A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Implementação de algoritmos para a avaliação da coerência dos dados em Cartografia Digital Nome do Bolsista: Eduardo Chiarani Tipo de Bolsa/Agência de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Implementação de algoritmos para a avaliação da coerência dos dados em Cartografia Digital Nome do Bolsista: Eduardo Chiarani Tipo de Bolsa/Agência de."— Transcrição da apresentação:

1 Implementação de algoritmos para a avaliação da coerência dos dados em Cartografia Digital Nome do Bolsista: Eduardo Chiarani Tipo de Bolsa/Agência de Fomento: Iniciação Tecnológica (PIBIQ/CNPq) Orientador: Professor Henrique Firkowski / Departamento de Geomática Metodologia Resultados Conclusão Referências Introdução Devido a necessidade de representar a superfície terrestre, unido ao advento da tecnologia computacional, o meio cartográfico vem sendo aperfeiçoado a décadas. A produção de mapas digitais, assim como de ferramentas para manuseio destes, são crescentes. O projeto de Iniciação Tecnológica voltou- se para o estudo e desenvolvimento de algoritmos para análise e geração de dados cartográficos em estruturas vetoriais para a representação da superfície terrestre, através dos seus valores de altitude ou profundidade (A/P). Ao longo do projeto foram desenvolvidos algoritmos no ambiente Borland C++ Builder 6.0, utilizando a linguagem de programação C++, e dados vetoriais digitalizados, estruturados com valores de coordenadas UTM (Este, Norte e respectiva altitude ou profundidade) e coordenadas de tela (x, y). Utilizou-se, como base para a aplicação dos novos algoritmos e operações com os dados, o programa Digit_imagem, desenvolvido pelo Professor Henrique Firkowski. As operações que envolvem a vizinhança de pontos armazenados em listas sequenciais, por exemplo, a interpolação de um valor de A/P, implica necessariamente na realização de busca em todos os elementos da lista. Visualizou-se que a divisão dos dados em células, adotada na associação dos pontos digitalizados a elementos de grade, mostra-se eficiente, reduzindo o perímetro de busca. Isso se explica com o fato de, na estrutura da grade gerada, Figura 1 – Fluxograma de interpolação da A/P em tempo real. Os algoritmos desenvolvidos tornaram visível uma parte da programação necessária para realizar análises sobre dados. Além disso, percebeu-se a importância da pesquisa em avaliação de algoritmos computacionais voltados aos usos e processos realizados em dados cartográficos digitais utilizando estruturas de dados vetoriais. armazenar-se apenas os índices dos pontos que pertencem a cada elemento de grade. Assim, as buscas de vizinhança ficam restritas a uma vizinhança de elementos de grade e não a grade como um todo. Com isso, interpolou- se o valor de profundidade, em tempo real, da posição do mouse nos casos que este ocupa a região da imagem, pelo método de interpolação do Inverso do Quadrado da Distância. CLARKE, K. C. Analytical and Computer Cartography. Terrain Analysis. Prentice-Hall, Inc. Englewood Clifs – New Jersey. 1990. CROMLEY, ROBERT G. Digital Cartography. Basic Analytic Geometry. Editora Prentice- Hall do Brasil, Ltda. Rio de Janeiro, RJ. 1992. MASRY, S., REELER, E. An overview of Digital Mapping. Department of Surveying. Engeneering. The University of Calgary. Calgary, AB. Province of New Brunswick. 1987.

2 Devido a necessidade de representar o meio em que vivemos unido ao advento da tecnologia computacional, o meio cartográfico vem sendo aperfeiçoado a décadas. A produção de mapas digitais, assim como de ferramentas para manuseio destes, são crescentes. Assim, o projeto voltou-se para o estudo e desenvolvimento de algoritmos para análise e geração de dados cartográficos digitais adequados a estruturas vetoriais para a representação da altitude ou profundidade (A/P) da superfície terrestre. Método (Arial, 14pt) Introdução (Arial, 14pt) Durante o projeto foram desenvolvidos algoritmos no ambiente Borland C++ Builder 6.0, utilizando a linguagem de programação C++, e dados vetoriais digitalizados, estruturados com valores de coordenadas UTM (Este, Norte e respectiva altitude ou profundidade) e coordenadas de tela (x, y). O programa utilizado como base para a aplicação dos novos algoritmos e operações com os dados foi o software Digit_imagem, produzido no laboratório de cartografia pelo Professor Henrique Firkowski.

3 Resultados/Discussão (Arial, 14pt) As operações que envolvem a vizinhança de pontos armazenados em listas sequenciais, por exemplo, a interpolação de um valor de altitude ou profundidade, implica necessariamente na realização de busca em todos os elementos da lista. Visualizou-se que a divisão dos dados em células, adotada na associação dos pontos digitalizados a elementos de grade, mostra-se eficiente, reduzindo o tempo de busca. Isso se explica com o fato de, na estrutura da grade gerada, armazenar- se apenas os índices dos pontos que pertencem a cada elemento de grade. Assim, as buscas de vizinhança ficam restritas a uma vizinhança de elementos de grade e não a grade como um todo. Com isso, interpolou-se o valor de profundidade, em tempo real, da posição do mouse nos casos em que este ocupa a região da imagem, pelo método Inverso do Quadrado da Distância, com a precisão desejada. Figura 7 – Fluxograma de interpolação da A/P em tempo real.

4 Os algoritmos desenvolvidos tornaram visível parte da programação desenvolvida em análises sobre mapas, e a importância da pesquisa e avaliação de algoritmos computacionais para processos em arquivos de mapas digitais utilizando a estrutura de dados vetoriais. CLARKE, K. C. Analytical and Computer Cartography. Terrain Analysis. Prentice- Hall, Inc. Englewood Clifs – New Jersey. 1990. CROMLEY, ROBERT G. Digital Cartography. Basic Analytic Geometry. Editora Prentice-Hall do Brasil, Ltda. Rio de Janeiro, RJ. 1992. MASRY, S., REELER, E. An overview of Digital Mapping. Department of Surveying. Engeneering. Department of Surveying Engeneering. The University of Calgary. Calgary, AB. Province of New Brunswick. 1987.


Carregar ppt "Implementação de algoritmos para a avaliação da coerência dos dados em Cartografia Digital Nome do Bolsista: Eduardo Chiarani Tipo de Bolsa/Agência de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google