A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação."— Transcrição da apresentação:

1 Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre e materiais terrestres para a solução de problemas de engenharia. A geotecnia abrange as áreas de mecânica dos solos e mecânica das rochas, e muitos dos aspectos de engenharia da geologia, geofísica, hidrologia e ciências afins.

2 Solo como camada de suporte
Antes de construir qualquer coisa em cima do solo, é preciso fazer uma sondagem dele e, posterior, estudo de sua resistência à uma tensão.

3 Na negligência da resistência do solo a uma determinada Carga:

4 MATERIAIS VINDO DO SOLO

5 INTEPERISMO DA ROCHA A rocha matriz que e compostas por um ou mais minerais sofre degradação por fatores físicos e/ou químicos, resultando no solo.

6 FISICO Pedregulho Areia QUIMICO Silte Argila

7 AREIA A Areia é um conjunto de partículas de rochas desegradadas, um material de origem mineral finamente dividido em grânulos ou granito, composta basicamente de dioxido de silício. Forma-se à superfície da Terra pela fragmentação das rochas por erosao, por ação do vento ou da água. É utilizada nas obras de engenharia civil, em aterros, execução de argamassas , concreto.

8 BRITA OU PEDRA No concreto usado na construção civil, pode-se usar tanto as britas quanto os pedregulhos. O importante é que sejam materiais de boa resistência, limpos e com granulação uniforme para que possam ser dosados de forma a obter uma massa de concreto econômica e com a maior resistência possível. Chama-se “Pedra” ao material de granulometrica acima de 5 mm, ou seja, as pedras são as “irmãs” maiores da areia. As pedras também resultam da desagregação de rochas, seja por processos naturais, ou pela ação do homem, quando recebe o nome de “Pedra Britada”, devido ao processo usado na desagregação que é chamado de “Britagem”.

9 CIMENTO Cimento Portland é um tipo de cimento muito utilizado na construção civil por sua resistência. É o resultado da queima de pedras calcárias e argila. O cimento pode ser definido como um pó fino, com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob a ação de água. Na forma de concreto, torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar formas e volumes, de acordo com as necessidades de cada obra. Graças a essas características, o concreto é o segundo material mais consumido pela humanidade, superado apenas pela água.

10 TIJOLO – TELHA - BLOCO São produtos ceramicos, avermelhado, em formas é amplamente usado na construçao civil. É um dos principais materiais de construção. Sãofabricado com argila e de cor avermelhada devido cozimento e pode ser maciço ou furado.

11 MATÉRIAS - Introdução. Primeiros Estudos dos Solos. Grandes Acidentes
MATÉRIAS - Introdução . Primeiros Estudos dos Solos . Grandes Acidentes. Exemplos Históricos . A Mecânica dos Solos . Outras Ciências da Terra . Geotécnica . As Investigações Geotécnicas . Elenco de Questões . Karl Terzaghi . Definição, Objetivo, Problemas e Vinculações com as Demais Ciências . O Problemas de Deformação e Ruptura dos Solos . Congressos e Simpósios . A Mecânica dos Solos no Brasil

12 - ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS. PEDOLOGIA
- ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS. PEDOLOGIA. COMPOSIÇÃO QUIMICA E MINERALÓGICA . Origem e Formação dos Solo . Pedologia . Solos Residuais, Sedimentares e de Formação Orgânica . Composição Química e Mineralógica dos Solos . Minerais Argílicos . Superfície Específica - PROPRIEDADES DAS PARTICU LAS SÓLIDAS DO SOLO . Natureza das Partículas . Peso Específico das Partículas . Forma das Partículas . Atividade da Superfície dos Solos F inos . Bentonitas . Tixotropia . Granulometria . Classificação Trilinear dos Solos . Correção Granulométrica .

13 . Definições e Tipos de Estrutura . Amolgamento
- INDICES FISICO . Elementos Constituintes de um Solo . Teor de Umidade de um Solo . Peso Específico Aparente de um Solo (h ≠ 0) . Peso Específico Aparente de um Solo Seco (h = 0) . Índices de Vazios . Grau de Compacidade . Porosidade de um Solo . Grau de Saturação de um Solo . Grau de Aeração . Relações Diversas . Peso Específico de um Solo Saturado . Peso Específico de um Solo Submerso . Resumos ESTRUTURA DOS SOLOS . Definições e Tipos de Estrutura . Amolgamento

