A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Corrosão - revisão 2011/1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Corrosão - revisão 2011/1."— Transcrição da apresentação:

1 Corrosão - revisão 2011/1

2 Assuntos da prova I Eletroquímica Importância da corrosão
Tipos de corrosão Células (ou pilhas) de corrosão Comportamento do zinco e platina em meio ácido Platina em meio ácido e base com fonte de corrente elétrica externa Polarização, passivação e diagramas de Pourboaux Velocidade de corrosão; efeito do pH, do O2, da umidade relativa, temperatura sobre a corrosão eletroquímica. Métodos de proteção contra a corrosão: Mudança do meio, revestimento com produtos de reação, revestimento metálicos, revestimentos orgânicos. Proteção temporária

3 Exercícios Quais são os principais métodos de revestimentos metálicos? Faça uma descrição sucinta de cada um deles. Os revestimentos metálicos obtidos eletroliticamente podem ser de ânodo solúvel (ativos) ou insolúvel (inérteis); escreva as equações anódicas e catódicas de cada um deles. O que é proteção temporária? Qual a proteção temporária que possibilita o transporte e armazenagem de peças completamente isenta de resíduos? Qual o princípio de proteção? O que diferencia a pintura orgânica a pó das pinturas com tinta líquida? Onde se aplica o processo de pintura por eletrofose? Quais são suas vantagens em relação as tintas líquidas com solventes orgânicos comuns.

4 Exercícios 6. Na perlita a duas fases distintas: ferri ta e cementita. Quando em presença de eletrólito há um processo de corrosão eletroquímica. Quem é cátodo e quem é ânodo? Quais são as respectivas reações anódicas e catódicas? Dois pedaços de metal, um de cobre e o outro de zinco , são imersos em água do mar e ligados entre si por um fio de cobre. Indicar a célula galvânica que se forma, escrevendo a reação da meia célula (a) para o ânodo e (b) para o cátodo; mostre também © a direção do fluxo de elétrons no fio e (d) a diresão da corrente no eletrólito. (e) Que metal deve ser usado no lugar do cobre para que o zinco mude de polaridade? Um prego zincado é cortado ao meio e imerso em um eletrólito. (a) Que pares deve ser considerados para determinar o ânodo?(b) Citar o ponto no qual começara a corrosão.

5 Exercícios Compare o tipo de proteção quando o aço é revestido pelos metais: (a) Cádmio, (b) zinco e (c) Estanho. Qual é a diferença fundamental entre cromagem e cromatização? Explique. Qual é a diferença fundamental no processo de aplicação de pinturas líquidas e em pó? Forneça 3 vantagens e 3 desvantagens da pintura eletrostática a pó. Descreva as vantagens de se utilizar a fosfatização antes da pintura.

6 Exercícios Uma solução de acido clorídrico e submetida a uma corrente elétrica de 2 A durante 3 minutos tendo-se como catodo e anodo eletrodos inertes. a. Quais as reações no catodo e no anodo? b. Qual a quantidade de H2 liberada em litros? Como se forma uma pilha de aeração diferencial em corrosão? Quais as reações anódicas e catódicas desta pilha? 16. Como e uma pilha de eletrodos diferentes? Quais seriam as reações catódicas e anódicas quando se liga dois canos de aço com uma conexão de cobre? Qual e anodo e catodo? 17. Como são classificadas as tintas com relação a um de seus constituinte?

7 Exercícios 18. Usando a tabela dos potenciais padrão de redução identifique quais dos metais abaixo são catódicos em relação ao aço: a. Cr c. Cd e. Ni g. Ag b. Zn d. Mg f. Au h. Sn 19. Qual é o mecanismo de proteção do revestimento catódico? E do revestimento anodico? 20. Com as palavras abaixo montem um fluxograma para pintura a pó de uma peça passou por um controle que usa uma solução aquosa; forno de cura da tinta, fosfatização, lavagem, estufa de secagem, aplicação eletrostática da tinta em pó.

8 Exercícios 21. O que galvanização a quente? Quais são os princípios de proteção contra a corrosão do revestimento de Zn? 22. Que são revestimentos anódicos? 23. Quais são os métodos que se baseiam em revestimentos protetores? 24. O que é fosfatização? Onde é sua maior aplicação? Explique o que é anodização? Quais são as reações na superfície da peça e no cátodo de Pb? Assinale a(s) sentença(s) correta(s). a. célula de corrosão de aeração diferencial é aquela cujo anodo é uma região de alta concentração de oxigênio; b. célula de corrosão de aeração diferencial é aquela cujo anodo é uma região de baixa concentração de oxigênio; c. célula de corrosão por concentração iônica diferencial é aquela cujo cátodo é a região de baixa concentração iônica; d. célula de corrosão por concentração iônica diferencial é aquela cujo cátodo é a região de alta concentração iônica; e. célula de corrosão por concentração iônica diferencial é aquela cujo anodo é a região de baixa concentração iônica;


Carregar ppt "Corrosão - revisão 2011/1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google