A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 Os Dons do Espirito Santo:
Doutrina Cristã Os Dons do Espirito Santo: Sabedoria Entendimento Conselho Fortaleza Ciência Piedade Temor de Deus

3 V Domingo do Tempo Comum Ano A
Animada pelo 1º Volume da Catequese

4 Sois a semente que há-de crescer,
sois a estrela que há-de brilhar. Sois o fermento da terra e o sal, Luz nova do mundo a alastrar. Ide, amigos, pelo mundo anunciando o amor, Mensageiros da vida, do perdão e da paz. Sede, amigos, testemunhas da minha ressurreição, Sede minha presença: Eu convosco estarei.

5 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amén!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os Santos Mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

6 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, catos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

7 Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.

8 Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória.

9 Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito,
Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós. Só Vós sois o Santo;

10 só Vós, o Senhor; só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amén

11 ORAÇÃO COLECTA Guardai, Senhor, com paternal bondade a vossa família; e, porque só em Vós põe a sua confiança, defendei-a sempre com a vossa proteção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

12 «A tua luz despontará como a aurora»
1ª Leitura «A tua luz despontará como a aurora» Is 58, 7-10

13 Leitura do Livro do profeta Isaías
LEITURA I Is 58, 7-10 Leitura do Livro do profeta Isaías Eis o que diz o Senhor: «Reparte o teu pão com o faminto, dá pousada aos pobres sem abrigo, leva roupa ao que não tem que vestir e não voltes as costas ao teu semelhante. Então a tua luz despontará como a aurora e as tuas feridas não tardarão a sarar. Preceder-te-á a tua justiça e seguir-te-á a glória do Senhor. Então, se chamares, o Senhor responderá,

14 LEITURA I Is 58, 7-10 se O invocares, dir-te-á: ‘Aqui estou’. Se tirares do meio de ti a opressão, os gestos de ameaça e as palavras ofensivas, se deres do teu pão ao faminto e matares a fome ao indigente, a tua luz brilhará na escuridão e a tua noite será como o meio-dia». Palavra do Senhor. Graças a Deus

15 Salmo

16 nascerá uma luz no meio das trevas.
Salmo 111 (112), a e 9 Refrão: Para o homem recto nascerá uma luz no meio das trevas.

17 «Anunciei-vos o mistério de Cristo crucificado»
2ª Leitura «Anunciei-vos o mistério de Cristo crucificado» 1 Cor 2, 1-5

18 Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
LEITURA II Cor 2, 1-5 Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios Quando fui ter convosco, irmãos, não me apresentei com sublimidade de linguagem ou de sabedoria a anunciar-vos o mistério de Deus. Pensei que, entre vós, não devia saber nada senão Jesus Cristo, e Jesus Cristo crucificado.

19 LEITURA II Cor 2, 1-5 Apresentei-me diante de vós cheio de fraqueza e de temor e a tremer deveras. A minha palavra e a minha pregação não se basearam na linguagem convincente da sabedoria humana, mas na poderosa manifestação do Espírito Santo, para que a vossa fé não se fundasse na sabedoria humana, mas no poder de Deus. Palavra do Senhor. Graças a Deus

20 Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor: quem Me segue terá a luz da vida.
Aclamação ALELUIA Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor: quem Me segue terá a luz da vida.

21 «Vós sois a luz do mundo»
Evangelho «Vós sois a luz do mundo» Mt 5, 13-16

22 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Mt 5, 13-16 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus Gloria a Vós, Senhor!

23 EVANGELHO Mt 5, 13-16 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Vós sois o sal da terra. Mas se ele perder a força, com que há-de salgar-se? Não serve para nada, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem se acende uma lâmpada para a colocar debaixo do alqueire,

24 EVANGELHO Mt 5, 13-16 mas sobre o candelabro, onde brilha para todos os que estão em casa. Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus». Palavra da salvação. Gloria a Vós, Senhor.

25

26 O evangelho de hoje fala de duas coisas muito necessárias na vida quotidiana da família; sal e luz. O sal dá sabor aos alimentos, torna-os agradáveis, preserva da corrupção e era, no passado, um símbolo da sabedoria divina. Mais ainda o sal era usado também para confirmar a inviolabilidade dos pactos: as partes cumpriam o rito de consumir pão e sal ou apenas sal.

27 No período romano, o sal era usado como forma de pagamento aos soldados e daí vem o nome salário. No Antigo Testamento, prescrevia-se que tudo que se oferecesse a Deus devia estar condimentado com sal (cf. Lv 2, 13), para significar o desejo de que a oferenda fosse agradável. Somos chamados ser sal de mundo, que significa dar sabor à vida dos homens.

