A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução à Informática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução à Informática"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução à Informática
Software

2 Escala da Informação Digital
Bit / 1 Byte 8 bits [ ] Kilobyte (Kb) bytes Megabyte (Mb) Kb (milhão) Gigabyte (Gb) Mb (bilhão) Terabyte (Tb) Gb

3 Função do Software Software Básico Software Aplicativo

4 Software Básico Todos os programas relacionados à coordenação das operações do computador. Sistema operacional Intermediário entre o hardware e os aplicativos Gerencia o funcionamento do computador Formado por um núcleo (kernel) + bibliotecas Programas utilitários

5 Sistema Operacional Um conjunto de programas que se situa entre os softwares aplicativos e o hardware: Gerencia os recursos do computador (CPU, dispositivos periféricos). Estabelece uma interface com o usuário. Determina como o usuário interage com o sistema operacional. Provê e executa serviços para softwares aplicativos.

6 Kernel (Núcleo) Gerencia o sistema operacional.
É carregado do disco rígido para a memória quando o computador é inicializado. Boot é a inicialização do computador. Executa outros programas do sistema operacional, quando necessário. Outros programas são chamados de não-residentes.

7 Programas Utilitários
Executam tarefas secundárias. Gerenciador de arquivos Compactação de arquivos Backup Desfragmentação de disco Drivers ...

8 Gerenciador de Arquivos
Armazena arquivos em uma estrutura de diretórios hierárquica. O Windows usa o Windows Explorer.

9 Compactação de Arquivos
Reduz a quantidade de espaço que um arquivo requer. Faz o arquivo ocupar menos espaço em disco. Toma menos tempo para transmitir por meio de linhas de comunicação.

10 Outros Programas Utilitários
Backup e Restauração: Backup: faz cópias de discos e armazena-as em um lugar seguro. Restauração: restaura arquivos de backups. Desfragmentador de disco: reorganiza o disco a fim de que todos os arquivos sejam armazenados em localizações contíguas. Driver de dispositivo: manipula comandos para dispositivos, como, por exemplo, impressoras e dispositivos de armazenamento.

11 Aplicativos de Produtividade
Softwares orientados para tarefas Processamento de texto/editoração eletrônica Planilhas eletrônicas Banco de Dados Editor de Imagens Gráficos e Apresentações Comunicação Vídeo Música ...

12 Processadores de Texto
Processamento de Texto O software de computador pessoal mais amplamente usado. Incorpora gráficos em documentos Correção gramatical e ortográfica Editoração Eletrônica editoração visual de alto nível.

13 Planilhas Eletrônicas
Compostas de linhas e colunas de números. Realizam análise “What if” (“E se...?”). Altere uma célula e faça com que a planilha seja recalculada. Apresentam dados graficamente. Exiba as despesas como gráficos de pizza.

14 Banco de Dados Encarrega-se do gerenciamento de uma coleção de fatos inter-relacionados. O software pode armazenar, recuperar, atualizar e manipular dados. Também pode apresentar relatório de dados de muitas maneiras e imprimi-los. Transforma grandes quantidades de dados em informação.

15 Gráficos e Apresentações
Softwares gráficos criam gráficos e mapas a partir de dados numéricos: Identifique tendências e compare dados mais facilmente: Prova visual mais efetiva. Incluídos em programas de planilhas. A apresentação gráfica cria apresentações de “slide show”: Combine gráficos, áudio e vídeo de alta qualidade.

16 Comunicações A capacidade de ligar o computador à linha telefônica ou cabo e comunicar-se com outro computador. Tipicamente, conectado por meio da Internet. Navegador (browser) Mensagens Instantâneas s

17 Fotos e Imagens Organize seus álbuns Edite as fotos
Trabalhe as imagens

18 Áudio e Vídeo Assista / Editore vídeos Escute / Grave músicas

19 Outros Softwares Orientados para Tarefas
Gerenciadores de Informação Pessoal Agenda de compromissos Calendário Catálogo de endereços e gerenciador de tarefas. Suíte de Programas de Escritório Um grupo de aplicações básicas de software que funciona em conjunto. Fácil de compartilhar dados entre aplicativos. Comandos similares entre os aplicativos.

