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Literatura Pré-modernismo.

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Apresentação em tema: "Literatura Pré-modernismo."— Transcrição da apresentação:

1 Literatura Pré-modernismo

2 Fase de transição Não constitui uma escola literária;
Sincretismo (tendências misturadas; Denúncia da realidade brasileira; Regionalismo.; Caráter documental; Linguagem conservadora.

3 Euclides da Cunha Situação de abandono e miséria sertaneja;
Enviado para Canudos para cobrir a guerra;

4 Os Sertões Compreender e explicar o fato social (guerra);
Determinismo  justifica a divisão da obra; A Terra, o Homem e a Luta; Linguagem sofisticada. Metafórica.

5 Lima Barreto Foco: subúrbios cariocas; Literatura de denúncia social;
Estilo despojado irreverente e coloquial, (rejeitado pela crítica social)

6 Monteiro Lobato Três livros contos:
Cidades mortas, Negrinha e Urupês; desmascara a sociedade; Foco: situação de miséria e abandono das cidades no interior de São Paulo; Jeca Tatu: símbolo do caipira; Contos: estrutura e linguagens tradicionais

7 Um conservador Do ponto de vista estético Artigo contra o Modernismo
Paranoia ou Mistificação (1917) Faz uma crítica contundente a uma Exposição da Anita Malfatti. Critica duramente as mudanças que estão acontecendo

8

9 Augusto dos Anjos Poeta; Caso único na Literatura Brasileira;
Marcada por uma formação cientificista; Visão materialista da existência; Um único livro (1912)  Eu  temática da morte recorrente, mas a morte no seu aspecto físico  degradação e a decomposição dos corpos

10 Pessimista (não há saída para a humanidade);
Angústia existencial (tragédia humana); Vocabulário cientificista; Provocando um mal-estar e antecipando algumas características modernistas

11 Poesia grotesca; Cuidado formal grande retomando a estética rima e métrica parnasianas.

12 Versos íntimos Vês! Ninguém assistiu ao formidável Enterro de tua última quimera. Somente a Ingratidão - esta pantera - Foi tua companheira inseparável! Acostuma-te à lama que te espera! O Homem, que, nesta terra miserável, Mora, entre feras, sente inevitável Necessidade de também ser fera.

13 Toma um fósforo. Acende teu cigarro
Toma um fósforo. Acende teu cigarro! O beijo, amigo, é a véspera do escarro, A mão que afaga é a mesma que apedreja. Se a alguém causa inda pena a tua chaga, Apedreja essa mão vil que te afaga, Escarra nessa boca que te beija!

14 Os Movimentos de Vanguarda
Do francês avant-gard significa “o que marcha na frente”; provocaram ruptura com a tradição cultural do século 19; extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo.

15 Futurismo: primeiro movimento merecedor da classificação de vanguarda, interesse ideológico na arte. Preconiza a subversão radical da cultura e dos costumes, negando o passado em sua totalidade e pregando a adesão à pesquisa metódica e à experimentação estilística e técnica.  Cubismo: resultado das experiências de Pablo Picasso e de Georges Braque. Ligado à pintura e teve por princípio a valorização das formas geométricas. Na literatura, caracteriza-se pela fragmentação da linguagem e da realidade, predominância de substantivos e flashes cinematográficos. Surrealismo: Preocupa-se com a sondagem do mundo interior, a liberação do inconsciente e a valorização do sonho. Esse fascínio pelo que transcende a realidade aproxima os surrealistas das ideias do psicanalista austríaco Sigmund Freud. Características como o ilogismo, o absurdo, as imagens surpreendentes, a atmosfera onírica, estão presentes nas obras surrealistas

16 Dadaísmo: constitui um grito de revolta contra o capitalismo burguês e o mundo em guerra. Caracteriza-se pela agressividade, pela improvisação, pela desordem, pela rejeição a todo tipo de racionalização e equilíbrio e pela invenção de palavras com base na exploração apenas do seu significante. Expressionismo: tem como herança a arte do final do século 19 e valoriza aquilo que chama de expressão: a materialização criativa de imagens geradas no mundo interior do artista. Na literatura : linguagem fragmentada, elíptica, constituída de frases nominais (substantivos e adjetivos), às vezes até sem sujeito, despreocupação quanto à organização do texto em estrofes, ao emprego de rimas ou à musicalidade, combate à fome, à inércia e os valores do mundo burguês


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