A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Associação de Resistores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Associação de Resistores"— Transcrição da apresentação:

1 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Quando resistores são conectados de forma que a saída de um se conecte a entrada de outro e assim sucessivamente em uma única linha, diz-se que os mesmos estão formando uma ligação série. Neste tipo de ligação a corrente que circula tem o mesmo valor em todos os resistores da associação, mas a tensão aplicada se divide proporcionalmente em cada resistor.

2 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Os resistores que compõem a série podem ser substituídos por um único resistor chamado de Resistor Equivalente. Como a corrente é comum a todos os termos da equação ela pode ser simplificada (cortada) nos dois lados da igualdade:

3 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Na associação em série, pode-se dizer que: A intensidade da corrente que percorre o resistor é igual a intensidade da corrente que percorre cada resistor associado: b) A ddp entre os seus terminais é a soma das ddp entre os terminais de cada resistor associado:

4 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série c) A sua resistência é igual a soma das resistências de cada um dos resistores associados:

5 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Exemplo: Dois resistores R1 = 4 e R2 = 6 são ligados em série. Uma tensão de 50 V é aplicada na associação. Pede-se: a. O resistor equivalente? b. A tensão e a corrente nos resistores? c. A potência dissipada no resistor equivalente?

6 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Exemplo:

7 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Exemplo: Você se lembra da lei de Ohm, não é? Então, aplicando esta lei no circuito, temos: Você já conhece o valor de I (vale 5A). Então, para calcular V¹ e V² , basta aplicar a lei de Ohm: V¹ = 20V V² = R² x I² V² = 6x5 V² = 30V

8 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Exemplo: Para calcular a potência dissipada, temos: Essa potência poderia ser obtida por outro caminho: calculando P¹ e P² e depois somando.

9 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Divisor de tensão Num circuito série, cada resistência produz uma queda de tensão “E” igual a sua parte proporcional da tensão total aplicada.

10 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Divisor de tensão Uma resistência R mais alta produz uma queda de tensão maior do que uma resistência mais baixa no circuito série. Resistências iguais apresentam quedas de tensão iguais. No circuito abaixo calcule a queda de tensão por divisor de tensão em cada resistor.

11 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Desafio:

12 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Exercícios: Quatro resistores estão conectados em série. Se a resistência equivalente é 49 Ω, qual o valor de cada resistor? Um resistor de 10 Ω; outro de 15 Ω e um de 30 Ω são conectados em série com uma fonte de 120 V. Qual a R? Qual a corrente que circula no circuito? Qual a potência dissipada por cada resistência? Uma lâmpada de filamento dissipa a potência elétrica de 60 W quando ligada em 110 V. Calcule a resistência elétrica do filamento.

13 Associação de Resistores
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Associação de Resistores Associação em série Exercícios: 4) Um aparelho elétrico quando em funcionamento, é percorrido por uma corrente de 20 A, alimentado por 110 V. Determine a potência elétrica consumida pelo aparelho. 5) Um resistor de 200Ω de resistência elétrica dissipa a potência de 3200 W. Calcule a intensidade corrente que o atravessa.


Carregar ppt "Associação de Resistores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google