A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO DE PESQUISA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO DE PESQUISA."— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO DE PESQUISA

2 PROJETO DE PESQUISA Para realizar uma pesquisa, devemos seguir alguns passos básicos: Escolher um tema; Discutir com especialistas; Definir cronograma das atividades; Realizar um levantamento bibliográfico; Definir a fundamentação teórica do trabalho; Organizar as fichas bibliográficas; Definir o tipo de pesquisa;

3 PROJETO DE PESQUISA Para realizar uma pesquisa, devemos seguir alguns passos básicos: Formular a questão-problema (hipótese); Especificar os objetivos; Escolher o método e seus instrumentos/recursos Construir os instrumentos (questionários, formulários); Planejar a coleta de dados (local, amostra); Revisar a redação; Apresentar o trabalho à comunidade acadêmica ou científica.

4 PROJETO DE PESQUISA Passos iniciais para a organização de um projeto:
Determinar os objetivos; Identificar e listar as atividades a serem executadas.; Ordenar as atividades em ordem de precedência; Estimar tempo necessário para completar cada etapa, organizando um cronograma; Checar se os recursos necessários estão disponíveis; Verificar se a instituição autoriza a investigação.

5 PROJETO DE PESQUISA Apresentação Capa
Nome do autor Nome da Instituição onde se realiza o trabalho Título e subtítulos (se houver) do trabalho Local da Instituição e data (ano) Página de rosto (inclui a natureza do trabalho) Sumário: para dar idéia geral sobre o conteúdo e facilitar a localização dos tópicos para o leitor

6 PROJETO DE PESQUISA CAPA
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE TURISMO ANA LÚCIA CASTRO TURISMO EM CEMITÉRIOS: uma possibilidade a ser descoberta na cidade de Parati Niterói 2013 CAPA

7 Orientador: Prof. Dr. MÁRIO SALLES
PROJETO DE PESQUISA ANA LÚCIA CASTRO TURISMO EM CEMITÉRIOS: uma possibilidade a ser descoberta na cidade de Parati Projeto de Pesquisa apresentado à disciplina Elaboração de Projetos I como requisito parcial de avaliação Orientador: Prof. Dr. MÁRIO SALLES Niterói 2013 Página de Rosto .

8 PROJETO DE PESQUISA Sumário SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÂO DO TEMA 1.1 JUSTIFICATIVA 2 DELIMITAÇÂO DO PROBLEMA 2.1 QUESTÃO PROBLEMA 2.2 HIPÓTESE 3 OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2 ESPECÍFICOS 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 5 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 6 CRONOGRAMA DE TRABALHO 7 ORÇAMENTO REFERÊNCIAS APÊNDICES   Sumário .

9 PROJETO DE PESQUISA Apresentação
Introdução: indica aspectos básicos do projeto para se ter uma idéia geral do conteúdo do texto completo. Justificativa da escolha: é a expressão do pesquisador sobre os motivos que justificam a pesquisa. É a ‘venda do peixe’. Parte importante para aceitação da pesquisa. Deve contemplar a importância ou relevância do tema, o interesse da comunidade humana, social, científica ou acadêmica.

10 PROJETO DE PESQUISA Apresentação
Justificativa da escolha – Deve enfatizar: O conhecimento científico do pesquisador, sua criatividade e capacidade de convencimento e argumentação. O estágio em que se encontra a teoria do tema escolhido. Contribuições que os resultados da pesquisa trará para a comunidade local, regional ou nacional. Possibilidade de descoberta de soluções para casos gerais ou particulares. Resolução de pontos obscuros.

11 PROJETO DE PESQUISA Apresentação
Objetivos: podem ser apresentados em dois tipos. Objetivo geral: fornece uma visão global do tema e define o que se pretende alcançar com a execução da pesquisa. Objetivos específicos: abrangem o objetivo geral e o aplica à situações particulares. Verbo no ‘infinitivo’: definir, conhecer, determinar, demonstrar, comparar, aplicar, documentar, avaliar.

12 PROJETO DE PESQUISA Fundamentação Teórica
Importância: nenhuma investigação começa do zero. Levantamento e revisão em fontes documentais ou bibliográficas, para evitar pesquisas semelhantes, duplicadas ou já suficientemente discutidas. Fundamentação da pesquisa de maneira teórica Fontes: dicionários, livros, anais, artigos de revistas e periódicos especializados, internet. Reflexão crítica e visão geral do tema.

13 PROJETO DE PESQUISA Procedimentos Metodológicos
Não é igual para todos os processos de investigação Deve adequar-se ao problema a ser investigado, às hipóteses levantadas, ao tipo de informantes com quem se vai entrar em contato. Deve incluir o tipo de estudo, local de estudo, população a ser estudada, amostragem, coleta de dados, instrumento utilizado, comitê de ética e consentimento livre e esclarecido (estudo com seres humanos) e análise estatística.

14 PROJETO DE PESQUISA Cronograma Distribuir as atividades, previamente definidas, pelo tempo de execução. Procurar destacar cada etapa da pesquisa de forma geral e especificá-las quando necessário.

15 Cronograma PROJETO DE PESQUISA
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO FÍSICA DO PROJETO ATIVIDADES ANO: MÊS DE EXECUÇÃO J F M A S O N D

16 Cronograma PROJETO DE PESQUISA
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO FÍSICA DO PROJETO

17 PROJETO DE PESQUISA Orçamento Importante se a pesquisa for financiada por agências próprias: CNPq, FINEP, CAPES e outros órgão regionais

18 Orçamento PROJETO DE PESQUISA
Discriminar o gasto com recursos humanos (treinamento, palestras), diárias e passagens, material de consumo (papel, xerox, tinta, disquetes), elementos permanentes (computador, equipamento de laboratório) e outros.

19 PROJETO DE PESQUISA Referências Lista de livros, artigos, publicações, sites e documentos utilizados nas diferentes etapas do projeto. Estilo: ABNT NBR 6023

20 PROJETO DE PESQUISA Anexos e Apêndices São partes que reforçam as informações contidas no texto sem fazerem parte dele. Anexos: trechos ou íntegras de textos que auxiliam o leitor a compreender seu projeto. Apêndices: são instrumentos, figuras que informam sobre o projeto, geralmente criados pelo pesquisador.


Carregar ppt "PROJETO DE PESQUISA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google