A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura Professora Margarete. A palavra serve para comunicar e interagir. E também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções, produzir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura Professora Margarete. A palavra serve para comunicar e interagir. E também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções, produzir."— Transcrição da apresentação:

1 literatura Professora Margarete

2 A palavra serve para comunicar e interagir. E também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções, produzir efeitos estéticos. É a arte da palavra. A palavra serve para comunicar e interagir. E também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções, produzir efeitos estéticos. É a arte da palavra.

3 Estilo de época O conjunto de textos que apresentam certas características comuns em determinado momento histórico, chamamos de estilo de época ou movimento literário. O conjunto de textos que apresentam certas características comuns em determinado momento histórico, chamamos de estilo de época ou movimento literário.

4 Estilo pessoal ou tradição literária O ser humano se modifica através dos tempos: muda sua forma de pensar, de sentir e de ver o mundo. Promove mudanças nos valores, nas ideologias, nas regiões, na moral. O ser humano se modifica através dos tempos: muda sua forma de pensar, de sentir e de ver o mundo. Promove mudanças nos valores, nas ideologias, nas regiões, na moral.

5 Por isso, as obras literárias apresentam características próprias do momento histórico em que são produzidas. Em certas épocas por exemplo, determinados temas podem ser mais explorados do que outros. Por isso, as obras literárias apresentam características próprias do momento histórico em que são produzidas. Em certas épocas por exemplo, determinados temas podem ser mais explorados do que outros.

6 Na história da arte da palavra, épocas foram exploradas, algumas vezes os escritores estavam mais interessados no trabalho formal com os textos do que nas idéias, e assim por diante. Na história da arte da palavra, épocas foram exploradas, algumas vezes os escritores estavam mais interessados no trabalho formal com os textos do que nas idéias, e assim por diante.

7 Divisão literária Era Medieval – 1189 – 1434 Era Medieval – 1189 – 1434 Cantiga da Ribeirinha de Paio Soares de Taveirós Cantiga da Ribeirinha de Paio Soares de Taveirós Criação do cargo de cronista-mor do reino. Criação do cargo de cronista-mor do reino.

8 Era clássica Classicismo – 1527 Classicismo – 1527 Volta de Sá Miranda da Itália Volta de Sá Miranda da Itália Barroco – 1580 Barroco – 1580 Domínio espanhol e morte de Camões. Domínio espanhol e morte de Camões.

9 Arcadismo ou Neoclassicismo – 1756 Arcadismo ou Neoclassicismo – 1756 Fundação da Arcádia Lusitana Fundação da Arcádia Lusitana

10 Romantismo Romantismo – 1825 Romantismo – 1825 Publicação de Camões, de Almeida Garrett Publicação de Camões, de Almeida Garrett

11 Realismo Naturalismo Realismo Naturalismo – 1865 Realismo Naturalismo – 1865 Questão coimbrã Questão coimbrã

12 Simbolismo Simbolismo – 1900 Simbolismo – 1900 Publicação de Oaristos, de Eugênio de Castro Publicação de Oaristos, de Eugênio de Castro

13 Modernismo Modernismo – 1915 Modernismo – 1915 Revista Orfheu Revista Orfheu Revista Presença Revista Presença Neo- Realismo 1940 Neo- Realismo 1940


Carregar ppt "Literatura Professora Margarete. A palavra serve para comunicar e interagir. E também para criar literatura, isto é, criar arte, provocar emoções, produzir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google