A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI Itália berço do Renascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI Itália berço do Renascimento."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI Itália berço do Renascimento

2 Antropocentrismo Racionalismo Humanismo e individualismo

3 Em oposição à cultura feudal, o Renascimento foi um movimento cultural que expressou a mentalidade burguesa.O correu na Europa durante os séculos XIV, XV, XVI.

4 FLORENÇA: capital das artes Cidade do renascimento. Depois da "longa noite de trevas" que foi a idade média, a humanidade renasceu para a cultura. Esse renascimento começou em Florença, quando poetas, pintores, escultores e arquitetos criaram entre os séculos XIII e XV uma quantidade infinita de obras de arte.

5 MECENATO... Mecenas: burguesia,princípes e até Papas financiaravam e protegiam as artes e os artistas Entre as famílias mais ricas de Florença contavam-se os Médicis, que acabaram por controlar o governo da cidade e tornar-se mecenas generosos. Lourenço de Médici

6 Os seus fundamentos são: antropocentrismo, racionalismo individualismo em oposição ao teocentrismo e às concepções da filosofia escolástica. A ciência ocupou o seu lugar. Esta nova concepção se expressou nas Artes Plásticas e na Literatura e fez desenvolver o estudo da Medicina, da Física, entre outras

7 Humanismo: volta aos valores da Antiguidade Clássica O Nascimento de Vênus

8 Descobrir o Mundo...Descobrir o Homem O homem é a medida de todas as coisas:Tratava-se na verdade de valorizar as pessoas em si, encontrar nelas as qualidades e as virtudes negadas pelo pensamento católico medieval.

9 O ideal de universalidade: Os renascentistas acreditavam que uma pessoa poderia vir a aprender e saber tudo o que se conhece.

10 MIGUEL ANGELO O grandioso esquema compositivo para o teto da capela Sistina estabelece uma narrativa do velho testamento, desde o Gênesis ao Dilúvio, a que se juntou, na parede do altar, uma enorme composição plena de dramatismo, interpretando o Julgamento Final ( ).

11

12 FASES DO RENASCIMENTO: TRECENTO N o século XIV manifesta-se predominantemente na Itália, mais especificamente na cidade de Florença, pólo político, econômico e cultural da região. Giotto, Boccaccio e Petrarca estão entre seus representantes. Nascimento de Jesus -Giotto

13 Quatrocentos (século XV) o Renascimento espalha-se pela península itálica, atingindo seu auge. Neste período atuam Botticelli Leonardo da Vinci Rafael Michelangelo (que já prenuncia certos ideais anti-clássicos utilizando-se da linguagem clássica, o que caracteriza o Maneirismo, a etapa final do Renascimento, considerados os três últimos o "trio sagrado" da Renascença. Auto-retrato de Leonardo da Vinci

14 CINQÜECENTO: Estilo Barroco O Renascimento torna-se no século XVI um movimento universal europeu, tendo, no entanto, iniciado sua decadência. Ocorrem as primeiras manifestações Maneiristas e a Contra Reforma instaura o Barroco como estilo oficial da Igreja Católica.

15 CINQÜECENTO: Biblioteca do Vaticano Na literatura atuaram Ludovico Ariosto Torquato Tasso e Nicolau Maquiavel, já na pintura eram Rafael e Michelangelo. O Renascimento marcou o declínio das bibliotecas de tipo monástico: as primeiras coleções particulares dos humanistas podem ser consideradas como o ponto de partida das bibliotecas modernas

16 Michelangelo: Capela Sistina particular do Juízo Final

17 Nicolau Maquiavel "O homem prudente deve seguir sempre as vias traçadas pelos grandes personagens…".

18 ARQUITETURA Avanços arquitetônicos possibilitaram o desenvolvimento do estilo gótico.

19 Cúpula da Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália.

20 Leonardo da Vinci Foi um dos mais notáveis pintores do Renascimento e possivelmente seu maior gênio, por ser também anatomista, engenheiro, matemático músico, naturalista, arquiteto e escultor.

21

22 Revela tridimensionalidade, presença, individualidade e profundidade psicológica não encontradas em obras anteriores. O casamento de Arnolfini, pintado em óleo sobre madeira por Jan van Eyck em 1434

23 A Escola de Atenas, de Rafael Sanzio é uma obra exemplar da relação do Renascimento com o Humanismo e o Classicismo

24 Cúpula da Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália.

25 Cidadão do mundo, em constante desejo de enriquecimento pessoal, científico, literário e humano, o humanista encontra nas cartas um meio privilegiado de saciar a sua sempre viva sede de conhecimento.

26 O físico e astrônomo italiano Galileu afirmava que a Terra girava ao redor do Sol, contra as crenças da Igreja Católica, segundo a qual a Terra era o centro do Universo. Negou-se a retratar- se, apesar das ordens de Roma, e foi sentenciado à prisão perpétua.

27 Geocentrismo Heliocentrismo

28

29

30 Diferenças entre o pensamento medieval e o renascentista: PENSAMENTO MEDIEVAL PENSAMENTO RENASCENTISTA TeocentrismoAntropocentrismo Verdade = Bíblia Verdade = experimentação, observação Vida material sem importância Vida terrena e material também é importante ConformismoCrença no progresso Natureza = fonte do pecado Natureza = beleza, onde o homem se insere AscetismoHedonismo DogmatismoFé diferente da razão

31

32 QUATROCENTO (séc XV): família Médici (mecenas); Florença (principal centro); pintura com maior destaque (técnica da pintura a óleo); Masaccio – geometria em perspectiva. A Expulsão de Adão e Eva do Paraíso, Tributo, Distribuição de esmolas por São Pedro; Botticelli – figuras leves, delicadeza, inocência. Nascimento de Vênus, Alegoria da Primavera Da Vinci – maior nome do renascimento. Pintor, escultor, urbanista, engenheiro, músico, físico, botânico... Gioconda (Mona Lisa), Santa Ceia, Virgens das Rochas.

33 A ARTE DE SANDRO BOTTICELLI NASCIMENTO DE VÊNUS

34 ALEGORIA DA PRIMAVERA

35 A OBRA DE LEONARDO DA VINCI

36

37 A ARTE DE RAFAEL SANZIO O CASAMENTO DA VIRGEM

38

39 A ARTE DE MICHELANGELO MOISÉS DAVI PIETÁ A CRIAÇÃO DE ADÃO

40 O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA PIETER BRUGHEL BANQUETE DE NÚPCIAS HIERONYMUS BOSCH JARDINS DAS DELÍCIAS CARROÇA DE FENO

41 O RENASCIMENTO FORA DA ITÁLIA ALBRECHT DÜRER AUTO-RETRATO EL GRECO O ENTERRO DO CONDE ORGAZ VISTA DE TOLEDO SOB A TEMPESTADE


Carregar ppt "RENASCIMENTO CULTURAL XIV e XVI Itália berço do Renascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google