Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
Visão Computacional Paulo Sérgio Rodrigues PEL205
2
Administrivia Aulas: Terças: 18:30 às 22:10 hs
Professor: Paulo Sérgio Rodrigues Pré-requisitos: Conceitos Básicos de programação, álgebra linear, cálculo diferencial e integral. Textbooks: “Digital Image Processing” by Rafael Gonzalez & Richard Woods “Computer Vision: a modern approach” by Forsyth & Ponce
3
Objetivos Introdução dos Principais problemas de Visão Computacional.
Introduzir os principais problemas e técnicas para resolver os problemas. Dar aos alunos ferramentas e oportunidades para implementar soluções razoáveis para problemas complexos. Dar aos alunos uma visão geral da literatura e da área de visão computacional, bem como de sua complexidade e importância.
4
Por que estudar Visão Computacional?
Imagens e vídeos existem em todo lugar A cada dia, novas aplicações práticas têm surgido: Construção de modelos virtuais de estruturas reais 3D. segurança (quem está fazendo o que?) Pós-processamento de vídeo Reconhecimento de faces, gestos, etc.. Vários problemas científicos desafiadores Como funciona um sistema de reconhecimento de objetos? Um entendimento melhor a respeito da visão humana.
5
Principais Tópicos tratados em Visão Computacional
Detecção de Formas ou Movimento “Qual a forma 3D desse objeto?” Segmentação “O que pertence a que?” Tracking (Rastreamento) “A onde cada objeto vai?” Reconhecimento “O que é isso?”
6
Principais Tópicos Câmeras Transformações Geométricas
Projeção Perspectiva Modelo de Câmera Calibração Visão de Baixo Nível Transformações de Imagens Transformada de Fourier, DFT, Propriedades, FFT Hotteling DCT SVD Melhoramento de Imagens Filtragem no Domínio Espacial Filtragem no Domínio da Freqüência Visão de Médio Nível Segmentação de Imagens Detecção de Linhas e Bordas Limiar Adaptativo Segmentação Baseada em Região Segmentação Baseada em Entropia Segmentação Baseada em Movimento K-means Mapas Auto-Organizáveis
7
Principais Tópicos Visão de Alto Nível Rastreamento
Representação de Imagens Código de Cadeia Assinaturas Esqueleto Descrição de Imagens Descritores de Fourier Momentos Descritores Topológicos Morfologia Matemática Recuperação Baseada em Conteúdo Recuperação Baseada em Cor Recuperação Baseada em Forma Recuperação Baseada em Textura Recuperação Baseada em Rascunho Árvore de Decisão para Reconhecimento Reconhecimento Baseado em Métodos Estruturais Interpretação
8
Visão de Baixo Nível: Imagem filtrada com um filtro passa baixa
9
Visão de Baixo Nível: Detecção de Bordas
10
Visão de Médio Nível: Detecção de Linhas
11
Visão de Médio Nível: Segmentação de Regiões
12
Visão de Alto Nível: Reconhecimento de Regiões
13
Visão de Alto Nível: Reconhecimento de Linhas
14
Diferença entre CG e VC Modelo Matemático CG Objeto Gráfico VC
Imagem Real Análise
15
Diferença entre CG e VC Exemplo de entrada para CG:
16
Diferença entre CG e VC Exemplo de entrada para CG:
17
Diferença entre CG e VC Idéia da Simulação
O fluido é representado por um conjunto de centenas de partículas Cada partícula é uma estrutura de dados Classe Partícula { float posição x; float posição y; float velocidade x; float velocidade y; float densidade; ...... }
18
Diferença entre CG e VC Exemplo de entrada e Saída para VC: Maligno
Benigno
19
Diferença entre CG e VC Exemplo de entrada para VC:
20
Diferença entre CG e VC Exemplo de entrada e Saída para VC:
21
Diferença entre CG e VC Exemplo de entrada e Saída para VC:
22
Diferença entre CG e VC Processos para VC: Imagem de Entrada
Segmentação Extração Reconhecimento
23
Diferença entre CG e VC Processos para VC: Reconhecimento
24
Diferença entre CG e VC Processos para VC: Reconhecimento
25
Visão Computacional Passado e Presente
26
Chapter 1: Introduction
27
Chapter 1: Introduction
28
Chapter 1: Introduction
29
Chapter 1: Introduction
30
Chapter 1: Introduction
31
Chapter 1: Introduction
32
Chapter 1: Introduction
33
Chapter 1: Introduction
34
Chapter 1: Introduction
35
Grandes Desafios Futuros
Visão Computacional Grandes Desafios Futuros
36
Telemedicina
37
Gerenciamento de Grandes Bases de Dados
38
Análise de Imagens em Vídeo
39
Ambientes Virtuais Colaborativos
40
Ambientes Virtuais Colaborativos
41
TV-Digital
42
Análise de Imagens com Base em informações de Cor, Forma ou Textura
43
Desafio: Visão Baseada em Contexto
44
Desafio: Visão Baseada em Contexto
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.