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M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM.

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Apresentação em tema: "M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM."— Transcrição da apresentação:

1 M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Estruturação do CPqAM

2 Resumo - Estrutura Direção Departamento de Saúde Coletiva
Vice-diretoria de Pesquisa, Desenv. Tec. e Serv. Ref. Vice-diretoria de Ensino e Inform. Científica Vice-diretoria de Gestão e Desenv. Institucional Departamento de Saúde Coletiva Dept. de Virologia e Terap. Exper. Departamento de Imunologia Departamento de Parasitologia Departamento de Entomologia Departamento de Microbiologia

3 Estrutura da Área de Ensino
Direção Colegiado da Pós- Graduação Stricto Sensu CPG-S Lato Sensu CPG-L Vice-diretoria de Ensino e Inform. Científica Assistência Téc. do Estrito Senso Assistência Téc. do Lato Senso Secretaria Acadêmica Serviço de Biblioteca Seção de Apoio a Publicação

4 Reformatação do Programa de Pós Graduação Estrito Senso do CPqAM.
M.S. FIOCRUZ Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães Reformatação do Programa de Pós Graduação Estrito Senso do CPqAM. Novas Áreas de Concentração Linhas de Pesquisa

5 Questões Centrais A singularidade do programa e sua inserção no âmbito da FIOCRUZ, coerentemente com sua missão institucional; Sua inserção no cenário de desenvolvimento no campo de C&T no nordeste brasileiro e o reconhecimento pelo MS de seus Serviços de Referência (5); A produção do conhecimento no âmbito de uma Saúde Pública Atual, compreendendo: Conhecimento para as práticas e gestão dos serviços e Sistemas de Saúde (SUS); Conhecimento para a inovação e o desenvolvimento tecnológico; Conhecimento teórico para o desenvolvimento do campo, incluindo os avanços da biologia e de outras disciplinas; Proposta de evoluir na integração das diferentes áreas, passando de um programa que contemple múltiplas disciplinas para um programa integrado e interdisciplinar. Este deverá contemplar as necessárias interfaces entre as áreas do conhecimento (rumo a transdiciplinaridade?).

6 Áreas de Concentração

7 Eco-epidemiologia e Controle de Endemias

8 Epidemiologia, Política e Gestão em Saúde

9 Síntese – Estrito Senso
Docentes Permanentes: 29 (DATACAPES 2008/2007) Alunos de Doutorado: 60 Recife + 5 Manaus (DINTER) Alunos de Mestrado Acadêmico: 40 Alunos de Mestrado Profissional (Gestão em Saúde): 30, SES - Pernambuco; Em perspectiva, 20 - Turma FIOCRUZ - Brasília.

10 Iniciativas Fortalecimento dos Órgãos Colegiados de deliberação.
Realização de Seminários de Integração Científica. Fomento a projetos e disciplinas nas áreas de Epidemiologia Genética e Molecular e Biologia Computacional, estimulando a interdisciplinaridade. Sistema de Informação sobre produção científica. Consolidação da interface e suporte ao SUS com a continuidade da Residência em Saúde Coletiva e com uma turma de Mestrado Profissional para a Secretaria Estadual em Saúde além de outros Órgãos de C&T&I em Saúde do estado de PE.

11 Perplexidades Em 2005 o Comitê de Saúde Coletiva da CAPES sugere a reestruturação do Programa de forma a contemplar mais de uma área de concentração, o que foi discutido e acatado. Em 2007 o mesmo Comitê sugere nova reestruturação, agora no sentido de criar dois programas: um na área da Biologia e outro na área da Saúde Coletiva (???). Quais são as interfaces da área? Onde ficará a busca da inter e da transdiciplinaridade?


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