14 - PLASTICIDADE E CONSISTÊNCIA DOS SOLOS. Plasticidade
- PLASTICIDADE E CONSISTÊNCIA DOS SOLOS . Plasticidade . Limites de Consistência . Limite de Liquidez . Limite de Plasticidade . Índice de Plasticidade . Gráfico de Plasticidade . Índice de Consistência . Limite de Contração . Grau de Contração . O Outros Índices - FENOMENOS CAPILARES . Teoria do Tubo Capilar . Capilarímetros . Importância dos Fenômenos Capilares - PERMEABILIDADE DOS SOLOS . Coeficiente de Permeabilidade. Lei de Darcy . Fatores que Influem na Permeabilidade . Permeabilidade em Terrenos Estratificados . Intervalos de Variação do Coeficiente de Permeabilidade . Determinação do Coeficiente de Permeabilidade . Nota

15 - COMPRESSIBILIDADE Introdução. A Compressibilidade
- COMPRESSIBILIDADE Introdução . A Compressibilidade . Relação Carga-Deformação . Processo de Adensamento . Analogia Mecânica de Terzaghi . Observações . Compressibilidade dos Terrenos Permeáveis (Areia e Pedregulho) . Compressibilidade dos Terrenos Permeáveis (Argila) Teoria do Adensamento . Referência Histórica . Hipóteses Básicas Simplificadas . O Equação Diferencial do Adensamento . Analogia Termodinâmica do Adensamento . Resolução da Equação Diferencial . Porcentagem de Adensamento . Fórmulas Aproximadas . Superfícies Drenantes . Observação Ensaio de Adensamento . Objetivo . Descrição do Ensaio . Realização do E nsaio . Variação do fndice de Vazios com a Pressão Efetiva

16 TENSÓES E DEFORMAÇÕES, ELASTICIDADE, PLASTICIDADE E REOLOGIA
. Pressão de Pré-Adensamento . Índice de Compressão . Relação entre K e LL . Curva Tempo-Recalque . Ajuste da Curva Tempo-Recalque . Determinação do Coeficiente de Adensamento . Determinação do Coeficiente de Permeabilidade . Comparação entre Tempos de Adensamento . Compressão Secundária Cálculo dos Recalques . Na Prática . Recalque Total . Observação . Evolução do Recalque em Função do Tempo. Carregamento Lento Durante o Período de Construção . Observação e Estudo dos Recalques TENSÓES E DEFORMAÇÕES, ELASTICIDADE, PLASTICIDADE E REOLOGIA . Introdução .Tensões . Deformações . Tipos e Comportamento dos Materiais . Elasticidade . Plasticidade . Reologia

17 - COMPACTAÇÃO DOS SOLOS
- RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO DOS SOLOS . Atrito Interno e Coesão . Tipos de Ensaios de Cisalhamento . Classificação dos Ensaios de Cisalhamento . Resistência ao Cisalhamento das Areias . Resistência ao Cisalhamento das Argilas . Coeficientes A e B" da Pressão Neutra . Aplicação dos Ensaios de Cisalhamento na Prática - COMPACTAÇÃO DOS SOLOS . Introdução . Curvas de Compactação . Ensaios . Curvas de R esistência . Compactação no Campo . Controle da Compactação . Ensaio Califórnia - CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS . Principais Sistemas de Classificação . O Sistema Unificado de Classificação . O Sistema de Classificação do H.R. B

18 - EXPLORAÇÃO DO SUBSOLO. Considerações Iniciais
- EXPLORAÇÃO DO SUBSOLO . Considerações Iniciais . Métodos de Exploração do Subsolo . Profundidade, Locação e Número de Sondagens . Abertura de Poços de Exploração . Execução de Sondagens . Tipos de Sondagens . Sondagens de Reconhecimento . Sondagens com Retirada de Amostras lndeformadas . Amostradores para Solos Coesivos . Amostradores para Solos Não-Coesivos . Amostragem de Rochas . Apresentação dos Resultados de um Serviço de Sondagem . Ensaio de Auscultação . Ensaios de Bombeamento e de "Tubo Aberto" . Vane Test (Scissomàtre), Rhéotest e Pressiômetro . Medida de Pressão Neutra . Prova de Carga . Medida de Recalque . Ensaios Geofísicos . Outras Técnicas . Comprovação Durante e Após a Construção

19 LIVROS . MECÂNICA DOS SOLOS AUTOR: HOMERO PINTO CAPUTO

20 . MECÂNICA DOS SOLOS - AUTOR: HOMERO PINTO CAPUTO


Carregar ppt "Geotecnia                              Introdução Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google