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Broadcast de Informações em Meio Sem Fio

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Apresentação em tema: "Broadcast de Informações em Meio Sem Fio"— Transcrição da apresentação:

1 Broadcast de Informações em Meio Sem Fio
Welmisson Silva

2 Índice Introdução Limitações Acessando Informações Modos de Broadcast
Técnicas de Broadcast Broadcast Disk Medidas de tempo Infra-estrutura Novos sistemas Broadcast Indexing Conclusões

3 Introdução Adicionou nova dimensão na área de computação móvel;
Permite direcionar, acessar e processar informação de qualquer lugar do mundo; Com ou sem interação com o cliente; Deve haver um grande número de canais sem fio.

4 Limitações Pequena capacidade de armazenar energia, das unidades móveis (MU); As MU podem gastar 5000 vezes mais energia com a CPU ativada (active mode), que desativada (doze mode); Muito consumo de energia com display, envio e recepção de dados;

5 Limitações Largura de banda em wireless é muito menor que em redes com fios; Método de transferência de dados é assimétrico.

6 Acessando Informações
Acessando informações em broadcast A informação é estritamente seqüencial; Cliente espera pela informação desejada, no caso de interesse por um tipo (consumo de tempo e recursos); Ideal é que clientes direcionem apenas quando a informação desejada aparecer (selective tunnig); Tempo de espera zero é impossível; Índices eficientes podem minimizar o tempo de espera

7 Modos de Broadcast Três modos de gerencia de broadcast, e relações entre cliente e servidor de dados: Modo Broadcast: Envio periódico dos dados mais populares; Dados são colocados em um canal; Clientes ouvem o canal e podem baixar os dados.

8 Modos de Broadcast Modo por Demanda: Modo Híbrido
Os clientes podem solicitar dados que não estão no broadcast corrente. Modo Híbrido Combinação entre os modos broadcast e por demanda.

9 Técnicas de Broadcast Há duas técnicas de broadcast de dados: Pull e Push. Pull: É orientado a usuário, por meio de request; Usuário assume que a informação desejada está no espaço de broadcast; Deve haver uma forma de o cliente escolher as informações, sem lixo.

10 Técnicas de Broadcast - Pull
Vantagens: fácil de usar; iteração entre usuário e servidor por query; Desvantagens: Utiliza muitos recursos, cliente envia consulta por um canal, servidor responde por outro. Se muitos usuários pedem a mesma informação, cada um ocupará dois canais com informações idênticas.

11 Técnicas de Broadcast - Push
O servidor envia dados por um ou vários canais; Clientes direcionam para o canal com as informações de interesse; Clientes não enviam dados; Técnica usada em WebCasting; Realiza pré-entrega de pacotes para conteúdos multimídia.

12 Técnicas de Broadcast - Push
Aplicações de Push: Mundo financeiro, notícias, TV a cabo por broadcast, etc.; Quase todos os sistemas de atualização de programas utilizam push; Muitas empresas utilizam como meio de publicidade; Disseminar informações de grande interesse a funcionário de uma empresa, por sua intranet.

13 Técnicas de Broadcast - Push
Vantagens: Servidor atualiza as informações no cliente em intervalos regulares; Update incremental reduz acesso e tempo de download; Ajuda organizações a identificar, focar e alcançar seus potenciais clientes;

14 Técnicas de Broadcast - Push
Vantagens (cont.): Servidor tem mais tempo para produzir dados, não perde tempo com numerosos pedidos individuais; Aplicações push rodam, na maioria, na máquina do cliente, onde estão os logs e profiles; Filtragem inteligente de informação, baseado nos profiles dos clientes.

15 Técnicas de Broadcast - Push
Desvantagens: É complexo e o custo (tempo e recursos) de desenvolvimento é alto; Requer software específico no cliente; Ainda não é para clientes individuais; Problema de incompatibilidade entre os sistemas de fornecedores diferentes;

16 Técnicas de Broadcast - Push
Desvantagens: Ainda não há uma solução confiável para broadcast seguro; Falta de padrões na área.

17 Técnicas de Broadcast - Push
Mercado para Push: Microsoft e Netscape lideram a competição; Algumas categorias de produtos: Application Distributor: entrega, gerenciamento de aplicações para o usuário final; Content Aggregator: reuni, formata, envelopa e entrega conteúdo para os clientes; Real-time Data Transfer: garante a entrega da informação na hora certa.