20 Software de Negócios Sistemas Integrados de Gestão
Software de Mercado Vertical Software para Grupos de Trabalho Software para Pequenos Negócios

21 Sistemas Integrados de Gestão
Atendem a todos os processos de negócio de uma organização, com alta integração entre os seus módulos ERP – Enterprise Resource Planning (planejamento de recursos empresariais) CRM – Consumer Relationship Management (gerenciamento do relacionamento com o cliente) SCM – Supply Chain Management (gerenciamento da cadeia de suprimentos) WMS – Warehouse Management System (sistema de gerenciamento de depóositos/armazéns) BI/EIS – Business Intelligence/Enterprise information Systems (inteligência de negócios/sistemas de informações empresariais)

22 Software de Mercado Vertical
Escrito para um tipo de negócio em particular. Escrito por companhias que possuem um conhecimento completo dessa indústria. Permite aos negócios manterem facilmente informações sobre seus negócios, clientes e fornecedores. Abrange todas as atividades do negócio.

23 Groupware Permite a um grupo de pessoas compartilhar ou rastrear informações em conjunto. Também chamado de software colaborativo. Freqüentemente combina tecnologia de correio eletrônico, rede, programação (scheduling) e banco de dados. Os dados são armazenados em uma localização central. Freqüentemente usado por organizações que têm empregados em locais distantes.

24 Software para Pequenos Negócios
Small Office/Home Office (SOHO). Software de preços módicos para executar funções voltadas a pequenos negócios. Exemplos: Software contábil Redação e publicidade Atendimento ao cliente Manutenção de contatos Promoções de vendas

25 Computadores e Pessoas
A maioria das organizações tem algum tipo de departamento de tecnologia da informação. Composto de pessoas que são responsáveis pelos recursos de informática da organização. Faz a manutenção dos sistemas, gerenciamento dos dados e provê serviços aos usuários finais. Fazem a ligação entre os recursos de Tecnologia da Informação e o restante da organização

26 Pessoal de Informática
Analista de Sistemas planeja e projeta o sistema conhece métodos de programação conhece o negócio ou sabe como analisá-lo Programador projeta, escreve, testa, implementa e mantêm os programas de computador Administrador e Suporte configura e mantém o sistema em funcionamento Auxilia os usuários

27 Adquirindo Software: Maneiras Tradicionais
Software customizado Escrito por programadores contratados pela organização. Software empacotado (comercial) Comprado do fornecedor, juntamente com os serviços de instalação, treinamento e suporte Comprado em uma loja, por meio de catálogo, ou por um site Web.

28 Software Customizado Feito sob medida, especificamente para as necessidades de uma organização. A organização contrata uma empresa ou uma equipe de programadores de computador para projetar, escrever, testar e implementar software. Pode ser extremamente complexo e demandar anos para ser escrito.

29 Software Empacotado Vendido em lojas, catálogos ou sites web
O pacote contém: Arquivos de Instalação do Software Manuais Projetado para ser amigável Deve ser intuitivo até mesmo para o usuário iniciante Pode ser usado com um mínimo de treinamento e documentação

30 Comprando Software Comercial
Licença local Distribuição eletrônica de software Provedor de Aplicativos (Application Service Provider – ASP)

31 Licença Local Software instalado em alguns ou em todos
os computadores, dependendo dos termos da licença. O cliente controla quantos usuários o usam. O número de usuários não pode ultrapassar o número de licenças. O cliente copia e distribui software e manuais aos usuários. Algumas organizações usam licenças de rede. Software instalado no servidor. A taxa de licenciamento baseia-se no número de usuários simultâneos.

32 Distribuição Eletrônica de Software
Obtém software da Internet: Tipicamente, freeware e shareware. Alguns softwares comerciais. Cenário típico: Baixar software para um período experimental. O software se desabilita depois do período experimental, a menos que você o registre (pague).

33 Provedor de Aplicativos
Fornece aplicativos a negócios por meio da Internet. O ASP mantém os softwares e dados em seus sistemas Quando necessário, os clientes acessam os aplicativos por meio da Internet. Alternativa à criação e manutenção de software customizado ou à compra de software empacotado. “Arrendar” software, pagando em função do uso.

