A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS"— Transcrição da apresentação:

1

2 A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS
À GL . ˙ . DO G . ˙ . A . ˙ . D . ˙ . U. ˙ . A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS No – RITO ADONHIRAMITA GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO

3 TRABALHO DE GRAU I – APRENDIZ MAÇOM TEMA : ESTANDARTE DA LOJA

4 Um pouco da nossa História...

5 O ESTANDARTE DA LOJA BASICAMENTE “SÍMBOLO” DA LOJA, É UMA REPRESENTAÇÃO DO SENTIMENTO QUE OS IRMÃOS FUNDADORES TIVERAM DURANTE AS SUAS REUNIÕES.

6 NAQUELES DIAS OS IRMÃOS COM A MESMA AFINIDADE PROCURAVAM UMA FORMA DE RITO QUE FOSSE MAIS ESPIRITUALIZADO, A MAIORIA FAZIA PARTE DO QUADRO DE OBREIROS DA LOJA 8 DE DEZEMBRO, RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO.

7 O IRMÃO FREDERICO JUSTINO DE GODOY SEMPRE FALAVA DA SUA LOJA MÃE EM BELÉM DO PARÁ QUE O HAVIA INICIADO NO RITO ADONHIRAMITA, DEPOIS DE ALGUMAS REUNIÕES INFORMAIS CONVENCEU À UM GRUPO DE IRMÃOS QUE SE INTERESSAVAM, À PARTIR PARA A INSTALAÇÃO DE UMA LOJA COM ESSE RITO, INÉDITO, NA REGIÃO DE GUARULHOS .

8 NESSAS REUNIÕES, À PARTIR DO MOMENTO QUE ACEITARAM A
EMPREITADA, PASSOU SE A PENSAR E A FILOSOFAR SOBRE QUAL NOME SE DARIA À LOJA.

9 “ CAVALEIROS DA LUZ “ VEIO DE FORMA CONSENSUAL, E DAÍ PASSOU – SE A DAR UMA “IMAGEM ” AO “NOME”

10 QUE NOS REMETE AOS ANTIGOS CAVALEIROS DO TEMPLO,
CAVALEIROS É UM NOME QUE NOS REMETE AOS ANTIGOS CAVALEIROS DO TEMPLO, CHAMADOS DE TEMPLÁRIOS,   QUE  DURANTE AS CRUZADAS   FORAM À TERRA SANTA , LUTAR PELA  SEGURANÇA DOS PEREGRINOS E  LIBERTAÇÃO DE JERUSALÉM “ DAQUELES NÃO-CRISTÃOS ”,  

11   CAVALEIROS QUE FORAM PARA LÁ MOVIDOS NÃO POR UMA INCITAÇÃO BELICOSA DISFARÇADA DE FÉ; MAS QUE LÁ CHEGANDO E VENCENDO O QUE ACHAVAM SER O MAL,

12 FORAM DESCOBRINDO A LUZ DA SABEDORIA E DA CULTURA FILOSÓFICA QUE ESTAVA À ESPERADOS HOMENS, SENDO ENTÃO,  ”CAPTADORES DA LUZ”.

13 ASSIM AO CRIAR O SÍMBOLO, LEVOU-SE EM CONTA QUE SE DEVERIA REPRESENTAR GRAFICAMENTE ESTES VALORES, E PRINCIPALMENTE ESSES OBJETIVOS (BUSCA DA LUZ, CONHECIMENTO, FILOSOFIA, ESPIRITUALISMO E EXOTERISMO).

14 VEJAMOS ENTÃO O ESTANDARTE DA LOJA ....

15

16 NO ESTANDARTE TEMOS AS CORES AZUL E BRANCO NO FUNDO QUE AO MESMO TEMPO QUE CRIAM UM HORIZONTE, SÃO AS CORES DOS NOSSOS AVENTAIS.

17 O CÍRCULO É A FIGURA GEOMÉTRICA TRAÇADA PELO COMPASSO QUE É MAÇONICAMENTE O INSTRUMENTO BÁSICO PARA TRAÇAR AS CURVAS SOBRE A PEDRA.

