A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi."— Transcrição da apresentação:

1 VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi

2 O que são vírus ? A palavra vírus tem origem latina e significa "veneno". Provavelmente esse nome foi dado devido às viroses, que são doenças causadas por vírus.

3 O que são vírus ? Os vírus são seres acelulares (não possuem estrutura célular) e podem ser visíveis apenas ao microscópio eletrônico, constituídos apenas por duas classes de substâncias químicas: ácido nucléico (que pode ser DNA ou RNA) e proteína. Eles necessitam de células que os hospedem, desta maneira todos os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios.

4 Estruturas O ácido nucléico sempre é envolto por uma cápsula de proteína chamada capsídeo. Vírus envelopado: alguns vírus possuem ainda um envelope lipoproteíco e nucleocapsídeo

5

6 “O vírus tem que parasitar as células para se duplicar.
... se estão fora das células ficam "adormecidos" – víron”

7

8 Ciclo reprodução: lítico
O vírus insere o seu material genético na célula. Os capsídeos organizam-se e envolvem as moléculas de ácido nucléico. São produzidos, então novos vírus. Ocorre a lise (quebra celular), ou seja, a célula infectada rompe-se e os novos vírus são liberados.

9 Ciclo reprodução lítico

10 Ciclo reprodução lisogênico
No ciclo lisogênico, o vírus insere seu material genético na bactéria ou na célula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da célula infectada. Isto é, o DNA viral torna-se parte do DNA da célula infectada. Uma vez infectada, a célula continua suas operações normais, como reprodução e ciclo celular. Durante o processo de divisão celular, o material genético da célula, juntamente com o material genético do vírus que foi incorporado, sofrem duplicação e em seguida são divididos entre as células-filhas.  

11 Ciclo reprodução lisogênico

12 Os vírus são parasitas específicos, ou seja penetram apenas em determinados tipos de células. * especificidade viral

13 Padrões de doenças virais
INFECÇÃO AGUDA Causada por virus encapsulados ou não encapsulados Destroem (matam) as células, quanto maior a replicação viral INFECÇÃO CRÔNICA Liberação de partículas virais pelo menos por 6 meses ou mais Causada apenas por vírus encapsulados (hepatite B , HIV) INFECÇÃO LATENTE Ocasionada quando a sequencia de ácido nucléico viral é incorporada a célula, mas a célula não produz ativamente partículas virais, exceto quando reativadas no futuro (Herpes simplex)

14 H1N1 A gripe H1N1, ou influenza A, é provocada pelo vírus H1N1 da influenza do tipo A. Ele é resultado da combinação de segmentos genéticos do vírus humano da gripe, do vírus da gripe aviária e do vírus da gripe suína, que infectaram porcos simultaneamente. O período de incubação varia de 3 a 5 dias. A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. Experiências recentes indicam que esse vírus não é tão agressivo quanto se imaginava. * Gripe espanhola

15

16 HIV Síndrome da imunodeficiência adquirida é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana . Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. O HIV causa danos nos linfócitos, provocando a sua lise, ou morte celular, devido à enorme quantidade de novos virions produzidos no seu interior, usando a sua maquinaria de síntese de proteínas e de DNA. Transmissão: através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmen, secreção vaginal, fluido pré seminal e leite materno. Alguns dos primeiros sintomas aparecem na cavidade oral como candidíase.

17 Cavidade bucal Doenças oportunistas em pacientes portadores do HIV.

18 Herpes O herpes é uma doença viral recorrente, geralmente benigna, causada pelos vírus Herpes simples 1 e 2, que afeta principalmente a mucosa da boca ou região genital. Não tem cura, mas alguns remédios podem ser utilizados para diminuir os sintomas entre eles o aciclovir.

19 Hepatite Hepatite designa qualquer degeneração do fígado por causas diversas, sendo as mais frequentes as infecções pelos vírus tipo A, B e C. Pode causar dores musculares, indisposição, febre dependendo do tipo e do quadro em que se encontra o indivíduo.

20 Hepatite O vírus da hepatite C pode sobreviver até 15 dias dentro de um esmalte de unha. A OMS estima que 5 milhões de brasileiros estejam contaminados com hepatite.

21 Vacinas Vacina é uma substância produzida com bactérias ou vírus (ou partes deles) mortos ou enfraquecidos. Ao ser introduzida no corpo do ser humano, a vacina provoca uma reação (imunização) do sistema imunológico, promovendo a produção de anticorpos (leucócitos) contra aquela substância. Desta forma, a vacina prepara o organismo para que, em caso de infecção por aquele agente patogênico, o sistema de defesa possa agir com força e rapidamente. Assim a doença não se desenvolve ou, em alguns casos, se desenvolve de forma branda.

22 As vacinas preconizadas aos profissionais da área da saúde são:
- Hepatite B - Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) - Influenza - Varicela e BCG - Hepatite A - DT

23 Conclusão Os vírus são parasitas que estão no limiar entre a vida e a matéria inerte. Eles possuem os mesmos tipos de proteínas e ácidos nucleicos que formam as células vivas, mas precisam da ajuda delas para se replicar e se espalhar. Um enorme número de vírus se replica e sofre mutações constantemente. Esse processo produz muitos genes novos. Um gene inovador, com uma função útil, pode ser eventualmente incorporado ao genoma de uma célula hospedeira e se tornar parte permanente do genoma daquela célula, nos tornando seres mutáveis.

24 OBRIGADO PELA ATENÇÃO


Carregar ppt "VIROLOGIA HUMANA Professor: Bruno Aleixo Venturi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google