34 Ética e Software Aplicativo
Pirataria: a aquisição e uso ilegal de cópias de software. Falsificação: copiar grandes quantidades de CD-ROMs ou DVD-ROMs e empacotá-los de forma a se assemelharem aos originais. Cópia não-autorizada de software é roubo.

35 Pirataria Exemplos de pirataria
Copiar software de um laboratório ou de um amigo. Comprar 2 ou 3 cópias de software e distribuí-las a dezenas ou centenas de empregados. Comprar 1 cópia de software e instalá-la em diversos computadores em casa.

36 Adquirindo Software: Novas Maneiras
Shareware Freeware Domínio Público Fonte Aberta (livre)

37 Shareware Software garantido por copyright, distribuído gratuitamente para um período experimental. Se você gostar dele, deve registrá-lo, pagando uma taxa. A maioria dos autores acrescenta documentação, ampliações, suporte e atualizações gratuitas para estimular as pessoas a fazer o registro.

38 Freeware (Programas Gratuitos)
O autor fornece-o gratuitamente para ser usado por todos. O autor detém o copyright. Ele pode impor restrições ao uso. O software não pode ser alterado ou redistribuído sem permissão.

39 Domínio Público Software que não tem copyright.
Pode ser usado e até mesmo alterado sem permissão. Tipicamente, é desenvolvido por universidades e/ou instituições de pesquisa usando subvenções do governo.

40 Software Livre (Código Fonte Aberto)
Uma variação de freeware. O código-fonte é disponibilizado. Código-fonte: legível por seres humanos. Outros programadores podem modificar e redistribuir os programas livremente. Ajuda a identificar erros (bugs) e a criar melhorias mais facilmente. Consulte a Free Software Foundation em

41 Software Livre (Vídeos)
Software Livre Brasil O que é software Livre (massinha) Software Livre História

42 Sistemas Operacionais para Computadores Pessoais
Plataforma: combinação de hardware de computador e software de sistema operacional. Wintel (Microsoft Windows que roda em um PC baseado em Intel) é a mais comum. Plataformas Comuns: MS-DOS Windows Mac OS Unix Linux

43 MS-DOS Usa uma interface de linha de comando.
A tela apresenta prompts ao usuário. O usuário digita comandos. Amplamente substituído pelas interfaces gráficas. Não é amigável (user-friendly).

44 Microsoft Windows Iniciou-se como um ambiente operacional para o MS-DOS. Não era um sistema operacional completo; necessitava do MS-DOS. Usa uma interface gráfica. Os usuários podem usar os comandos e a interface do DOS. Agora é uma família completa de sistemas operacionais.

45 Interface Gráfica O usuário dá um clique em um ícone para executar tarefas. O menu Iniciar no canto inferior esquerdo abre programas. Usa menus para ativar comandos.

46 Recursos do Windows Nomes de arquivo extensos (até 255 caracteres).
Plug and Play: Torna mais fácil a instalação de componentes de hardware. Object Linking and Embedding (OLE): Permite ao usuário incorporar ou vincular um documento em outro.

47 A Família Windows Windows 3.x Windows 9x Mercado corporativo
Sobre o DOS Windows 9x Windows 95 Windows 98 Windows Millennium Edition (ME) Mercado corporativo Windows NT Windows 2000 e 2003 Windows XP Professional Home Windows CE e Windows Mobile Windows Vista

48 Windows 3.x Uma camada adicionada “por cima” do DOS.
Separa o sistema operacional do usuário. Torna o sistema operacional mais fácil de usar. Denomina-se shell.

49 Windows 9x Serve ao mercado doméstico e de consumo.
Não é mais um shell, mas um sistema operacional independente. Windows 95 Windows 98 Windows ME Muitas melhorias em relação ao Windows 3.1.

50 Melhorias 95 / 98 Capacidades para navegação na Internet/intranet. Suporte para hardware de última geração, inclusive DVD e multimídia. Suporte para unidades de disco de enorme capacidade. Assistentes: software passo a passo para instalar, configurar e usar software. ME Suporte para multimídia: Media Player, edição de vídeo. Maiores recursos de confiabilidade. Suporte para redes domésticas.