18 ENCAIXADO DENTRO DO CÍRCULO TEMOS O TRIÂNGULO EQUILÁTERO (DO OLHO QUE TUDO VÊ E QUE ESTÁ NO CENTRO DO ORIENTE ATRÁS DO VENERÁVEL) COM A COR DE FUNDO AZUL.

19 ESTE TRIÂNGULO PERFEITAMENTE CENTRADO DIVIDE VISUALMENTE EM TRÊS PARTES NOS SEUS VÉRTICES:

20 EMBAIXO TEMOS O PISO QUADRICULADO QUE É O MESMO DAS LOJAS REGULARES, REPRESENTANDO A BASE EQUILIBRADA ENTRE O BRANCO E O NEGRO UNIDOS.

21 À ESQUERDA TEMOS O CÉU ESTRELADO COM SETE ASTROS MAIS A LUA (QUE ESTÁ TAMBÉM À ESQUERDA DO TRIÂNGULO ATRÁS DO VENERÁVEL).

22 ESTE CÉU É O CÉU NOTURNO ESCURO, O MESMO DO SETENTRIÃO ONDE ESTÃO OS APRENDIZES QUE MAL RECEBERAM A LUZ.

23 À DIREITA TEMOS O SOL QUE ILUMINA DO ORIENTE PARA O OCIDENTE.

24 É PARA O SOL QUE O CAVALEIRO SE DIRIGE E GUARDANDO POSIÇÃO DE VIGIA, O PROTEGE.

25 NO CANTO HÁ UMA MONTANHA QUE É A REPRESENTAÇÃO DO MONTE SIÃO.

26 O MONTE SIÃO É UMA ELEVAÇÃO EM JERUSALÉM COM 765 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR. FICA NA PARTE SUDOESTE DA ANTIGA CIDADE. FOI NO NO MONTE SIÃO, ONDE SE SITUA O CENÁCULO QUE JESUS CELEBROU A ÚLTIMA PÁSCOA E INSTITUIU A CEIA DO SENHOR.

27 A LETRA “G” ESTÁ LÁ PARA CONFIRMAR A QUEM ESTE CAVALEIRO SEGUE, E LOGO ABAIXO O SÍMBOLO “BÁSICO” DA MAÇONARIA.

28

29 O EMBLEMA DA LOJA

30 E OS DADOS BÁSICOS DA LOJA: NOME E NÚMERO
NO EMBLEMA TEMOS UM CÍRCULO AO REDOR FORMANDO UM ANEL DOURADO (COR DA PERFEIÇÃO) E OS DADOS BÁSICOS DA LOJA: NOME E NÚMERO

31 TRIÂNGULO RADIANTE – ENERGIA RADIANTE QUE SE ELEVA À DEUS / REPORTA-NOS AO NÚMERO 3.
CARNEIRO – PUREZA CRUZ – SÍMBOLO UNIVERSAL DA FÉ LIVRO DA LEI – SABEDORIA SETE SELOS – SETE VIRTUDES FÉ , ESPERANÇA, CARIDADE (VIRTUDES TEOLOGAIS) TEMPERANÇA , PRUDÊNCIA, JUSTIÇA, E CORAGEM (VIRTUDES CARDINAIS)

32 GOSTARIA DE AGRADECER AO IRMÃO ALBERTO LINARES (DIOGO DE FEIJÓ) PELAS INFORMAÇÕES DADAS SEM AS QUAIS SERIA IMPOSSÍVEL A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO, ASSIM COMO AS ORIENTAÇÕES DADAS PELOS IRMÃOS NIVALDO CABRERA (PRUDENTE DE MORAES) E HÉLIO SESSO(BENJAMIN CONSTANT). ORIENTE DE GUARULHOS 11 DE NOVEMBRO DE 2009 BARÃO DE ITAMARACÁ


Carregar ppt "A . ˙ . R . ˙ . L . ˙ . S . ˙ . CAVALEIROS DA LUZ DE GUARULHOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google