18 Broadcast Disk Uso mais eficiente da largura de banda para enviar dados por push; Noção de múltiplos discos com os dados, rodando a velocidades diferentes; Todos os discos podem estar num mesmo canal de broadcast; Os dados nos discos mais rápidos são enviados mais freqüentemente que os dos discos mais lentos;

19 Broadcast Disk Com vários canais de diferente capacidade, podemos ter vários discos de diferentes capacidades; Usuários direcionam para o disco onde estão as informações desejadas; As velocidades relativas dos discos afetam a configuração do broadcast; Diferentes tipos de informação podem estar em discos de diferentes velocidades.

20 Medidas de tempo Latency Time: Tempo entre a chegada de uma requisição no servidor e o envio de seus dados; Tuning Time: Tempo total em que o cliente fica direcionado para o canal desejado; Acess Time: Total de tempo entre a requisição do cliente e a chegada dos dados de resposta no mesmo.

21 Medidas de tempo O arranjo dos dados no broadcast deve minimizar latency time e tuning time; Deve haver selective model, para alternar entre active e doze model; Geralmente para diminuir tuning time é necessário adicionar informações aos dados; Mais informações --> maior access time – trade-off.

22 Medidas de tempo T0 o cliente envia o pedido, T7 a resposta chega ao cliente.

23 Infra-estrutura No futuro broadcast irá fornecer grandes massas de dados; Isso requer melhor arranjo e diminuição do espaço de busca; Broadcasts são visto como push; BD móveis são vistos como pull; Novos sistemas de gerenciamento de dados são capazes de reunir ambos;

24 Infra-estrutura Componentes dos novos sistemas Data Acess Frequency:
Servidores devem fornecer tipos de dados de maior demanda; Padrões, históricos de acessos, tendências de mercado; Utiliza Probabilidade; Duas formas: Estática – Colaboração dos usuários, que estimam seus desejos, feito durante um período; Dinâmica – Os dados desejados são identificados automaticamente;

25 Novos sistemas Data Acess Frequency (Forma Dinâmica):
Residence Latency: Tempo em que um item de dado permanece no broadcast; É usado o tempo médio em que um usuário permanece na célula. Popularity Factor: É a popularidade de um conjunto de dados; Número de clientes que acessam este conjunto em um instante de tempo; Dados com maior popularidade têm prioridade; Problema: cliente que deseja um dado com baixa popularidade pode nunca ser atendido.

26 Novos sistemas Ignore Factor: Solução:
waiting time – após este tempo o dado será enviado no próximo broadcast; Ignore Factor. Ignore Factor: Para dados pouco populares e ignorados a muito tempo; Dar uma chance a estes dados de entrar no broadcast; Analisa: tempo do último broadcast com estes dados; tempo de request; quant. de broadcasts entre estes dois tempos.

27 Novos sistemas Sistemas onde o cliente escuta o canal continuamente são insatisfatórios; Necessário esperar por uma marca de início; Gasto de energia e tempo de espera;

28 Broadcast Indexing Quando o cliente direciona para um broascast:
Se os dados desejados estiverem no broadcast, serão baixados; Caso contrário será baixado informações de um índice; Índice: informa quando cada dado estará da próxima vez no broadcast; Poderá ficar em doze model ou até desligado;

29 Broadcast Indexing Eficiência vai depender do esquema de índices;
Esquemas: Replicação intera de índice: O índice aparece inteiro no broadcast antes de cada tipo de informação:

30 Broadcast Indexing (1, m) Estruturas de indexação:
Qualquer arquivo a ser transmitido é fracionado em m pedaços; O índice aparece antes de cada pedaço;

31 Broadcast Indexing Indexação distribuída
O índice não é replicado por inteiro; Entradas de índice aparecem com mais freqüência que outras; Vai depender da relevância de cada entrada.

32 Conclusões Disseminação de informações por broadcast vem crescendo muito; Inclusive para unidades móveis; Grande problema em consumo de recursos como energia e largura de banda; São necessárias técnicas que utilizem melhor estes recursos; Clientes não podem esperar muito tempo para baixar as informações desejadas.


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