51 Mercado Corporativo Windows NT Windows 2000 Windows 2003
Projetado para garantir escalabilidade (a capacidade de suportar muitos usuários). Segurança mais rígida. Windows 2000 Você se identifica e o sistema sabe suas preferências. Você obtém “sua” área de trabalho e arquivos, independentemente de qual PC usa para acessar a rede. Windows 2003 Tentativa de melhorar segurança e integração Servidores de bancos de dados, correio eletrônico, groupware, proxy e firewall

52 Windows XP Reúne em um único produto as versões corporativas e aquelas destinadas ao consumidor do Windows. Melhorias Versões: Professional, Home, Media Center, Embedded, Tablet PC

53 Melhorias do Windows XP
Melhor interface com o usuário: Área de trabalho muito mais clara e desobstruída. Mais ícones no menu Iniciar redesenhado. Melhor suporte para multimídia. Mais personalização. Suporte para múltiplos usuários: O usuário pode sair do sistema, deixar programas rodando e permitir que outro usuário entre no sistema. Cria contas limitadas para crianças usarem; ou seja, sem jogos inadequados e sem acesso à Internet. Suporte e proteção para a Internet.

54 Windows Vista Redesenho completo do Windows
Várias versões, desde o uso doméstico até o corporativo: Home Basic, Home Premium, Business, Ultimate

55 Características do Vista
Interface com o usuário redesenhada e simplificada – Windows Aero Melhor suporte para computadores móveis Espaço de reunião: compartilhamento de documentos em grupos de trabalho Melhor suporte a rede e áreas de trabalho remotas Mais segurança: criptografia, antivirus, antispyware embutidos Backups e restauração completos em caso de acidentes

56 Windows CE Versão em menor escala do Windows 9x: Usado em Pocket PCs.
Projetado para funcionar em máquinas com telas pequenas e, se for o caso, com armazenamento pequeno. Usado em Pocket PCs. Usado em sistemas embutidos. Dispositivos computadorizados integrados em outros produtos; ou seja, robôs. O CE .NET suporta a plataforma .NET. Windows Mobile: para SmartPhones

57 Mac OS Projetado para o computador Macintosh.
Primeira GUI bem-sucedida comercialmente. Serviu como modelo para o Windows e outros produtos GUI desenvolvidos a partir de então. A versão atual (Mac OS X) baseia-se no Unix FreeBSD

58 UNIX Desenvolvido em 1971 para ser usado no minicomputador DEC.
Sistema baseado em caracteres com interface de linha de comando. Não é ligado a nenhuma família de processadores. Roda praticamente em qualquer tipo de sistema (PC, mainframe, estação de trabalho) de qualquer fabricante. Principal sistema operacional em uso em servidores de Internet. Suporta facilmente milhares de usuários ao mesmo tempo Possui dezenas de versões

59 Linux Usa interface de linha de comando. Conceito de fonte aberta.
Muitas companhias criaram uma GUI para funcionar com o Linux. Conceito de fonte aberta. O código-fonte é livre. Possui dezenas de distribuições (versões). Usuários podem baixar (download), modificar e distribuir o software. Mais estável do que o Windows. Aplicativos relativamente escassos. Difícil de configurar e manter para o usuário leigo

60 Sistemas Operacionais Especializados
S.O. de Rede Compartilha recursos (discos rígidos e impressoras). Segurança de dados. Diagnóstico e solução de problemas (troubleshooting). Controle administrativo. Processa dados dos computadores clientes S.O. para grandes computadores S.O. para pequenos computadores

61 Compartilhando a CPU Tarefas Multi-Processamento
Sistemas Mono-tarefa / Multi-tarefa Multi-Processamento Processos divididos em diferentes processadores Processos compartilham mesmo processador Prioridades de Processamento

62 Gerenciamento da Memória
Divide a memória em partições distintas. Aloca memória para programas. Mantém os programas mutuamente separados.


Carregar ppt "Introdução à Informática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google