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Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?

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Apresentação em tema: "Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?"— Transcrição da apresentação:

1 Porque é que somos parecidos com os indivíduos da nossa espécie?
Como é que se determina o sexo de um indivíduo? Como é que as características são transmitidas ao longo das gerações? Porque razão podem ocorrer mutações? Porque é que somos parecidos com os nossos pais? Porque é que determinadas doenças são hereditárias?

2 PATRIMÓNIO GENÉTICO A herança genética é responsável pela expressão de determinadas características. (PARTE I)

3 Todos os seres vivos apresentam características que permitem torná-los semelhantes com os da sua espécie e distingui-los dos outros seres vivos Caracteres hereditários específicos: conjunto de caracteres de todos os seres vivos de uma determinada espécie. Caracteres hereditários individuais: descrevem cada indivíduo e permitem dizer que é único.

4 Hereditariedade Gregor Mendel (1822-1884) Monge e botânico austríaco
Pioneiro no estudo da genética

5 Hereditariedade Gregor Mendel (1822-1884)
3 4 5 Ervilheira-de-cheiro Pisum sativum

6 Hereditariedade Pisum sativum (Ervilheiras de cheiro)

7 Hereditariedade Pisum sativum (Ervilheiras de cheiro) Características:
Caracteres bem diferenciados e constantes. Fáceis de cultivar e rápido crescimento. Flores possuem estames (órgãos sexuais masculinos) e carpelos (órgãos sexuais femininos) permitindo autopolinização. Estrutura que não permite a entrada de pólen estranho permitindo polinização controlada, podendo efectuar-se polinizações cruzadas.

8 Hereditariedade Mecanismos de transmissão hereditária de um par de alelos

9 Actividade 1, página 103 do manual

10 Hereditariedade Pisum sativum (Ervilheiras de cheiro)
- Polinização cruzada artificial Linhas puras

11 Hereditariedade Mecanismos de transmissão hereditária de um par de alelos - MONOHIBRIDISMO P X Progenitores 1ªgeração-F1

12 Hereditariedade Dominante Recessivo Relação 3:1

13 Actividade 2, página 105 do manual

14 Hereditariedade

15 Hereditariedade Para todas as características estudadas, Mendel verificou que: Existe uma uniformidade nos híbridos da primeira geração, manifestando-se apenas o carácter de um dos progenitores; Na geração F2, ambas as variantes surgem na descendência numa proporção de 3 para 1.

16 Hereditariedade Mecanismos de transmissão hereditária de um par de alelos Conclusões: Para cada carácter existem duas características distintas Dois factores para cada carácter Os factores têm uma relação de dominância/recessividade Separação dos factores na formação dos gâmetas – pureza dos gâmetas Princípio da segregação factorial (1ª lei de Mendel)

17 Hereditariedade Pp Pp

18 Princípio da segregação factorial (1ª lei de Mendel)
Os factores responsáveis por uma dada característica existem aos pares e segregam-se aleatoriamente para os gâmetas, de modo que metade dos gâmetas possui apenas um dos factores e os restantes gâmetas possuem o outro factor.

19 Hereditariedade PP P p pp Pp P p P PP Pp p Pp pp

20 (Factores Hereditários)
Hereditariedade A B C (Factores Hereditários) Mendel (Genes alelos) Actualidade

21 O conjunto de todo os genes de um indivíduo chamamos GENOMA
Ao conjunto de alelos responsáveis por determinada carácter designamos por GENÓTIPO À característica detetável que resulta da expressão do genótipo denominamos por FENÓTIPO O conjunto de todo os genes de um indivíduo chamamos GENOMA

22 Quando os indivíduos possuem alelos iguais nos locus correspondentes dos cromossomas homólogos dizem-se HOMOZIGÓTICOS Ex. Forma da vagem: Lisa: LL; Rugosa: ll Quando os indivíduos apresentam dois alelos diferentes para o mesmo carácter consideram-se HETEROZIGÓTICOS Ex. Forma da vagem Lisa: Ll

23 Exercício: Nos trabalhos sobre hereditariedade, Mendel utilizou, essencialmente, como material biológico, a ervilheira Pisum sativum. Analisa os dados da seguinte experiência relativos a uma característica das vagens dessa espécie. Identifica o gene recessivo e o gene dominante. 1.1. Justifica a tua escolha. Indica o genótipo de cada um dos progenitores. Explica, através de um xadrez mendeliano, os fenótipos obtidos em F2. Não te esqueças da legenda. Se Mendel cruzasse as vagens rugosas obtidas em F2 com vagens lisas heterozigóticas obteria a geração F3. Elabora um xadrez mendeliano e determina o genótipo e o fenótipo das vagens obtidas.

24 Relação entre a segregação independente dos alelos e a meiose, aquando da formação dos gâmetas


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