28 Na época de Jesus os primitivos candeeiros de azeite não ofereciam uma boa iluminação. Por isso a noite era considerada a hora das trevas, do mal, dos ladrões e dos espíritos maus. Jesus proclama-se luz do mundo (Jo 9, 5) e acrescentou "Vós sois a luz do mundo" . Os cristãos tem que se tornar a luz do mundo. “Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente,

29 a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito” (Rm 12,1-2).Só poderemos iluminar o nosso mundo, se tivermos sido iluminados por Cristo. A luz orienta e indica o caminho no meio da escuridão. Perante a onda de materialismo e de sensualidade que sufoca os homens, o Senhor quer que das nossas almas saia outra onda – branca e poderosa,

30 para levar Cristo a tantos quantos pudermos
para levar Cristo a tantos quantos pudermos. Devemos ser conhecidos como homens e mulheres leais, simples, alegres, trabalhadores, optimistas; devemos comportar-nos como pessoas que cumprem rectamente os seus deveres e que sabem actuar a todo o momento como filhos de Deus, que não se deixam arrastar por qualquer vento.

31 A vida do cristão constituirá então um sinal claro da presença do espírito de Cristo na sociedade. A cruz levantada no Monte do Calvário torna-se visível para todos: os bons e os maus, os que choram e os que os oprimem. Um cristão deve ser assim. Deus quer iluminar o mundo, e quer fazer isso através de nós. Se a própria Comunidade cristã se corrompe, o povo fica triste e perdido. Rezemos com São Francisco de Assis:

32 Onde há ódio, que eu leve o amor.
Onde há discórdia, que eu leve a união. Onde há ofensa, que eu leve o perdão. Onde há dúvida, que eu leve a fé. Onde há desespero, que eu leve a esperança. Onde há tristeza, que eu leve a alegria. Onde há trevas, que eu leve a luz. Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; mais compreender que ser compreendido;

33 mais amar, que ser amado. Pois é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado; é morrendo que se vive para a vida eterna! Assim Seja!

34 Assim deve brilhar a vossa luz diante dos homens, para que, vendo as vossas boas obras, glorifiquem o vosso Pai que está nos Céus Meditação

35 Credo

36 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

37 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

38 De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

39 Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amén.

40 Oração Universal

41 Caríssimos fiéis: Oremos por todos os homens e mulheres do mundo, para que recebam a ajuda da nossa prece e da nossa caridade, dizendo: Escutai, Senhor, a oração do vosso povo Pela Igreja santa e católica, pelas Igrejas ortodoxas orientais e por todos os seus ministros e fiéis, oremos ao Senhor.

42 Pelos que repartem o pão com os famintos,
dão pousada aos pobres sem abrigo e levam roupa aos que não têm que vestir, oremos ao Senhor. Escutai, Senhor, a oração do vosso povo Pelos que anunciam o mistério de Deus aos homens e por todos os que falam com desassombro de Jesus Cristo crucificado e ressuscitado,

43 Pelos fiéis que procuram ser sal da terra e luz do mundo e pelos monges, religiosos e irmãos leigos
que escolheram a perfeição dos conselhos evangélicos, oremos ao Senhor. Escutai, Senhor, a oração do vosso povo Por todos nós aqui reunidos em nome de Cristo e pelos membros das nossas famílias que partiram deste mundo marcados com o sinal da fé, oremos ao Senhor.

44 Escutai, Senhor, as orações da vossa Igreja e defendei-a dos perigos que a rodeiam, para que possa servir-Vos com inteira liberdade e dar-Vos graças pelos benefícios recebidos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

45 Ofertório

46 Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai
Ergue-te na alegria, povo chamado à Salvação Deixa o traje de luto, porque o Senhor é a nossa justiça. Alegre-se o deserto e rejubile a fonte mais pura Consolai o meu povo tende coragem Deus nos conduz. Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai sois benditos, entrai, no reino da luz porque eu tive fome, e vós deste-me de comer tive sede e vós deste-me de beber.

47 Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai
Povos de toda a terra fazei da vida uma refeição Preparai o caminho abri as mãos para repartir. Nesses bairros de fome onde a miséria resseca o homem Numa casa sem vida onde ninguém consegue morar. Partilhai a riqueza porque Deus de todos é Pai sois benditos, entrai, no reino da luz porque eu tive fome, e vós deste-me de comer tive sede e vós deste-me de beber.

48 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para honra e glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

49 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
(Todos de pé) ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS Senhor nosso Deus, que criastes o pão e o vinho para auxílio da nossa fraqueza concedei que eles se tornem para nós sacramento de vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

50 Prefácio V. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós.
V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

51 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Vós criastes os elementos do mundo, estabelecendo o curso dos tempos e as estações do ano; formastes o homem à vossa imagem e semelhança e lhe confiastes as maravilhas do universo, para que, em vosso nome,

52 domine sobre todas as criaturas e Vos glorifique sem cessar pela grandeza das vossas obras, por Cristo, nosso Senhor. Por Ele, com todos os coros dos Anjos proclamamos a vossa glória, Cantando numa só voz.

53 Santo

54 Sac: Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença, em comunhão com toda a Igreja, ao celebrarmos o primeiro dia da semana, em que Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dos mortos, humildemente Vos suplicamos: Santificai estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

55 que será entregue por vós.
(Todos ajoelham) Na hora em que Ele Se entregava, para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, abençoou-o partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

56 este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança,
De igual modo, no fim da Ceia, tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. Fazei isto em memória de mim.

