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BOMBAS – CURVAS CARACTERÍSTICAS CCR – Curva Característica do Rotor.

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Apresentação em tema: "BOMBAS – CURVAS CARACTERÍSTICAS CCR – Curva Característica do Rotor."— Transcrição da apresentação:

1 BOMBAS – CURVAS CARACTERÍSTICAS CCR – Curva Característica do Rotor

2 Se H = H est (H máx ) Q=0 (Pressão de Shut-off: H máx ) O fabricante fornece a curva da bomba (Medições em bancadas de testes Plota-se a curva). A curva abaixo é para um determinado diâmetro de rotor e uma rotação. Há gráficos mais confusos incluindo mais diâmetros e/ou rotações.

3 Do gráfico, podemos verificar a P h em cada ponto: O PONTO NOMINAL DA BOMBA é o ponto da curva CCR onde o η t é máximo. A curva do rendimento é devido às perdas hf e qf, o maior rendimento é quando as perdas são mínimas QH hfqf A curva de rendimento pode ser apresentada de outras formas.

4 CCI – Curva Característica da Instalação Plota-se QxH da Instalação

5 PONTO DE FUNCIONAMENTO DA BOMBA: PF: QF, HF, η tF, NPSHrF

6 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE OPERAÇÃO (ADEQUAÇÃO): QF/QN= 0,8 a 1,1: IDEAL 0,5 a 0,8 ou 1,1 a 1,2: ACEITÁVEL 1,2: INACEITÁVEL CAVITAÇÃO: NPSHr: Nível mínimo de energia na entrada da bomba para ela não cavitar. Característica da Bomba (Requerido) NPSHd: Característica da Instalação. Calcula-se de acordo com a instalação. (Disponível) Condição para não cavitar: NPSHd>NPSHr + 0,6 (0,6 é a margem de segurança utilizada na prática)

7 EXERCÍCIOS Exercícios Ponto de Funcionamento de Bombas: Exercício 1: Na instalação abaixo, funciona a bomba modelo D820-3x2x5, com rotor de diâmetro ϕ =4,9, rotação n=3.550 rpm. Qual a potência do motor elétrico (P ME )? Verifique a Adequação (Q F /Q N ) e se há cavitação.

8 Cálculo do comprimento virtual (Lv): a) Lvs ( ϕ 3): - 1 válvula de pé: 57m - 1 curva 90º: 1,5m Lrs=5m Lvs=Lrs+ Σ Leq Lvs=5+57+1,5 Lvs=63,5m b) Lve ( ϕ 2 1/2): - 3 curvas 90º: 3x1,2 - 1 válvula de gaveta: 0,34m - 1 válvula de retenção: 4,3m Lre=18m Lve=Lre+ Σ Leq Lve=18+(3x1,2)+0,34+4,3 Lve=26,24m *O comprimento virtual (Lv) é devido às perdas de carga de curvas, válvulas, etc, utiliza-se uma tabela de referencia (do fabricante), que indica o comprimento equivalente de cada peça (Leq).

9 1)Cálculo das perdas de carga: hp: hps + hpe 1)Plotar CCI (H x Q)

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11 1)Cálculo da Potência do Motor Elétrico: 1)Verificação da Adequação: 0,8 < 0,84 < 1,1: IDEAL 1)Verificação de ocorrência de cavitação: Condição para não ocorrer cavitação: NPSHd>NPSHr+0,6 NPSHr = 2,8 NPSHr + 0,6 = 3,4

12 P s /γ: Pressurização no reservatório de sucção P v /γ: Função da temperatura (tabela) Para t=40ºC: P v /γ=0,753mca P atm /γ: Função da altitude (tabela) Para 1045m: P atm /γ=9,11mca hp: ϕ =4 Para 53m³/h: 12,2mca/100 Para 63,5=7,75mca - 0,865<3,4: CAVITA!!

13 Para não cavitar: - A válvula de pé (retenção) é o que gera muita perda neste caso, podemos afogar a bomba! Para diferentes Altitudes e Temperaturas : Comportamento de NPsHd e NPSHr em função da vazão:

14 Leis das Semelhanças Aplicadas às MH Alteração de Rotação -: Altera CCR (curva sobe) e Curva de Rendimento n 2 Nova rotação (Variação < ±20%) n 1 Rotação inicial

15 CURVA CARACTERÍSTICA COM 2 ROTAÇÕES

16 Alteração de Diâmetro do Rotor : - Altera CCR (curva sobe) e Curva de Rendimento D 2 Novo diâmetro (Variação < ±20%) D 1 Diâmetro inicial

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