidades Educadoras 2011, Lisboa 7 de Maio


Carregar ppt "A Educação como Elemento Chave numa Estratégia de Mobilidade Urbana Tiago Farias Conferência Mobilidade Eléctrica Torres Vedras, 29 de Abril de 2011 Tiago."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google