A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I"— Transcrição da apresentação:

1 CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I
Márcia I. Kovalski

2 Princípios Fundamentais da Contabilidade
Princípios: são preceitos fundamentais em que se baseiam a doutrina e a técnica contábil.

3 Princípios Fundamentais da Contabilidade
Princípio da Entidade Reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, onde não se pode confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio de seus proprietários; Princípio da Continuidade A continuidade ou não da entidade, bem como sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas.

4 Princípios Fundamentais da Contabilidade
Princípio da Oportunidade Refere-se simultaneamente à tempestividade e à integridade do registro das mutações patrimoniais ( deve ser feito no tempo certo e com a extensão correta); Princípio do registro pelo Valor Original Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelo valor original das transações, expressos em valor presente na moeda do país.

5 Princípios Fundamentais da Contabilidade
Princípio da Atualização Monetária Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores, não representa nova avaliação, mas tão somente o ajuste dos valores originais; Princípio da Competência As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independente de recebimento ou pagamento.

6 Princípios Fundamentais da Contabilidade
Princípio da Prudência Determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor para os componentes do passivo, ou seja, o Princípio da Competência impõe a escolha da hipótese de que resulte o menor patrimônio líquido.

7 Plano de Contas É o conjunto de contas, diretrizes, normas, que disciplina tarefas do setor de contabilidade, objetivando a uniformização dos registros contábeis;

8 Plano de Contas Ferramenta indispensável no desenvolvimento do processo contábil, cada empresa deve elaborar o seu plano de acordo com as particularidades e observando os princípios fundamentais da Contabilidade, as disciplinas contidas na Lei /76, a legislação específica do ramo de atividade exercida pela empresa, bem como as Normas Brasileiras de Contabilidade aprovadas pelo CFC.

9 Plano de Contas De acordo com a Lei 6.404/76, dividem-se em dois grupos: Contas Patrimoniais Contas de Resultado

10 Plano de Contas Contas Patrimoniais Contas de Resultado
São utilizadas para o registro de elementos representativos de bens, direitos e obrigações, como também aqueles que compõem o Patrimônio Líquido Contas de Resultado Também conhecidas por contas do exercício, destinam-se ao registro das despesas e receitas. Abertas na escrituração contábil, no início do exercício social e encerradas no final dele, não fazem parte do Balanço Patrimonial.

11 Plano de Contas Composição do Plano de Contas
Em cada empresa, pode conter um número maior ou menor de informações, em decorrência dos interesses da própria empresa, da legislação específica; O Plano de Contas deve conter: Manual de Contas Modelo de Demonstrações Contábeis padronizadas Elenco de Contas

12 Plano de Contas O elenco de contas é estruturado com 9 dígitos, o 6° dígito é reservado para indicar o número do estabelecimento integrante do conjunto. Tratando-se de empresas com estabelecimento único, esse dígito poderá ser suprimido, ficando as contas destinadas a receber lançamento a débito e a crédito com 8 dígitos


Carregar ppt "CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google