57 Mistério da Fé! Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

58 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

59 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca Manuel, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

60 admiti-os na luz da vossa presença.
Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

61 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Amén.

62 Pai Nosso

63 Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai Nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje. Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

64 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

65 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à Fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a Vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amén. A paz do Senhor esteja sempre convosco. O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

66 Paz

67 CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO. TENDE PIEDADE DE NÓS, DAI-NOS A PAZ,

68 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma só palavra e serei salvo

69 Comunhão

70 Uma sementinha de trigo ,caiu ao chão e brotou,
Caiu ao chão e brotou! Foi crescendo, Foi crescendo e Em pão da vida se tornou. Vou comer deste Pão para ser feliz e amar o irmão! Este Pão, é Jesus, que vou receber nesta comunhão É Jesus, meu amigo e meu companheiro: está sempre comigo!

71 Ação de graças

72 Eu tenho um amigo que me ama, que me ama, que me ama seu nome é Jesus.
É um amigo que me ama, É um amigo que me ama, É um amigo que me ama, É Jesus (bis) Tu tens um amigo que te ama… Nós temos um amigo que nos ama…

73 Oração depois da comunhão
Deus de bondade, que nos fizestes participantes do mesmo pão e do mesmo cálice, concedei que, unidos na alegria e no amor de Cristo, dêmos fruto abundante para a salvação do mundo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

74 Avisos Ultreia Castanheira dia 09/02 às 16:00
Dia 11 3ªf. Nª Srª de Lurdes, dia mundial dos doentes. Durante a missa há unção dos doentes. Dia 14, 6ªf. O Bispo vai presidir a missa e celebramos a memória de S: Cirilo e Metódio, Padroeiros da Europa. Dia 22 Crianças da catequese celebram a festa de B: Francisco e Jacinta Marto e vão rezar o terço nas Cachoeiras às Partida daqui às Haverá missa aqui as 16.00 Avisos

75 14 de Fevereiro. 2014 Às a 11.00 Escola : D. António de Ataíde Às a 12.00 Infantário Castanheira do Ribatejo Às Infantário Vala de Carregado; Almoço Às a 15.00 Visita capela de Dr. Francisco e a mãe Às a 16.30 Lar. Casa São José Às a 17.50 Bombeiros Às a 18.50 Junta de Freguesia Às 19.00 Missa na Igreja Castanheira do Ribatejo Às 20.00 Reunião e Jantar Tema: Apostolado e Dispersão religiosa. Participantes:- Acólitos, MEC, Leitores, Caritas, Cursistas, Coro, Neo-catecúmenais, LIAM e interessados.

76 15 de Fevereiro de 2014 Às 15.H00 Às 16.H.00 Às 17h.30 Às 19h00 Jantar
15 de Fevereiro de 2014 Às 15.H00 Reunião com os pais e depois com as crianças de catequese na Igreja Castanheira do Ribatejo Às 16.H.00 APATI Às 17h.30 Missa & conversa informal: Capela Quintas Às 19h00 Missa & conversa informal :Capela Vala Jantar Família Palha (Capela das Arreias)

77 MISSA e conversa informal: Paróquia Cachoeiras Às 11h00
16 de Fevereiro de 2014 Às 9h00 MISSA e conversa informal: Paróquia Cachoeiras Às 11h00 Missa e Crisma, Castanheira do Ribatejo Às 12.30 Convívio. 22/2 Às 15.30 Jovens Alverca 23/2 Às 17.00 Paroquianos Pavilhão de CEBI Alverca

78 Avisos Ultreia Castanheira dia 09/02 às 16:00
Dia 11 3ªf. Nª Srª de Lurdes, dia mundial dos doentes. Durante a missa há unção dos doentes. Dia 14, 6ªf. O Bispo vai presidir a missa e celebramos a memória de S: Cirilo e Metódio, Padroeiros da Europa. Dia 22 Crianças da catequese celebram a festa de B: Francisco e Jacinta Marto e vão rezar o terço nas Cachoeiras às Partida daqui às Haverá missa aqui as 16.00 Avisos

79 Sac. O Senhor esteja convosco.
Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amén. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Graças a Deus.

80 Guiado pela mão com Jesus eu vou,
E sigo com ovelha que encontrou pastor. Guiado pela mão com Jesus eu vou, aonde Ele vai!! (2x) Se Jesus me diz: “Amigo, deixa tudo e vem comigo!” Como posso resistir ao Seu amor? Se Jesus me diz: “Amigo, deixa tudo e vem comigo!” Minha mão porei na Sua e irei com Ele!

81 Tiago Lucas

82 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Animada por: 1º Volume da Catequese & Grupo “Seguindo teus Passos” Realização : A. Alberto Sousa Imagens recolhidas: Via Google Projeção disponível :


Carregar ppt "Oração do Terço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google