A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS."— Transcrição da apresentação:

1 Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS

2 A Sida Síndrome da imunodeficiência adquirida é o conjunto de sintomas e infecções em seres humanos resultantes do dano específico do sistema imunológico ocasionado pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH, ou HIV segundo a terminologia anglo-saxónica). O alvo principal são os linfócitos , fundamentais para a coordenação das defesas do organismo. Assim que o número destes linfócitos diminui abaixo de certo nível, o colapso do sistema imune é possível, abrindo caminho a doenças oportunistas e tumores que podem matar o doente. Existem tratamentos para a SIDA/AIDS e o HIV que diminuem a progressão viral, mas não há nenhuma cura conhecida.

3 Como se transmite este vírus
Através de sangue, sémen, fluidos vaginais, leite materno e, provavelmente, dos fluidos pré-ejaculatórios dos seropositivos. A forma mais perigosa de transmissão é através de uma seringa com sangue contaminado

4 Ideias erradas de transmissão
Partilhar material alimentar ( prato); Troca de afectos ( abraçar); Frequentar os mesmo lugares ( piscina); Só acontece aos outros; O preservativo só se usa com quem tem um mau aspecto; Á partida vê-se logo se está infectado;

5 Medidas para prevenção
Uso de preservativo (sexo seguro); Uso do seu próprio material injectável ou uso de material injectável novo (consumo seguro); Uso de luvas descartáveis sempre que houver risco de contacto directo com sangue.

6 VIH / SIDA - Sabia que... A SIDA é a 4ª causa de morte a nível mundial? Durante o ano de 2006 ocorreram 4,3 milhões de novos casos de infecção pelo VIH no Mundo, dos quais em crianças com menos de 15 anos de idade? O vírus da imunodeficiência humana (VIH), o organismo responsável pela SIDA, foi descoberto em 1983 por Luc Montagnier e Robert Gallo? O VIH provavelmente desenvolveu-se no Homem após a transmissão do vírus da imunodeficiência dos símios (VIS), um vírus que afecta macacos?

7 Evitar a infecção continua a ser o único meio eficaz de protecção contra a doença. Assim, a consciencialização sobre o risco de infecção e a adopção e cumprimento de medidas protectoras são da maior importância. Entre os maiores desafios que se colocam em relação à prevenção do VIH está a necessidade de campanhas educativas eficazes e de assistência humanitária nos países em desenvolvimento.

8 Use e abuse do preservativo!

9 Não queiras ser mais um..


Carregar ppt "Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google