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Quartus II Prof. Raimes Moraes. Quartus II Agenda Objetivo: Apresentar o software Quartus II Ementa: Entrada de projeto no modo gráfico (BDF) Compilação.

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1 Quartus II Prof. Raimes Moraes

2 Quartus II Agenda Objetivo: Apresentar o software Quartus II Ementa: Entrada de projeto no modo gráfico (BDF) Compilação Simulação Exemplos Exercícios

3 Quartus II Constitui-se em ambiente de desenvolvimento da ALTERA para o projeto e simulação de circuitos digitais. Possibilita a gravação do projeto nas famílias de dispositivos CPLDs ou FPGA da ALTERA.

4 Quartus II Suporta: Diferentes formas de edição do projeto Compilação Simulação Análise de timing Edição de lay-out lógico e de pinos...

5 Quartus II O fluxo de projeto Edição do projeto Compilação Análise temporal Simulação Programação

6 Quartus II Quartus II Tela Inicial

7 Quartus II Ambiente do Quartus II Barra de título Barra de menu Barra de ferramentas

8 Quartus II As ferramentas do Quartus II Compila Projeto Simula Projeto Compila C-µP Pára compilação Resultado compilação Roteamento dos elementos lógicos e pinos Visualização dos elementos lógicos e pinos Modificações pós-compilação Resultado simulação

9 Quartus II Na barra de Aplicativos clique no ícone ou no menu File em arquivo New, Block Diagram Editor de Projeto Gráfico

10 Quartus II Editor de Projeto Gráfico (.BDF) Será aberto, na área de trabalho, uma janela de edição de esquemas No lado esquerdo da tela, aparece a barra ferramentas

11 Quartus II Ferramentas do editor de esquemas Cursor Cursor de Texto Insere símbolo Linha ortogonal Conduíte (Agrupa barramentos) Zoom Localiza texto Rebatimento Horizontal Rotaciona 90 graus Rebatimento Vertical Bus ortogonal Insere Bloco Une símbolos Tela Cheia Insere retânguloInsere elipse Insere linha Insere arco

12 Quartus II Entrando com um símbolo Clique no ícone de Inserção de Símbolo (lado) ou clique 2x com o botão esquerdo na área do editor de esquemas Forneça o nome do símbolo desejado ou selecione em uma das bibliotecas Confirme pressionando OK O símbolo selecionado aparecerá na área do editor

13 Quartus II Símbolos Os símbolos são representações gráficas que fornecem as interfaces de entrada e saída de: primitivas macrofunções megafunções parametrizadas subprojetos

14 Quartus II Exemplos de primitivas (pri) INPUT : pino de entrada OUTPUT : pino de saída AND2 : porta AND com duas entradas OR2 : porta OR com duas entradas NOT : porta NOT DFF : flip-flop tipo D...

15 Quartus II Movendo um símbolo Pressione o botão esquerdo do mouse posicionando o cursor sobre o símbolo Mantenha o botão pressionado e mova o símbolo para a posição desejada Para mover um grupo de símbolos, selecione inicialmente o grupo utilizando o mouse e após, mova-o como se fosse um símbolo

16 Quartus II Exercício: Exemplo1 Objetivo: Criar um multiplexador para 2 entradas utilizando o editor gráfico do Quartus.

17 Quartus II Entrando com pinos de I/O Pinos de entrada, saída e bidirecionais são inseridos através dos símbolos INPUT, OUTPUT, BIDIR e BUFFER. Para editar um pino, clique 2x com o botão esquerdo sobre o seu PIN_NAME Entre com o nome do pino Confirme pressionando Enter para nomear o pino seguinte no esquema

18 Quartus II Conectando os símbolos Selecione o tipo de ferramenta (linha, barramento) a ser usado. Utilize a linha fina para sinais e linha espessa para barramentos. Mova o mouse até a conexão do pino ou símbolo Aperte e mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse Arraste a linha até o símbolo a ser conectado e solte o botão.

19 Quartus II Utilizando um barramento O nome do pino dever indicar a largura do barramento usando colchetes. Ex: D[4..0] Para ligar um barramento a diferentes entradas de sinais simples faça conforme a figura Para nomear uma linha utilize o cursor de texto e clique sobre a linha desejada

20 Quartus II Salvando o arquivo gráfico (.BDF) Selecione File | Save | ou clique no ícone de salvar arquivo Forneca o nome do arquivo.Confirme pressionando OK. Após armazenagem dos dados, o usuário será questionado se quer associar projeto ao arquivo. Selecione a resposta afirmativa. A tela a seguir será apresentada. Digite os campos, conforme apresentado.

21 Quartus II Especificando diretório e nome do projeto Clique em Next.

22 Quartus II Adicionando arquivo ao projeto

23 Quartus II Especificação da família e Componente Clique a opção Next. Selecione a família e opção conforme ao lado. Pressione Next, Finish

24 Quartus II Especificação dos pinos de saída Para observar os pinos do componente ao qual foram alocados a entrada e saída de dados, selecione o ícone abaixo.

25 Quartus II Especificação dos pinos de saída

26 Quartus II Alterando pinagem No menu Assignments, escolha a opção Back Annotate Assignments: Pressione OK, selecione no ícone ao lado e processe as alterações no Pin Planner.

27 Quartus II Alterando pinagem Opcionalmente, no menu Assignments, escolha a opção Pins: Clique 2x sobre o pino na coluna LOCATION para mudar o pino de entrada ou saída. Faça as demais atribuições. Re-compile o projeto. Utilize o arquivo DE2_pin_assignments.csv para realizar a atribuição.

28 Quartus II Definição de Pinagem Atribua A[0] e A[1] às chaves Atribua sel a push buttom e out à led

29 Quartus II Simulação do Projeto (.VWF) Selecione File | New (ou selecione ícone de arquivo novo ou ainda ícone ao lado) Selecione Vector Waveform File Confirme pressionando OK Será aberto uma janela para edição de formas de onda. No lado esquerdo da tela, será carregada uma barra de ferramentas para edição de formas de onda.

30 Quartus II Editor de formas de onda Cursor Comentário Arrasta transição Tela Cheia Localiza Pino Alta Impedância Pull down Do not care Contador Zoom Substitui nome Inderterminado Valor arbitrário Transição no gridOrdenação Sem inicialização Zero lógico Inverte níveis Sinal de clock Indert. Fraco Pull-up Um lógico

31 Quartus II Exemplo1 Para editar as formas de onda, clique 2x com o botão esquerdo sobre a área Name, Node Finder, List. Edite o arquivo com as formas de onda de entrada para a simulação (ver próximos slides): OBS: Para adeqüar a base de tempo à apresentada, vá ao menu TOOLS, OPTIONS, WAVEFORM EDITOR, GENERAL e estabeleça end time de 1 us e grid period of 100 ns.

32 Quartus II Exemplo1 Clique em Node Finder

33 Quartus II Exemplo1 Clique em LIST, selecione pinos com o mouse e envie- os para o quadro da direita usando o símbolo > Edite os níveis lógicos como apresentado acima. Clique no ícone ao lado para solicitar simulação.

34 Quartus II Exemplo 1 – Gravando...

35 Quartus II Exercício 1 Projetar um contador de horas (0 a 12). a) Utilize 2 displays de 7 segmentos para ver os dígitos de 1 a 12. b) Utilize o push-button como gerador de clock c) Utilize o componente EP2C35F672C6. OBS: Utilizar datasheet do kit para determinar pinos de entrada e saída (2 displays de 7 segmentos).


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