A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira Aula 07 – Topologias de Redes

2 TOPOLOGIA DE REDE A topologia refere-se ao “layout físico” e ao meio de conexão dos dispositivos na rede, ou seja, como estes estão conectados. Os pontos no meio onde são conectados recebem a denominação de nós, sendo que estes nós sempre estão associados a um endereço, para que possam ser reconhecidos pela rede. Várias são as estratégias de topologia, embora as variações sempre derivem de três topologias básicas que são as mais freqüentemente empregadas.

3 TOPOLOGIA DE REDE A topologia de uma rede depende do projeto das operações, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participação dos nodos é um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usuário de recursos, ou uma combinação de ambos.

4 TOPOLOGIA DE REDE A escolha de uma das topologias pode ter um impacto sobre: • O tipo de equipamento de que a rede precisa. • As capacidades do equipamento. • O crescimento da rede. • A maneira pela qual a rede é gerenciada

5 TOPOLOGIA DE REDE A escolha de uma das topologias pode ter um impacto sobre: • O tipo de equipamento de que a rede precisa. • As capacidades do equipamento. • O crescimento da rede. • A maneira pela qual a rede é gerenciada

6 TOPOLOGIA DE REDE Todos os projetos de rede derivam de três topologias básicas: - Barramento - Estrela - Anel Se os computadores estão conectados em uma fila ao longo de um único cabo, a topologia é denominada como um barramento. Se os computadores estão conectados a segmentos de cabo que se ramificam de um único ponto ou hub, a topologia é conhecida como estrela. Se os computadores estão conectados a um cabo que forma uma volta, a topologia é conhecida como anel.

7 BARRAMENTO A topologia de barramento também é conhecida como barramento linear. Este é o método mais simples e comum de conectar os computadores em rede. Consiste em um único cabo, chamado tronco, que conecta todos os computadores da rede em uma linha única.

8 BARRAMENTO Essa arquitetura é comum em redes de computador interligando as estações de trabalho por meio de cabos coaxiais, em que essas estações são ligadas em série ao longo do cabo. A informação é transmitida ao longo desse tipo de conexão (cabos).

9 BARRAMENTO

10 PROBLEMAS COM BARRAMENTO
Como todas as estações compartilham um mesmo cabo, somente uma transação pode ser efetuada por vez, isto é, não há como mais de um micro transmitir dados por vez. Outro grande problema na utilização da topologia linear é a instabilidade. Caso o cabo se desconecte em algum ponto (qualquer que seja ele), a rede "sai do ar", pois o cabo perderá a sua correta impedância (não haverá mais contato com o terminador resistivo), impedindo que comunicações sejam efetuadas - em outras palavras, a rede pára de funcionar.

11 ESTRELA Na topologia de estrela, os computadores são conectados por segmentos de cabo a um componente centralizado. Os sinais são transmitidos a partir do computador que está enviando através do hub ou switch até todos os computadores na rede.

12 ESTRELA Essa topologia iniciou-se nos primórdios da computação, com os computadores conectados a um computador mainframe centralizado. A rede de estrela oferece recursos e gerenciamento centralizados. Esta é a topologia mais recomendada atualmente

13 ESTRELA Todos os equipamentos (computadores, impressoras de rede, Pontos de acesso sem fio WIRELESS , etc.) convergem para o ponto concentrador da rede, havendo problema nesse ponto da rede, toda a rede fica inoperante porque o concentrador é o equipamento responsável para servir as informações aos demais computadores da rede.

14 ESTRELA

15 ESTRELA X BARRAMENTO Ao contrário da topologia linear onde a rede inteira parava quando um trecho do cabo se rompia, na topologia em estrela apenas a estação conectada pelo cabo para. Além disso temos a grande vantagem de podermos aumentar o tamanho da rede sem a necessidade de pará-la. Na topologia linear, quando queremos aumentar o tamanho do cabo necessariamente devemos parar a rede, já que este procedimento envolve a remoção do terminador resistivo. Entretanto, como cada computador está conectado a um ponto central, esta topologia exige uma grande quantidade de cabos em uma instalação grande de rede. Além disso, se o ponto central falhar, a rede inteira cai.

16 ANEL A topologia de anel conecta os computadores em um único círculo de cabos. Não há extremidades terminadas. Os sinais viajam pela volta em uma direção e passam através de cada computador. Ao contrário da topologia de barramento passiva, cada computador atua como um repetidor para amplificar o sinal e enviá-lo para o seguinte. Como o sinal passa através de todos os computadores, a falha em um computador pode ter impacto sobre toda a rede.

17 ANEL Nesse tipo de rede não existe um concentrador, o bom funcionamento depende da disponibilidade de cada equipamento interligado dessa arquitetura. Haverá um problema nessa arquitetura, pois se um microcomputador parar, toda a rede é comprometida.

18 ANEL

19 VANTAGENS E DESVANTAGENS


Carregar ppt "FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google