A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves

2 LEI § 1.º do art. 2.º do Ato Institucional n.º 5, de 13 de dezembro de 1968 DECRETO-LEI n.º 406, de 31 de dezembro de 1968

3 FATO GERADOR Saída de mercadorias em estabelecimentos comerciais, industriais ou produtor; Entrada de mercadorias em estabelecimentos comerciais, industriais ou produtor; Entrada de mercadorias vindas do Exterior; fornecimento de alimentação, bebidas e outras mercadorias em restaurantes, bares, cafés e estabelecimentos similares.

4 BASE DE CÁLCULO Valor da operação de que decorrer a saída da mercadoria; Preço corrente da mercadoria, ou sua similar, no mercado atacadista; Se o remetente for industrial, o preço FOB estabelecimento industrial; Se o remetente for comerciante, o preço FOB estabelecimento comercial.

5 SUJEITO ATIVO Estado. Contribuinte é qualquer pessoa, física ou jurídica, que realize, com habitualidade ou em volume que caracterize intuito comercial, operações de circulação de mercadoria ou prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação.

6 COMPETÊNCIA TRIBUTARIA A constituição atribuiu a União a lei do ICMS Lei Complementar 87/1996, a chamada Lei Kandir É aprovada por Decreto do Governador

7 O CRÉDITO TRIBUTARIO DO ICMS O ICMS não é acumulativo O crédito do ICMS advém do direito de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos e mercadorias e serviços.

8 LANÇAMENTO O lançamento é feito por homologação Nos casos de lançamento por homologação, a lei exige o pagamento independentemente de qualquer ato prévio do sujeito ativo.

9

10


Carregar ppt "Faculdade Morumbi Sul Alexandra Lisboa Neriane Bianchi Samanta Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google