A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-Modernismo. O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-Modernismo. O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para."— Transcrição da apresentação:

1 Pré-Modernismo

2 O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para o Modernismo. De caráter inovador, a maioria de seus membros não se enquadra como Modernistas por não terem sobrevivido o suficiente para participar ou terem criticado o movimento.

3 O Pré-Modernismo é o período de transição entre as tendências do final do Simbolismo ou Parnasianismo, século XIX, e o Modernismo. Neste período, alguns anos após a abolição da escravatura, muitos imigrantes, em sua maioria italianos, vêm ao Brasil substituir a mão-de-obra rural e escrava. A urbanização de São Paulo faz surgir uma nova classe social: a operária, ao mesmo tempo em que os ex-escravos são marginalizados nos centros urbanos. Os estados brasileiros passam por transformações na economia: a ascensão do café no Sul e Sudeste, e o declínio da cana-de-açúcar no Nordeste.

4 Referências históricas Bahia - Revolta de Canudos Nordeste - Ciclo do Cangaço Ceará - milagres de Padre Cícero gerando clima de histeria fanático-religiosa Amazônia - Ciclo da Borracha Rio de Janeiro - Revolta da Chibata (1910) revolta contra a vacina obrigatória (varíola) - Oswaldo Cruz república do café com leite (grandes proprietários rurais) imigrantes, notadamente os italianos surto de urbanização de SP - greves gerais de operários (1917) contrastes da realidade brasileira - Sudeste em prosperidade e Nordeste na miséria

5 Características a ruptura com a linguagem pomposa parnasiana; a exposição da realidade social brasileira; o regionalismo; a marginalidade exposta nas personagens e associação aos fatos políticos, econômicos e sociais.

6 Principais autores Pré- modernistas EUCLIDES DA CUNHA em OS SERTÕES, revela a interpretação da realidade nacional, tendo como inspiração seu trabalho jornalístico em Canudos. OUTRAS OBRAS:Contrastes e Confrontos, Relatório sobre o Alto Purus e Peru versus Bolívia.

7 LIMA BARRETO - No estilo simples fez uma literatura militante, criou alguns personagens que se tornaram símbolo de comportamento e valores sociais, como Policarpo Quaresma e Clara dos Anjos. OBRAS:Triste fim de Policarpo Quaresma, Numa e Ninfa, Clara dos Anjos, Recordação do escrivão Isaías Caminha, Vida e Morte de M.J.Gonzaga de ´Sá.

8 MONTEIRO LOBATO Considerado um contista regionalista, escritor combativo de literatura militante, apresentou a realidade social e mental do chamado Jeca Tatu. Foi o mais importante escritor da literatura infantil brasileira. OBRAS: Urupês, Cidades Mortas, Negrinha. Sítio do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho, Viagem ao Céu, Memórias de Emília, O Minotauro, entre outros.

9 OUTROS AUTORES DO PRÉ- MODERNISMO GRAÇA ARANHA - principal obra (Canaã) AUGUSTO DOS ANJOS - Combina elementos parnasianos, simbolistas e expressionistas: preocupação formal, musicalidade, exagero e deformação expressivos. - Sua poesia é forte, chocante, agressiva, comunica- nos a angústia da falta de sentido à vida na decomposição e aniquilamento da carne. EU, foi uma de suas obras, mais tarde passou a chamar-se Eu e outras poesias.


Carregar ppt "Pré-Modernismo. O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google