A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SIG e Modelagem de Dados Parte III

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SIG e Modelagem de Dados Parte III"— Transcrição da apresentação:

1 SIG e Modelagem de Dados Parte III
PÓS GRADUAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO APLICADO AO PLANEJAMENTO URBANO E RURAL MÓDULO: (15) – SIG E MODELAGEM DE DADOS Coordenador: Cilene Gomes Professor: Iana Alexandra Data: (06/02/2009) SIG e Modelagem de Dados Parte III Iana Alexandra Alves Rufino Professor Adjunto – UFCG (Engenheira Civil, Mestre em Arquitetura, Doutora em Recursos Naturais)

2 SIG e Modelagem de Dados
Parte I - Análises Espaciais: Conceitos e Aplicações Parte II - Uma Metodologia para Modelagem de dados em SIG Parte III - Aplicação Prática da Metodologia Parte IV – Exercício coletivo

3 SIG e Modelagem de Dados: parte III
Sistemas de Informação Geográfica GANHO DE CONHECIMENTO SIG As operações realizadas por um SIG devem produzir ganho de conhecimento/informação Gerenciamento eficiente do conhecimento= Informação utilizável (ou útil) Como utilizar de forma otimizada as Funções Básicas e Avançadas já existentes nos “pacotes SIG”?

4 SIG e Modelagem de Dados: parte III
Abordagem Metodológica Aquisição de Conhecimento Levantamento dos Dados Existentes Aquisição do Conhecimento Especializado Sistematização do Processo Decisório Fases: Inteligência/Projeto/Escolha Modelagem Conceitual Modelagem Espacial Pré-processamento Desenvolvimento do Modelo Implementação Inteligência Projeto Escolha As três fases do processo de tomada de decisão segundo Simon (1960)

5 SIG e Modelagem de Dados: parte III
Inteligência Projeto Escolha

6

7 SIG e Modelagem de Dados: parte III
Sistematização do Processo Decisório Fase de Inteligência: Definição do problema “Promover a gestão integrada das águas superficiais e subterrâneas no bairro do Bessa (planície costeira) visando minimizar os impactos sociais, econômicos e ambientais causados pelos alagamentos freqüentes.”

8 SIG e Modelagem de Dados: parte III
Sistematização do Processo Decisório Fase de Projeto: Quais as alternativas? ALTERNATIVA “A” Estabelecer um diagnóstico do ponto de vista da susceptibilidade a alagamentos, identificando “melhores” áreas para ocupação (áreas com menor susceptibilidade a alagamentos) e “avaliando” as áreas já ocupadas segundo alguns critérios considerados (declividade, proximidade a corpos hídricos, etc.) ALTERNATIVA “D” Com vistas à urbanização crescente do bairro, garantir uma quantidade mínima de áreas de recarga para promover o equilíbrio ambiental. Como resultado podem ser sugeridas áreas verdes, ou possíveis alternativas tecnológicas de impermeabilização que considerem o equilíbrio ambiental. ALTERNATIVA “C” Promover um bom funcionamento dos canais existentes para que eles continuem exercendo sua função drenante tanto da água superficial quanto subterrânea (fenômeno comprovado pelos estudos da ATECEL/UFPB, 1999). Para tanto considerar a proximidade dos canais para localizar poços segundo os critérios da alternativa A. ALTERNATIVA “B” Estimular a utilização de água subterrânea do freático para evitar o afloramento do lençol. Para tanto, foram sugeridas algumas simulações como a implantação de poços em algumas localizações (baseadas no conhecimento dos especialistas) e o bombeamento destes poços no período seco para a obtenção de um rebaixamento suficientemente grande para conter a recarga do período chuvoso.

9 SIG e Modelagem de Dados: parte III
Sistematização do Processo Decisório Fase de Escolha: Todas as alternativas propostas são viáveis? Qual a melhor ou as melhores? Cada alternativa é então avaliada e analisada com relação às demais através de uma regra de decisão específica “Escolha” propriamente dita: após a implementação do sistema (utilização dos recursos analíticos) As preferências e julgamentos dos especialistas podem ser identificados ainda nesta fase anterior à implementação

10 O “caso Bessa”: Aspectos Físicos
SIG e Modelagem de Dados: parte III O “caso Bessa”: Aspectos Físicos Tabuleiros Costeiros Planície Costeira CABEDELO JOÃO PESSOA

11 SIG e Modelagem de Dados: parte III
O “caso Bessa”: Localização Bairro do Bessa

12 SIG e Modelagem de Dados: parte III
O “caso Bessa”: Expansão Urbana 1976 1998

13 O “caso Bessa”: Alagamentos Freqüentes
SIG e Modelagem de Dados: parte III O “caso Bessa”: Alagamentos Freqüentes Represamento da drenagem natural pela implantação da rede viária (Junho/2000) Alagamentos (Julho/2004)


Carregar ppt "SIG e Modelagem de Dados Parte III"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google