A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica Metodologia Científica UDESC/CCT Prof.ª Kênia Gaedtke.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica Metodologia Científica UDESC/CCT Prof.ª Kênia Gaedtke."— Transcrição da apresentação:

1 Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica Metodologia Científica UDESC/CCT Prof.ª Kênia Gaedtke

2 Ciência Conceito bastante abrangente, que é visto de forma ambígua pela sociedade em geral. Conceito bastante abrangente, que é visto de forma ambígua pela sociedade em geral. Concepção clássica: Empreendimento autônomo, objetivo, neutro e baseado na aplicação de um código de racionalidade distante de qualquer tipo de interferência externa; Lógica + Experiência; Método Indutivo. Concepção clássica: Empreendimento autônomo, objetivo, neutro e baseado na aplicação de um código de racionalidade distante de qualquer tipo de interferência externa; Lógica + Experiência; Método Indutivo. Francis Bacon Francis Bacon

3 Ciência Concepção clássica: Concepção clássica: Augusto Comte: Evolução do conhecimento Augusto Comte: Evolução do conhecimentoMetafísicaFilosofiaCiência

4 Ciência Novo método científico: Século 20; Método hipotético-dedutivo. Novo método científico: Século 20; Método hipotético-dedutivo. Falsificacionismo: Karl Popper. Crítica ao modelo de racionalidade: Importância da dimensão social e do enraizamento histórico. Crítica ao modelo de racionalidade: Importância da dimensão social e do enraizamento histórico. Thomas Kuhn Thomas Kuhn Paul Feyerabend: Paul Feyerabend: a ciência é a religião contemporânea

5 Ciência Visões deformadas acerca da ciência: Visões deformadas acerca da ciência: empirista e ateórica (eureka!) empirista e ateórica (eureka!) rígida (método científico mecânico) rígida (método científico mecânico) aproblemática e aistórica aproblemática e aistórica exclusivamente analítica (parcialização dos estudos) exclusivamente analítica (parcialização dos estudos) acumulativa linear (ex.: átomo) acumulativa linear (ex.: átomo) individualista individualista velada, elitista velada, elitista sentido comum (é óbvio!) sentido comum (é óbvio!) descontextualizada, socialmente neutra. descontextualizada, socialmente neutra.

6 Ciência O conhecimento científico, no âmbito teórico, é: O conhecimento científico, no âmbito teórico, é: Objetivo Objetivo Racional Racional Sistemático Sistemático Geral Geral Verificável Verificável Falível Falível

7 Tecnologia A própria realidade, em certo sentido, é uma construção técnica. (Bazzo et al., 2003, p. 35) A própria realidade, em certo sentido, é uma construção técnica. (Bazzo et al., 2003, p. 35) Hominização: sociabilidade, capacidade lingüística e habilidades técnicas. Hominização: sociabilidade, capacidade lingüística e habilidades técnicas.

8 Tecnologia Qual é a diferença entre técnica e tecnologia?

9 Tecnologia Os procedimentos tradicionais utilizados para fazer iogurte, queijo, vinho ou cerveja seriam técnicas, enquanto a melhoria destes procedimentos, a partir da obra de Pasteur e do desenvolvimento da microbiologia industrial, seriam tecnologias. Os procedimentos tradicionais utilizados para fazer iogurte, queijo, vinho ou cerveja seriam técnicas, enquanto a melhoria destes procedimentos, a partir da obra de Pasteur e do desenvolvimento da microbiologia industrial, seriam tecnologias. (Bazzo et. al. 2003, p. 40)

10 Tecnologia Mas então, o que é tecnologia? Mas então, o que é tecnologia? Segundo Bunge (2006, p. 275), é Segundo Bunge (2006, p. 275), é o ramo do conhecimento interessado em projetar artefatos e processos, e em normatizar e planejar a ação humana. [...] A tecnologia não deve ser confundida com a ciência aplicada que é, na realidade, a ponte entre ciência básica e tecnologia, uma vez que ela busca novo conhecimento com potencial prático.

11 Tecnologia O que se espera dos tecnólogos é que projetem artefatos, como máquinas e processos industriais ou sociais. E espera- se que eles sirvam seus clientes ou empregadores, os quais buscam seu trabalho especializado para promover interesses econômicos ou políticos. Daí porque a tecnologia pode ser boa, má, ou ambivalente. O que se espera dos tecnólogos é que projetem artefatos, como máquinas e processos industriais ou sociais. E espera- se que eles sirvam seus clientes ou empregadores, os quais buscam seu trabalho especializado para promover interesses econômicos ou políticos. Daí porque a tecnologia pode ser boa, má, ou ambivalente.

12 Tecnologia Tecnoética. Tecnoética. Estudos CTS(A): interdependência de ciência, tecnologia e sociedade (e ambiente). Estudos CTS(A): interdependência de ciência, tecnologia e sociedade (e ambiente). Tecnológico não é só aquilo que transforma e constrói a realidade física, mas também aquilo que transforma e constrói a realidade social. (Bazzo et. al., 2003, p. 42) Tecnológico não é só aquilo que transforma e constrói a realidade física, mas também aquilo que transforma e constrói a realidade social. (Bazzo et. al., 2003, p. 42)

13 Metodologia Científica Qual é a diferença entre método e metodologia? Por que é inadequado utilizar a expressão a metodologia utilizada no presente trabalho...? a metodologia utilizada no presente trabalho...?

14 Metodologia Científica Método: um procedimento regular e bem especificado para fazer alguma coisa; uma sequência ordenada de operações dirigidas a um objetivo. Método: um procedimento regular e bem especificado para fazer alguma coisa; uma sequência ordenada de operações dirigidas a um objetivo. Metodologia: o estudo do método. Ramo normativo da epistemologia. Metodologia: o estudo do método. Ramo normativo da epistemologia.

15 Metodologia Científica A metodologia científica propõe mostrar ao pesquisador que se pode adquirir conhecimento por meio de pesquisa. A metodologia científica propõe mostrar ao pesquisador que se pode adquirir conhecimento por meio de pesquisa. Aponta os caminhos necessários ao auto- aprendizado. Aponta os caminhos necessários ao auto- aprendizado. Examina e avalia as técnicas de pesquisa, bem como gera e verifica novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações. Examina e avalia as técnicas de pesquisa, bem como gera e verifica novos métodos que conduzem à captação e processamento de informações.

16 Processos do método científico Observação Observação Hipótese – Indução ou dedução Hipótese – Indução ou dedução Análise e síntese Análise e síntese Teoria Teoria Doutrina Doutrina

17 Bibliografia: BAZZO, Walter A. et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade). Florianópolis: Cadernos de Ibero- America, BAZZO, Walter A. et al. Introdução aos estudos CTS (Ciência, tecnologia e sociedade). Florianópolis: Cadernos de Ibero- America, BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. São Paulo: Perspectiva, BUNGE, Mario. Dicionário de filosofia. São Paulo: Perspectiva, SILVA. Mary A. F. Métodos e técnicas de pesquisa. Curitiba: IBPEX, SILVA. Mary A. F. Métodos e técnicas de pesquisa. Curitiba: IBPEX, 2005.

18 Sugestão de filmes: O Nome da Rosa O Nome da Rosa Ponto de Mutação Ponto de Mutação Radio Bikini Radio Bikini


Carregar ppt "Conceitos de ciência, tecnologia e metodologia científica Metodologia Científica UDESC/CCT Prof.ª Kênia Gaedtke."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google