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Básico. Introdução Linguagem para Modelagem em Realidade Virtual, independente de plataforma; Arquivos podem ser editados por qualquer editor de texto;

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1 Básico

2 Introdução Linguagem para Modelagem em Realidade Virtual, independente de plataforma; Arquivos podem ser editados por qualquer editor de texto; Necessita de plugin (Cortona) para visualização via browser.

3 O arquivo VRML Extensão:.wrl Cabeçalho obrigatório : #VRML V2.0 utf8 Comentário: # coments #VRML V2.0 utf8 # arquivo VRML

4 O arquivo VRML Estruturado em Nós #VRML V2.0 utf8 nomeDoNó { subnós }

5 Modelagem das Figuras Nó Shape: definição de um objeto #VRML V2.0 utf8 Shape{ geometry Box { size }

6 Modelagem das Figuras Nó geometry: definição da geometria do objeto Figuras primitivas

7 Tarefa #1 Modelar em arquivos diferentes: Caixa com base 2 altura 3 e profundidade 1 Cone com raio 4 e altura 2 Cilindro com raio 2 e altura 4 Esfera com raio 5

8 Modelagem das Figuras Nó appearance: definição da aparência dos objetos Material appearance Appearance{ material Material { diffuseColor emissiveColor shininess 2.0 transparency 0.0 }

9 Modelagem das Figuras appearance Appearance{ texture ImageTexture { url "metal.jpg" } textureTransform TextureTransform { scale } Nó appearance: definição da aparência dos objetos Textura

10 Tarefa #2 No mesmo arquivo: Aplicar a uma esfera (raio 2) cor e transparência 0.5: Aplicar a um cilindro (raio 1 altura 6) textura com escala 10x10

11 Transformando figuras Transform { translation rotation scale children [ Shape { } ] } Nó Trasnform: trasnformações geométricas

12 Transformando figuras Translação translation eixos:X Y Z

13 Transformando figuras Rotação rotation ,785 ângulo eixos:X Y Z Ângulo em Radianos = (Graus * )/180

14 Transformando figuras Escala scale eixos:X Y Z

15 Transform { translation rotation scale Shape { geometry { } appearance { material{} / texture {} } }

16 Definição de Nós DEF : definição de um Nó USE : utilização do Nó definido DEF cubo Shape{ geometry Box { size } Transform { translation children [ USEcubo ] }

17 Tarefa #3 Definir 4 instancias de um cilindro para formar as pernas de um cadeira (DEF/USE, translation ) Definir um box para formar a base da cadeira (translation) Definir um box para formar o encosto da cadeira (translation, rotation)


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